Outros torneios

Serie B: tudo preparado para a ‘final’

Toro celebra mais uma vitória e se prepara para uma ‘final’ (LaPresse)

Os seis primeiros colocados na tabela de classificação da Serie B venceram na 39ª rodada e, a três jogos da conclusão do torneio, as posições seguiram inalteradas. O líder Torino, que tem um jogo a menos, manteve dois pontos de vantagem para o vice-líder Pescara e três de Sassuolo e Verona. Na próxima rodada, acontece o confronto que poderá definir o campeão e, possivelmente, jogar o perdedor para a zona de play-off, quando o Pescara recebe o Torino.

Em Turim, os granata tiveram um grande trabalho para impor a quarta derrota dos últimos cinco jogos ao Padova, fazendo 3 a 1. O placar engana um pouco, pois os donos da casa viraram o primeiro tempo vencendo por apenas 1 a 0. Aos 8 minutos do segundo tempo, eles ampliaram, porém, com um gol irregular de Di Cesare. Na seqüência, o Padova pressionou, fazendo seu gol aos 13 e mandando duas bolas na trave nos minutos seguintes. Depois de muita pressão, Antenucci fechou a conta com um gol em jogada individual pela esquerda. Com o resultado, o Padova permanece fora da zona de play-off, com 60 pontos, e vê a Sampdoria abrir quatro pontos de frente. Uma enorme decepção para uma equipe que ficou a um passo de subir à elite no ano passado e montou um time para subir diretamente nesta temporada.

Já a Sampdoria venceu a terceira partida seguida, a quarta nos últimos cinco jogos, ao derrotar a Reggina no Marassi, por 3 a 1. A equipe é a última dentro da zona de play-off, depois de passar quase todo o campeonato com dificuldades para chegar até ali. O torcedor, que mais uma vez lotou o estádio (a Samp é líder em média de público da Serie Bwin, com uma das melhores médias de toda a Itália), viu uma tripletta do centravante Pozzi, que chega aos 16 gols. A equipe de Beppe Iachini jogou, novamente, com o trio de brasileiros Júnior Costa (chamado na Itália de Da Costa), Renan e Éder, que se firmaram no time. Da Costa barrou o goleiro Romero, titular da seleção argentina.

Para manter a vice-liderança e as grandes chances de garantir a vaga direta à Serie A, o super-ataque do Pescara atropelou o Grosseto fora de casa, por 4 a 2, sendo que chegou a fazer 4 a 0. O melhor ataque do campeonato consegue ser produtivo mesmo sem a presença de Ciro Immobile, atacante que pertence à Juventus, artilheiro da Serie Bwin com 26 gols. O jovem atacante Lorenzo Insigne, emprestado pelo Napoli, fez uma dopietta para descontar o prejuízo do Grosseto. Agora, a equipe se prepara para o jogo mais importante da temporada, quando o Torino, no sábado, viaja até o Abruzzo para uma potencial “final” do campeonato.

Jogando em casa, o Hellas Verona (que matematicamente não perde mais a vaga no play-off) dominou o Livorno, mas teve grandes dificuldades para furar a defesa do time amaranto. Dominando completamente a posse de bola e chutando a gol quase três vezes mais que o oponente, o time anfitrião ainda teve um pênalti a seu favor, aos 16 minutos do primeiro tempo. Porém, o goleiro Bardi (de propriedade da Inter e grande perspectiva) defendeu o chute de Berrettoni, autor do gol da vitória no jogo anterior. O único gol da partida veio apenas aos 34 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de falta do jovem francês Lepiller, emprestado pela Fiorentina ao clube veronês.

O Sassuolo derrotou o Crotone em casa, por 2 a 0, com dois os gols saindo no segundo tempo. A vitória não apenas o mantém na terceira colocação, com 73 pontos, mas também o coloca em uma boa situação para tentar ultrapassar o Torino. Os neroverdi enfrentam o clube de Turim na próxima terça-feira (15), em jogo adiado da 35ª rodada, quando aconteceu a tragédia de Morosini. Caso vença o Livorno fora de casa no sábado, chegará no confronto contra o Toro precisando apenas de uma vitória para passar à sua frente.

Fechando o grupo dos seis primeiros colocados, o Varese conseguiu uma sofrida virada fora de casa, para cima do Brescia, por 2 a 1. Os donos da casa, que ainda brigam por uma vaga no play-off, procuravam a segunda vitória seguida para chegar aos 59 pontos, começaram dando esperança a seu torcedor, quando, aos 11 minutos, o marroquino El Kaddouri abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, Zecchin empatou para os visitantes, após bola rebatida dentro da área. Aos 30 do segundo tempo, o Brescia teve um lance que causou muita reclamação, quando Piovaccari penetrou na área adversária em contra-ataque e foi derrubado, mas o árbitro nada marcou. No lance seguinte, um toque de mão do zagueiro Caldirola, emprestado pela Internazionale ao Brescia, originou o pênalti que deu o gol da vitória ao Varese, após cobrança de Terlizzi.

Desta forma, Varese (65) e Sampdoria (64) são os dois times no grupo dos seis primeiros que ainda não se garantiram matematicamente no play-off, podendo ainda ser ultrapassados por Padova (60) e Brescia (56).

Na luta contra o rebaixamento, já se conhece o primeiro rebaixado à Lega Pro Prima Divisione: a lanterna AlbinoLeffe, que perdeu fora de casa para a ascendente Nocerina, por 1 a 0, retorna à terceira divisão depois de nove anos. O clube, de apenas 14 anos de vida, deixa a Serie Bwin depois de lá chegar depois de apenas cinco temporadas de vida. Completando a zona dos que caem diretamente, estão o Gubbio, que empatou sem gols com a Juve Stabia, e o Vicenza, que ganhou por 2 a 1 do Modena, chegando aos 37. A Nocerina, com a vitória, chegou aos mesmos 37 pontos e é a primeira equipe na zona de play-out. O clube de Nocera enfrentaria, hoje, o Livorno, que permanceu nos 38 pontos após a derrota para o Verona.

Compartilhe!

1 Comentário

Deixe um comentário