Liga Europa

Liga Europa: Complicou

Udinese perdeu por 2 a 0 na Holanda e classificação para as quartas da competição ficou mais difícil (Proshots)

O forte jogo em grupo do AZ Alkmaar foi suficiente para superar uma Udinese teoricamente mais preparada, mas muito confusa, na partida de ida das oitavas-de-final da Liga Europa. Jogando em casa, os holandeses controlaram o jogo e mostraram um meio de campo muito entrosado para levar perigo ao gol de Handanovic. Destaques para o sueco Rasmus Elm, que já mostra ótima visão de jogo com apenas 23 anos de idade, e para o americano Jozy Altidore, que fez grande partida, usando sua velocidade e força física para abrir espaço na defesa friulana.

A ideia de Guidolin era dar campo aos holandeses e partir no contra-ataque, como de costume. Porém, com Armero jogando em outra posição e Basta fora, por lesão, o plano do técnico bianconero foi por água abaixo. Ferronetti e Pasquale não conseguiam sair jogando com velocidade pelas alas do 3-5-1-1 e comprometeram todo o jogo do time, que sofreu muito durante todo o primeiro tempo. A equipe só não foi para o intervalo atrás no placar porque Handanovic esteve sempre muito atento e contou com uma zaga difícil de penetrar, permitindo apenas chutes de longa distância.

Na segunda etapa, a Udinese conseguiu se abrir um pouco mais e parou de ser pressionada. Quando o time italiano era melhor em campo, contudo, o AZ fez a equipe bianconera provar do próprio veneno: no contra-ataque, Maertens tabelou bonito com Altidore para abrir o placar, aos 17 minutos. Depois do gol, os comandados de Guidolin não voltaram a jogar bem e o técnico demorou para perceber que tinha que mudar o time. Apenas a dez minutos do fim ele tirou Pasquale e colocou Di Natale, devolvendo Armero à sua posição de origem e dando mais opções para o time.

Antes de terminar, ainda deu tempo para Altidore fazer mais uma boa jogada e tocar para Falnkenburg fazer 2 a 0 para os holandeses. Com a desvantagem no placar, a classificação para as quartas-de-final fica complicada para a Udinese, que ainda luta na Serie A para conseguir vaga na Liga dos Campeões e está em momento que o desgaste físico castiga o time. O jogo de volta é na sexta-feira que vem e a equipe precisará jogar bem melhor do que ontem, se quiser se manter viva na competição.

Veja os gols do jogo.

Deixe um comentário