É jogão que você quer? A 21ª rodada te dá. A segunda jornada do returno da Serie A começa nessa sexta, com a partida entre Brescia e Milan, e terá dois dos confrontos de maior rivalidade no país.
No domingo, Roma e Lazio se engalfinham num duelo entre equipes que estão na zona de classificação para a Champions League. Na sequência, Napoli e Juventus, em situações bastante diferentes na tabela, encerram o fim de semana com outro clássico – marcado, principalmente, pelo retorno de Maurizio Sarri ao San Paolo. E isso tudo é a cereja do bolo, já que Inter e Cagliari abrem o dia com outro jogaço em potencial. Confira a prévia das principais partidas.
Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.
O jogão
Napoli x Juventus
Data e horário: domingo, 26/1, 16h45
Transmissão: DAZN e Bet365
Neste domingo, duas figuras que fizeram história pelo Napoli serão vaiadas a plenos pulmões pelo San Paolo inteirinho. Napolitano de coração e criação, Sarri sentirá o peso dos insultos do seu povo pela primeira vez. Logo ele, que conquistou 91 pontos pelos azzurri em 2017-18 e se tornou tanto o vice-campeão nacional de maior aproveitamento quanto o técnico partenopeo com a maior média de pontuação desde que as vitórias passaram a valer 3 pontos – o inveterado fumante somou 2,27/partida. Pela Juventus, ele subiu o sarrafo: até agora, tem a maior média da história da Serie A, com 2,55/jogo. Já o Napoli… sofre com Gattuso.
O outro ex-napolitano que será vaiado também teria lugar em Fuorigrotta atualmente. Higuaín, que alcançou o recorde de gols numa única Serie A pelo clube campano, em 2015-16, vive um momento bem superior ao dos atacantes azzurri: dentre eles, só Milik marcou mais de cinco gols neste campeonato. A última vez que, depois de 20 rodadas, apenas um atleta da equipe de Nápoles havia superado essa marca foi em 2000-01, temporada que terminou em rebaixamento. E olha que a Juventus ainda tem Ronaldo, que marcou gols nas sete últimas rodadas.
São muitos os obstáculos para os mandantes, que ainda contam com um retrospecto negativo contra a Juventus. Os azzurri só venceram a Velha Senhora em um dos oito últimos clássicos e somaram derrotas nos três mais recentes. O Napoli também não tem vencido em casa. Pelo contrário: perdeu quatro vezes seguidas no San Paolo e, desde a chegada de Gattuso, é o time que menos transforma as finalizações em gols. Apenas 4,3% delas estufaram as redes adversárias. O aproveitamento juventino (16,9%) é o melhor no mesmo período.
Prováveis escalações
Napoli: Ospina; Hysaj, Di Lorenzo, Manolas, Mário Rui; Ruiz, Demme, Zielinski; Callejón, Milik, Insigne.
Juventus: Szczesny; Cuadrado, De Ligt, Bonucci, Alex Sandro; Bentancur, Pjanic, Matuidi; Ramsey; Dybala, Ronaldo.
O outro jogão
Domingo, 26/1, 14h
Roma x Lazio
Roma e Lazio fazem a partida mais violenta do futebol europeu desde 2000. De lá para cá, o dérbi capitolino registrou 24 cartões vermelhos, mas quem esperou por esse ingrediente no clássico mais recente acabou se frustrando: assistiu a uma partida intensa, de ótimo futebol, e sem brigas. Dessa vez, como a Roma quer se consolidar na quarta colocação e a Lazio vem logo acima, nos calcanhares de Inter e Juventus, a expectativa é de que tenhamos um jogo mais nervoso e disputado.
Embora tenha sido eliminada da Coppa Italia, a Lazio vem em grande fase na Serie A. Pela primeira vez em sua história, o time celeste somou 11 triunfos consecutivos e, ainda por cima, conta com o líder de assistências e o artilheiro da competição – respectivamente, Luis Alberto, com 11 passes decisivos, e Immobile, com 23 gols. Os números de Ciro são tão impressionantes que, em apenas 19 partidas realizadas, ele alcançou uma quantidade de tentos que lhe fariam máximo goleador de 45% das edições já disputadas do Italiano.
Por sua vez, a Roma também vem de uma eliminação na copa. Apesar do bom posicionamento no Italiano, a equipe de Paulo Fonseca perdeu seus dois últimos duelos como mandante e busca recuperar terreno na competição, ao menos para manter a vantagem de três pontos sobre a Atalanta, quinta colocada. A grande esperança dos giallorossi é Pellegrini, que vem logo atrás de Luis Alberto em número de assistências, com sete.
Prováveis escalações
Roma: Pau López; Spinazzola, Mancini, Smalling, Kolarov; Cristante, Veretout; Ünder, Pellegrini, Kluivert; Dzeko.
Lazio: Strakosha; Patric, Acerbi, Radu; Lazzari, Milinkovic-Savic, Lucas Leiva, Luis Alberto, Lulic; Caicedo, Immobile.
Fique de olho
Domingo, 26/1, 8h30
Inter x Cagliari
Tanto Inter quanto Cagliari fizeram um primeiro turno acima das expectativas, mas iniciaram 2020 em baixa – os sardos haviam estagnado um pouco antes, no fim do ano passado. Em San Siro, os dois times visam a recuperação, mas a Beneamata é ampla favorita, até pelo que mostrou nos duelos anteriores contra os rossoblù: 2 a 0 no primeiro turno, na Sardenha, e 4 a 1 no Giuseppe Meazza, pela Coppa Italia. Maran, técnico dos visitantes, nunca venceu Conte em sua carreira.
A Inter costuma balançar as redes do Cagliari – só não o fez uma vez nos 35 últimos confrontos – e os casteddu são a vítima favorita de Martínez no futebol italiano: Lautaro já marcou três gols contra o adversário, inclusive o primeiro de sua trajetória interista. Por outro lado, Nainggolan (um dos grandes ex da jornada, ao lado de Barella) também gosta de incomodar os nerazzurri, contra os quais já fez cinco gols. A outra grande arma da equipe da Sardenha é João Pedro, que vem mantendo o nível de Pavoletti e até emana algumas das principais virtudes do colega, que está machucado. O brasileiro marcou três de seus 13 gols no campeonato graças a cabeçadas e lidera neste quesito.
Demais partidas
Sexta, 24/1, 16h45
Milan x Brescia
Sábado, 25/1, 11h
Spal x Bologna
Sábado, 25/1, 14h
Fiorentina x Genoa
Sábado, 25/1, 16h45
Torino x Atalanta
Domingo, 26/1, 11h
Parma x Udinese
Sampdoria x Sassuolo
Verona x Lecce