Brasileiros no calcio

Adaílton, um ídolo lado B em duas divisões

Lembram-se de um Adaílton daquele Juventude de 1995/96? Não?! Pois é, eu também não. Mas foi esse o início da carreira do atacante Adaílton Bolzan Martins, gaúcho da cidade de Santiago.

Adaílton, nascido em 1977, começou no sul mesmo, jogando pelo citado Juventude em 1995, e, depois de duas temporadas, despertou o interesse do Guarani – SP, para onde foi transferido em 1997. Entretanto, sua passagem pelo time campineiro foi breve, uma vez que nesse mesmo ano ele disputou o mundial sub-20 pela seleção brasileira, sendo o artilheiro da competição com 10 gols – segunda maior marca da competição, ficando atrás somente de Javier Saviola, que marcou 11 tentos na edição de 2001 do evento. Assim sendo, chamou a atenção do Parma, que não demorou e levou esse jovem talento para a Itália com apenas 20 anos.

Logo em sua primeira temporada o atacante teve uma participação razoável, jogando 13 partidas e balançando a rede duas vezes. Porém, as dificuldades de um jovem habilidoso sem força física eram evidentes em um campeonato de tanto vigor como o italiano. Além disso, o Parma dessa época tinha nomes como Crespo, Chiesa e Asprilla no ataque. Juntando esses fatores, Adaílton foi cedido por empréstimo ao Paris Saint-Germain, onde também fez 2 gols, mas dessa vez em pouco menos de 20 partidas.

Após a breve passagem pela França, nosso jogador em questão voltou para a Itália, e dessa vez decidido a deixar sua presença no futebol da bota. Foi para o Hellas Verona, onde jogaria nada mais nada menos do que 7 temporadas, de 99 até 2006, somando 50 gols em 163 partidas com a camisa gialloblù, uma marca mais que suficiente para que Adaílton seja sempre lembrado pelos torcedores do Verona. Não somente pelos números, mas também pelo caráter, Adaílton continuou com o clube, mesmo quando esse caiu para a Serie B, numa campanha que não pôde contar com seu principal atacante. O gaúcho jogou apenas 3 jogos na temporada devido a lesões.

Desde então, ele não mais jogou pela Serie A italiana: foi transferido para o Genoa em 2006 e teve papel importante na temporada 06/07, que levaria o time de volta à divisão de elite, porém, antes de disputar um jogo sequer na série máxima, o atacante foi negociado, voltando para a Serie B, desta vez para o Bologna. Já bem familiarizado com a segunda divisão italiana, ele não demorou a se adaptar na sua nova equipe e já contabiliza 7 gols em 22 partidas.

Hoje, resta aguardar para concluir se Adaílton continuará a brilhar apenas como uma das figuras míticas da Serie B, ou se terá sua chance na Serie A. Ou, quem sabe, se algum dia voltará a dar suas caras pelo futebol brasileiro, onde, mesmo tendo feito suas melhores temporadas numa divisão de menor prestígio, teria espaço facilmente, inclusive em muitas equipes de ponta.

Adaílton Bolzan Martins
Posição: Atacante
Clube atual: Bologna
Idade: 31 anos
Altura: 1,75m
Peso: 70kg
Data de nascimento: 24/01/1977
Local de nascimento: Santiago-RS

2 comentários

Deixe um comentário