Categorias de base

As revelações da Copa Viareggio 2017-18

Entre 12 e 28 de março foi realizada a 70ª edição da Copa Viareggio, uma das principais competições de base da Europa. O torneio sub-19 foi vencido pela Inter, que bateu a Fiorentina na final e igualou a viola com oito títulos – Juventus e Milan, com nove conquistas, ainda são os maiores campeões.

Além de Inter e Fiorentina, Juventus, Parma, Sassuolo e Genoa também fizeram boa figura na competição. Sampdoria e Milan, eliminados muito cedo, foram as decepções, ao passo que o Venezia, que caiu nas quartas de final, surpreendeu. Confira quais foram os grandes destaques do septuagenário certame, disputado no litoral da Toscana.

Gabriele Gori (atacante, Fiorentina)
Eleito por um júri técnico formado por jornalistas como Golden Boy do torneio, Gori é um atacante moderno, capaz de flutuar e fazer várias funções do meio para frente. Na última temporada, o canhoto de 1,87m, nascido em Florença e criado na base viola, marcou oito gols nas últimas cinco rodadas do Campeonato Primavera. Em 2017-18 já marcou 18, considerando todas as competições, e deixou quatro em Viareggio.

Marco Pissardo (goleiro, Inter)
A campeã Inter perdeu suas principais peças (Facundo Colidio, Jens Odgaard, Xian Emmers e Manuel Lombardoni) em grande parte da competição por causa de compromissos com as seleções de base e precisou se reinventar. O técnico Stefano Vecchi armou uma defesa que sofreu apenas dois gols em sete partidas e grande parte disso se deve a Pissardo, que já tinha experiência na Serie D pelo Varese. Em Viareggio, sua segurança lhe garantiu o título de melhor goleiro do torneio, superando até mesmo Federico Adorni (Parma), que defendeu quatro penalidades ao longo da competição.

Marco Sala (lateral esquerdo, Inter)
Com a ausência de Lombardoni, Sala (18 anos) assumiu a braçadeira de capitão da Inter a partir das quartas de final e liderou a equipe interista rumo ao título. Peça fundamental ao esquema nerazzurro na temporada, o lateral esquerdo se destacou em Viareggio pelo fôlego, já que se mostrou incansável no apoio e capaz de se desdobrar na defesa. Com tantas indefinições na lateral esquerda do time principal da Inter, poderia ser observado com carinho por Luciano Spalletti.

Abdou Diakhate (meia, Fiorentina)
O senegalês Diakhate foi descoberto por olheiros da Fiorentina num parque público e chegou ao clube em 2015. Hoje, com 19 anos, é o capitão da equipe Primavera e foi muito bem em sua quarta (!) participação em Viareggio, com cinco gols marcados e uma assistência em sete partidas. Com estilo similar ao de Yaya Touré, deve estrear profissionalmente em breve.

Sandro Kulenovic (atacante, Juventus)
Centroavante clássico, o croata era considerado um flop da equipe Primavera da Juventus: não havia anotado um gol sequer no campeonato italiano e na Uefa Youth Cup. O clima litorâneo da carnavalesca Viareggio fez bem a Kulenovic, que marcou seis gols em seis jogos e foi o artilheiro da competição.

Eddy Salcedo (atacante, Genoa)
Com apenas 16 anos, o menino-prodígio Salcedo é uma das maiores revelações dos últimos anos na Itália: se atuar em Viareggio com esta idade já é algo incomum, saiba que ele já atuou pelos profissionais do Genoa. Na competição, o ítalo-colombiano mostrou sua rapidez e habilidade pelo flanco direito e fez uma ótima dupla com Claudiu Micovschi – atacante canhoto que só jogou duas partidas porque teve de defender a seleção sub-19 da Romênia. Salcedo marcou três gols em cinco jogos (dois deles nas oitavas de final, contra o Spezia), mas não evitou a queda para a Inter, nas quartas.

Dany Mota Carvalho (atacante, Sassuolo)
A globalização fará a Serie A ter um centroavante nascido em Luxemburgo. Contratado pelo Sassuolo em janeiro, depois de alguns jogos como profissional na Virtus Entella, Mota Carvalho é um jogador voluntarioso, que sabe achar espaços e costuma ser implacável dentro da grande área. Na Copa Viareggio, o atacante de origem portuguesa conduziu o Sassuolo até as quartas de final com uma ótima média de gols: foram cinco em quatro jogos.

Este artigo foi enviado ontem para os assinantes da Calciopédia Pro. Clique aqui para conhecer o serviço.

Compartilhe!

Deixe um comentário