Outros torneios

Classificações curtas nos campeonatos da Lega Pro

No capricho: Ternana não perde o passo e conserva o primeiro lugar do seu grupo na Prima Divisione (Tutto Lega Pro)

Ainda que estejam visivelmente nivelados por baixo, os campeonatos da Lega Pro estão muito mais equilibrados que os da última temporada. Por enquanto, as únicas “fugas” acontecem nos grupos A da Prima e Seconda Divisione, onde, respectivamente, Ternana e Taranto travam uma disputa particular pela liderança, e o Casale tem três pontos de vantagem sobre dois concorrentes diretos.

Nos bastidores, as punições continuam em ritmo acelerado: somadas as sanções pelo escândalo Last Bet, já são 24 clubes punidos (14 na Prima e dez na Seconda Divisione) e 68 pontos descontados. Em âmbito societário, novidades nas casas de Piacenza, que tem uma nova propriedade; Como, que pode ser adquirido por um consórcio da própria cidade; e Savona, que caminha para um programa de acionariado popular – semelhante aos desenvolvidos recentemente em Mantova e La Spezia.

Atropelamento: Cremonese mostra futebol de categoria superior chega à ponta da tabela (cremonaonline.it)

Prima Divisione, após 12 rodadas

Grupo A

Separados por menos de uma vitória, Ternana e Taranto disputam ferozmente a liderança do grupo. A vantagem ainda é dos umbros, que têm sequências de bons resultados dentro e fora de casa. Nos play-offs, o Tritium segue surpreendendo, em companhia de um ótimo Lumezzane e do Sorrento, que não corresponde à condição de favorito. Pro Vercelli (outra formação badalada) e Pisa estão cada mais perto do grupo dos melhores. Como e Carpi estão em baixa, e o Avellino segue seu campeonato de “meia-tabela”. Na parte de baixo Foggia e Monza reagem, enquanto Spal e Pavia desabam para a faixa de play-outs, ao lado de Viareggio e do inerte Benevento. Na lanterna e sem pontuação, o Foligno desponta como provável rebaixado.

Promoção direta: Ternana (27 pontos)

Play-offs: Taranto (25), Tritium (21), Lumezzane (21) e Sorrento (20)

Play-outs: Benevento (10), Spal (10), Pavia (8) e Viareggio (5)

Rebaixamento direto: Foligno (0)

Penalizações: Taranto, Como, Foggia e Viareggio (-1); Sorrento, Reggiana e Spal (-2); Foligno (-4); e Benevento (-6)

Grupo B

A Cremonese mostra um futebol de Serie B e, com oito vitórias em 12 jogos, chega merecidamente à liderança do grupo. Empatado em pontos com a equipe de Cremona, o Lanciano abre os play-offs, seguido pelo (repescado e) surpreendente Sudtirol, a recém-promovida Carrarese e o ainda favorito Frosinone. Mesmo irregulares, Barletta e Siracusa ainda miram um lugar entre os classificados. Spezia e Portosummaga não conseguem decolar. Triestina e Piacenza, que davam sinais de recuperação, agora estão em queda-livre, junto com o ex-líder Pergocrema. Nos play-outs, a novidade é a chegada do Andria, que faz companhia a Latina, Prato e Bassano Virtus. Ainda último, o FeralpiSalò demonstra melhoras e pode deixar a incômoda posição já na próxima rodada.

Promoção direta: Cremonese (21 pontos)

Play-offs: Virtus Lanciano (21), Sudtirol (20), Carrarese (19) e Frosinone (19)

Play-outs: Latina (12), Andria (11), Prato (9) e Bassano Virtus (9)

Rebaixamento direto: FeralpiSalo’ (9)

Andria e Bassano Virtus têm um jogo a menos

Penalizações: Carrarese e Virtus Lanciano (-1); Siracusa (-3); Piacenza (-4); e Cremonese (-6)

Casale vence com regularidade e tenta escapar na liderança (casalecalcio.it)

Seconda Divisione, após 13 rodadas

Grupo A

O Casale se aproveitou dos passos em falso da concorrência para reassumir a liderança e “fugir” na tabela. O Treviso se mantém na área de promoção, com o Rimini, que abre os play-offs, em seus calcanhares. Os estreantes Cuneo e Santarcangelo fecham o grupo dos melhores, ao lado da Giacomense. Na zona de play-out, um choque de ex-favoritos: de um lado o Mantova em crise, e de outro o Alessandria em franca recuperação. Na faixa de rebaixamento direto, Valenzana e Lecco ensaiam reações, ao passo que a Pro Patria, dizimada por uma penalização severa, já vê de perto o futebol amador.

Promoção direta: Casale (29 pontos) e Treviso (26)

Play-offs: Rimini (26), Cuneo (23), Santarcangelo (19) e Giacomense (19)

Play-outs: Mantova (14) e Alessandria (13)

Rebaixamento direto: Valenzana (10), Lecco (8) e Pro Patria (4)

Penalizações: Montichiari (-1); Savona e Alessandria (-2); e Pro Patria (-13)

Grupo B

Perugia e Paganese se alternavam na liderança, ameaçados pelo Catanzaro. Mas foi o L’Aquila que, surpreendentemente, superou os três e assumiu a ponta, fazendo sonhar sua pequena cidade. A formação perugina segue na zona de acesso. Nos play-offs, destaque para o Vigor Lamezia, que continua fazendo um campeonato brilhante, bem além de suas possibilidades. O mesmo não se pode dizer do irregular Giulianova, que atravessa um novo período de baixa e já vê seu posto ameaçado pelo Chieti. Fano e Melfi se enfrentariam no play-out, e Ebolitana, Milazzo e Celano jogariam na próxima Serie D.

Promoção direta: L’Aquila (30 pontos) e Perugia (29)

Play-offs: Catanzaro (27), Paganese (26), Vigor Lamezia (25) e Giulianova (23)

Play-outs: Fano (12) e Melfi (12)

Rebaixamento direto: Ebolitana (12), Milazzo (12) e Celano (5)

Penalizações: Aversa Normanna e Ebolitana (-1); Isola Liri e Campobasso (-2); Mefi (-4); e Fano (-5)

Revanche: derrotada nos play-offs da última temporada Pro Vercelli elimina Pro Patria da Coppa Italia (fcprovercelli.it)

Coppa Italia Lega Pro

Para a próxima fase da Coppa Italia Lega Pro, estão classificados os seguintes times: Lumezzane, Lecco, Tritium, Pro Vercelli, Treviso, Carpi, Spal, Reggiana, Piacenza, Alessandria, Spezia, Cuneo, Pisa, Perugia, Ternana, Virtus Lanciano, Foggia, Benevento, Latina, Fondi, Andria, Paganese, Trapani e Catanzaro. O destaque foi a vitória da Pro Vercelli, que se vingou da Pro Patria devolvendo a eliminação nos play-offs da última temporada.

Na próxima etapa do torneio, os 24 sobreviventes serão divididos em 12 chaves de eliminação direta, com partidas apenas de ida. Em seguida, os novos vencedores formarão quatro grupos de três clubes cada, dos quais sairão quatro semifinalistas que lutarão pelo título.

Compartilhe!

Deixe um comentário