Outros torneios

Lega Pro: vida abaixo da Serie B

A bola que entra em campo pela Lega Pro: essa aqui, talvez você jamais consiga ver ao vivo…
A partir de hoje, os admiradores do calcio também vão saber do que acontece nos campeonatos da Lega Pro, a nova denominação da Lega Professionisti Serie C, que organiza os torneios de 1ª Divisione e 2ª Divisione (em substituição às antigas séries C1 e C2, Terceira e Quarta Divisão, respectivamente) além da Coppa Italia Lega Pro. Tratam-se de categorias que não se destacam pelo nível técnico de seus jogos, mas que abrigam velhos vencedores do scudetto, como o Hellas Verona (atualmente na 1ª Divisione) e a Pro Vercelli (2ª Divisione) e, historicamente, contam com grande presença de equipes de pequenas cidades italianas, nas quais o futebol é um elemento de auto-afirmação de seus habitantes.

A maioria dos clubes participantes dos campeonatos da Lega Pro passam por grandes dificuldades financeiras e, até por isso, têm perspectivas limitadas, inclusive para a construção de um patrimônio de jogadores: muitos deles são formadas por meio de empréstimos, co-propriedades ou pela cessão de jogadores das equipes de base de clubes de divisões superiores.

Na 1ª Divisione, 36 times são divididos em dois grupos (gironi) de 18 equipes, cada. Já na 2ª Divisione, são três grupos de 18 equipes, totalizando 54 clubes, sempre se enfrentando em turno e returno. Os líderes de cada grupo são promovidos diretamente. Do segundo ao quinto colocados jogam-se os play-offs de acesso, dos quais sai mais um ascensor por grupo. Na parte de baixo, entre o 14º e 17º jogam-se os play-outs, em que duas equipes por grupo se salvam da queda para a Serie D, a quinta divisão na pirâmide do futebol italiano. O lanterna de cada grupo cai diretamente. No próximo domingo, dia 11 de novembro, será disputada a 11ª rodada.

Lega Pro: 11ª rodada1ª Divisione – Grupo A: a Cremonese lidera. Novara, Arezzo, Varese e Lumezzane estariam classificados para os play-offs. O Figline entrou na zona play-out após perder para o Sorrento, e faz companhia a Viareggio, Pro Patria e Como. A Paganese é a lanterna.

1ª Divisione – Grupo B: no saldo de gols, o Hellas Verona lidera. Pescara, Ternana (que venceu a segunda seguida), Portosummaga (que perdeu a segunda seguida) e Rimini jogariam os play-offs, hoje. A Spal venceu o Pescina, fora de casa, e empurrou o time do Abruzzo para a zona play-out, junto com Real Marcianise, Andria e Potenza. O Foggia é o último colocado.

2ª Divisione – Grupo A: o Rodengo Saiano está empatado em pontos com o Pavia, mas lidera no saldo de gols. Junto ao Pavia, na zona play-off, estão: Alghero, Carpenedolo e Mezzocorona. Na zona play-out, a Canavese sai e o Olbia entra. Junto dele, estão: Villacidrese, Valenzana e Pro Belvedere. A Pro Sesto, com a pior campanha de todo o futebol profissional italiano, é lanterna.

2ª Divisione – Grupo B: a Lucchese empatou em casa, mais ainda lidera. San Marino (que venceu a terceira seguida), Prato, Sangiovannese e Itala San Marco estão nas zona play-off. Colligiana, Nocerina, Sangiustese e Poggibonsi seguem na zona play-out. A Pro Vasto é a última.

2ª Divisione – Grupo C: Com uma boa vitória fora de casa (2 a 0 contra o Manfredonia) o Gela lidera. Catanzaro, Cisco Roma, Juve Stabia e Cassino seguem na zona play-off. Noicattaro, Vico Equense, Igea Virtus e Isola Liri integram a zona play-out, enquanto a Vibonese segura a lanterna do grupo.

Os troféus em disputa na Lega Pro: mais uma imagem rara ao público brasileiro
Coppa Italia Lega ProA Coppa Italia Lega Pro é uma competição baseada na Coppa Italia principal, com presença de equipes da 1ª e 2ª Divisione e algumas convidadas da Serie D (liga nacional de amadores). A competição não vale em nada para o acesso, mas premia seu vencedor com uma boa quantia em dinheiro. Atualmente, está em seu terceiro turno eliminatório, que apontará os semifinalistas.3º turno eliminatório: Estão definidos os quatro grupos que apontarão os semi-finalistas da competição. Os grupos são formados por três equipes, que se enfrentam em turno único. Apenas o primeiro colocado de cada triangular se classifica. Os grupos: Arezzo, Cosenza e Taranto (A); Benevento, Gubbio e Perugia (B); Pergocrema, Rimini e Varese (C); e Hellas Verona, Lumezzane e Potenza (D). A primeira rodada acontece no dia 11 de novembro, com os seguintes jogos: Arezzo x Cosenza, Perugia x Gubbio, Pergocrema x Rimini e Hellas Verona x Potenza.

ArrivederC!

1 comentário

Deixe um comentário