Outros torneios

Serie B: Torino vai do purgatório ao céu em 48 horas

Brasileiro Neto Pereira (esq.) fez uma dopietta na goleada do embalado Varese (LaPresse)

Foi um final de semana de muitas emoções para o torcedor do Torino. Primeiro, na partida de sábado contra o vice-líder Pescara, a equipe foi derrotada e viu o adversário assumir a ponta. Porém, para o alívio dos granata, o Toro realizou um jogo adiado da 35ª rodada nesta terça-feira, contra o Sassuolo, e recuperou a ponta a duas rodadas do fim.

Se vencer seu próximo confronto, quando recebe o Modena em casa, o Torino (79 pontos) já garante seu acesso à Serie A, tão perseguido nas últimas três temporadas. Na realidade, os dois times que subirão direto à Serie A já poderão ser conhecidos na próxima rodada, caso o Pescara (77) derrote a Sampdoria, em Gênova. Sassuolo e Verona não podem vencer seus jogos para que o acesso seja garantido na próxima rodada. Neroverdi e gialloblù (ambos com 74) torcem por tropeços dos dois líderes para subir na tabela.

Em um lotado Adriatico, o torcedor do Pescara viu seu time avassalador desde o início da partida. Levou apenas 11 minutos para que o melhor ataque da Serie B furasse a melhor defesa: Marco Verratti fez lançamento do meio de campo, encontrando Lorenzo Insigne, que antecipou-se à zaga e ao goleiro e encontrou um gol vazio para abrir o placar. O segundo gol veio no fim do primeiro tempo, com um cruzamento de Damiano Zanon que encontrou a cabeçada do artilheiro do campeonato, Ciro Immobile, no canto esquerdo deFrancesco  Benussi. Foi o 27º gol do centravante, que pertence à Juventus.

Para amenizar o prejuízo do Torino, as duas equipes que ainda têm chances matemáticas de subir diretamente, o Sassuolo e o Verona, tropeçaram na rodada. Fora de casa, os neroverdi não saíram do 0 a 0 com o Livorno. Já o Verona, que poderia estar isolado na terceira posição, não conseguiu mais que um empate de 1 a 1 contra a lanterna e já rebaixada AlbinoLeffe, em Bérgamo, mesmo com maioria de seu torcedor no estádio. Os dois gols saíram no primeiro tempo e após o intervalo os presentes viram um massacre da equipe visitante, com 24 finalizações, muitas bolas alçadas na pequena área e até bola na trave.

Líder do returno com 41 pontos, a Sampdoria conseguiu a quarta vitória seguida, mesma seqüência que conseguiu o Varese. Os dois times fecham o grupo dos clubes que preenchem a zona de play-off, com o Varese em quinto, com 68 pontos, e a Samp em sexto, com 67. Os blucerchiati foram até Castellammare di Stabia, na província de Nápoles, e conseguiram uma virada sobre a Juve Stabia. O time local abriu o placar com 25 segundos de jogo, quando Antonio Zito aproveitou bola mal afastada pela defesa na pequena área. Já aos 5 do segundo tempo, Gianni Munari cabeceou para o gol o rebote de uma cobrança de falta de Pasquale Foggia, que acertou o travessão. Mesmo com um a menos desde os 21 da segunda etapa, a Samp insistiu e conseguiu a virada aos 39, quando o jovem argentino Mauro Icardi estava na área para conferir o cruzamento rasteiro de Andrea Costa da esquerda e fechou a conta.

Um brasileiro foi o grande destaque da vitória do Varese, que fez 4 a 0 sobre o Ascoli. Neto Pereira, que jogou na Itália em toda sua carreira, anotou dois dos quatro gols dos biancorossi. Foram os dois primeiros gols de Neto nesta Serie B, em 26 partidas. Quem abriu o placar foi Fabrizio Cacciatore, cabeceando um cruzamento de Emanuel Rivas pela direita. Aos 44 do primeiro tempo, Neto recebeu passe rasteiro de Gianpietro Zecchin na área e bateu de primeira para o gol. A dopietta do brasileiro veio no início da segunda etapa, quando, após cobrança de escanteio, ele emendou cabeçada de Magnus Troest para o fundo do gol. A goleada se fechou aos 41, quando Pablo Granoche sofreu penalidade e ele mesmo cobrou, confirmando o Varese como um dos principais candidatos à terceira vaga de acesso. O técnico Rolando Maran tem feito milagres com um tme limitado e já é assediado por clubes pequenos e médios da Serie A.

O único time que ainda tem chances matemáticas de entrar na zona de play-off é o Padova, que interrompeu a sequência de cinco jogos sem vencer, ao bater o Gubbio por 3 a 0 em casa. O clube que era considerado um dos grandes favoritos ao acesso e que chegou a liderar a competição em várias rodadas, se encontra na sétima colocação, com 63 pontos, quatro a menos que a Sampdoria, primeiro time dentro da zona. O time de Pádua torce para que Samp ou Varese não vençam na próxima rodada, além de ter a obrigação de vencer seus dois compromissos restantes, contra Nocerina e Ascoli.

O jogo adiado

Pressão total para cima do Torino nesta terça-feira, no Comunale, em Turim. Ocupando a segunda colocação, o time de Gian Piero Ventura precisava de uma vitória para afastar o risco de sair da zona de acesso direto e ter que, pelo terceiro ano seguido, disputar o play-off. Uma derrota, por exemplo, poderia fazer o time cair para a terceira posição, ultrapassado pelo próprio Sassuolo.

Mas, sem muitos problemas, os granata venceram e se aproximaram muito da Serie A. Aos 31 do primeiro, após enorme pressão, o time abriu o placar com uma cabeçada de Danilo D’Ambrosio, após cobrança de escanteio. O segundo gol veio na etapa complementar, aos 6 minutos, com Migjen Basha batendo para o gol de dentro da área, após bola mal afastada pela defesa do Sassuolo em uma cobrança de falta.

O Sassuolo errou um pênalti aos 22, com Nicola Sansone batendo por cima do gol. Aos 35, Riccardo Meggiorini completou cruzamento rasteiro da ponta esquerda, com um chute no canto direito baixo do gol, fechando a conta em 3 a 0 para os turinenses. Ao mesmo tempo, o Pescara jogava com o Livorno, na partida interrompida pela morte de Piermario Morosini, e não conseguia reverter o 2 a 0 construído pelos amaranto no fatídico dia. Com isso, o Toro voltou à liderança.

1 comentário

  • O Torino já está na A.

    O Pescara vai decidir contra a Sampdoria – que precisa de mais uma vitória para confirmar os play-offs – e a Nocerina – que precisa se salvar.

    O Sassuolo também terá jogos difíceis.

    Cioe': eu ainda acredito no Vecchio HELLAS VERONA. Ghe le femo sicuro /=

Deixe um comentário