Outros torneios

Serie B: segue a temporada de caçada ao Toro

Berrettoni, que fez o gol que manteve o Verona a dois pontos da liderança (LaPresse)

Em poucos momentos deste campeonato a liderança do Torino esteve tão ameaçada como agora. Se outrora o clube de Turim tinha meia-dúzia ou mais pontos de vantagem em relação a seus adversários e tinha o acesso como certeza, agora até o quarto colocado é uma ameaça. Antes de ir a campo nesta 38ª rodada, os turinenses perderam a liderança provisoriamente várias vezes, mas, após sua partida, voltaram à primeira colocação.

Não é falta de competência dos granata: na última sexta-feira, como explicamos anteriormente, o time teve tirados de si três pontos no tribunal, em função de um recurso da partida contra o Padova. Além disso, o clube tem uma partida a menos, o confronto direto contra o Sassuolo. Ainda assim, o time de Gian Piero Ventura segue fazendo do que dele se espera e, com uma vitória segura de 1 a 0 sobre o Livorno fora de casa (posse de bola de 56%), manteve a ponta, com 73 pontos.

As três equipes que perseguem o Toro na tábua de classificação também venceram, com maior destaque para o Pescara, que para chegar aos 71 pontos, venceu a terceira seguida. Mas não apenas venceu: aplicou um 6 a 0 sobre o Vicenza, em casa – foi o segundo 6 a 0 em menos de duas semanas. O melhor ataque da competição, que traz a volta da Zemanlandia dos anos 90, assinalou 14 gols nos últimos três jogos, que totalizam 80 gols em 37 jogos (o segundo melhor ataque, a Reggina, tem 58 gols em 38 jogos). Caso suba para a Serie A e jovens como Immobile e Insigne não permaneçam no time, a figura de Zeman – já sondado com um possível retorno à Roma e até com um cargo na Inter – seria um atrativo e tanto para a próxima temporada na elite.

O Sassuolo, que chegou aos 70 pontos, foi até o Vêneto para conseguir uma vitória no sufoco, mas por 2 a 0, sobre o decadente Padova, que não vence a quatro rodadas. O primeiro gol saiu apenas aos 17 do segundo tempo, após cobrança de escanteio, que resultou no desvio de Valeri. Dois jogadores do time da casa foram expulsos nos minutos seguintes (um deles, Trevisan, colocou a mão na bola em cima da linha, impedindo o gol do Sassuolo, e fazendo um pênalti, depois desperdiçado), piorando ainda mais a situação. Aos 49, veio o golpe de misericórdia neroverde, com Troianiello puxando um contra-ataque pela direita e encontrando as redes.

Já o Verona, que também alcança a marca de 70 pontos, sofreu, mas conseguiu um gol aos 37 do segundo tempo, com um chute forte do atacante Berrettoni, da direita da grande área. O goleiro Belardi aceitou e viu as chances de sua equipe alcançar a zona de play-offs diminuírem drasticamente após a falha. Agora, a quatro rodadas do fim, o time tem 54 pontos, sete a menos que a Sampdoria, primeira equipe dentro da zona.

Sampdoria esta que contou com outra excelente atuação do catarinense Éder. Após anotar os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Bari na última rodada, o brasileiro acertou um chutaço de perna esquerda no ângulo do gol defendido por Caglioni, do Modena. Ainda no fim do jogo, o ex-Criciúma protagonizou uma jogada espetacular, passando por três adversários e cruzando rasteiro para Pozzi, debaixo das traves, apenas empurrar para as redes. Contando com a derrota do Padova, a Samp entra na zona de play-offs pela primeira vez em 2012 – não estava em uma posição tão alta na tabela desde o início do campeonato. A equipe tem 61 pontos, um ponto a menos que o Varese, quinto colocado.

Jogando em casa contra a Nocerina, o Varese dominou as ações da partida, mas teve muitas dificuldades para transpor a dura defesa do adversário. Na base da insistência, o jovem atacante De Luca – mais um para ficar de olho, juntamente com a dupla já citada do Pescara – foi o dono de uma dopietta, para tranquilizar a torcida e evitar que a Samp ficasse com a quinta posição. No fim, um fato curioso: o ganês Barusso fez o gol da Nocerina aos 41 do segundo tempo, mas, instantes depois, chutou a bola no quarto árbitro e foi expulso.

A Nocerina teve a “sorte” de os três times que vêm logo atrás na tabela também perderem na rodada. O Gubbio caiu diante do Empoli fora de casa, por 2 a 1; o Vicenza foi a vítima do atropelamento do Pescara, como mencionado acima; e a lanterna AlbinoLeffe levou 2 a 0 do Brescia. Desta forma, a Nocerina (34 pontos) permanece na zona de play-out e enfrentaria, hoje, o Empoli (38) na disputa. Vicenza (34), Gubbio (31) e AlbinoLeffe (25), estariam rebaixados diretamente.

Deixe um comentário