Liga dos Campeões

Um péssimo Napoli empatou com o Barcelona na ida das oitavas da Champions League

No primeiro duelo entre Napoli e Barcelona pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, os artilheiros apareceram, mas quem imaginava um placar cheio de gols no Estádio Diego Armando Maradona acabou tomando um balde de água fria: um morno 1 a 1 foi o resultado de uma partida muito mal jogada pelos dois times. Com isso, a decisão de qual das equipes avançará para a próxima fase fica bem aberta para o jogo de volta, na Catalunha.

A escalação do Napoli não teve grandes alterações, embora Francesco Calzona estreasse no comando do time. O treinador, que acumula o cargo de comandante da Eslováquia, foi anunciado ontem como substituto de Walter Mazzarri, numa situação inédita: jamais um campeão italiano trocou de técnico duas vezes na temporada posterior ao título. No fim das contas, ainda se adaptando à nova função, o ex-auxiliar de Maurizio Sarri e Luciano Spalletti no próprio clube apostou no tradicional 4-3-3 que levou os azzurri ao scudetto e em peças que já conhecia, como Osimhen, Politano, Di Lorenzo e Lobotka.

Já o Barcelona foi bem desfalcado ao estádio que leva o nome de um ídolo dos dois clubes – vale lembrar que Maradona se destacou com a camisa blaugrana antes de virar a maior lenda da história do Napoli. Marcos Alonso, Baldé, Gavi e Ferrán Torres foram as peças que não estavam à disposição de Xavi. João Félix, que era dúvida, começou o jogo no banco de reservas.

O primeiro tempo começou com os catalães tomando conta do ataque. Logo aos 8 minutos, Yamal, partindo da entrada da área, arriscou um chute colocado. Para alívio do torcedor napolitano, Meret espalmou à queima-roupa e fez a defesa. O Barça seguiu pressionando os azzurri, que não conseguiam sair com a bola do seu campo.

Apagado, Kvaratskhelia foi retrato de um Napoli pouco inspirado e terminou substituído no segundo tempo (Getty)

Aos 22, João Cancelo arrancou pelo lado esquerdo para entrar na grande área. Quase na linha de fundo, o português efetuou um cruzamento rasteiro para trás, encontrando Lewandowski. O polonês bateu de primeira, mas Meret novamente defendeu. Os culés não desistiriam: no lance seguinte, Gündogan disparou uma bomba da intermediária, obrigando o arqueiro a se esticar e mandar a bola para escanteio. Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, o Napoli teve mais êxito na manutenção da posse da pelota e arriscou chegadas ao ataque. Contudo, não conseguiu passar pela retaguarda adversária.

Na volta dos vestiários, a animação do primeiro tempo cessou por algum tempo: o Barcelona diminuiu o ritmo e o Napoli continuava tendo problemas de posse de bola. Porém, aos 60 minutos, o primeiro artilheiro da noite apareceu. Pedri deu um lindo passe para Lewandowski na entrada da área. O polonês cortou o marcador e bateu rasteiro para balançar as redes. O Barça quase ampliou o placar pouco tempo depois, quando Lewy aproveitou uma sobra na meia-lua para chutar de primeira. A bola foi no meio do gol, mas Meret quase se atrapalhou e, ao decidir de última hora não segurar a pelota, mas rebatê-la, por pouco evitou um frango.

Se Lewandowski apareceu de um lado, o artilheiro azzurro também deu as caras, ainda que o seu time jogasse muito mal – a falta de criatividade era tanta que até Kvaratskhelia foi sacado para dar lugar a Lindström. Aos 75 minutos, Anguissa passou para Osimhen na entrada da área. O nigeriano girou sobre Iñigo Martínez, que caiu no chão feito uma fruta podre, ficou cara a cara com Ter Stegen e não bobeou, finalizando no contrapé do goleiro. Depois do empate, o Napoli começou a se arriscar mais no ataque, mas sem mira e sucesso. Do outro lado, o Barcelona apertou a marcação na defesa e quase fez o segundo no final, após Juan Jesus falhar no posicionamento e permitir que Gündogan arrematasse com perigo, à direita de Meret.

Com isso, a definição da vaga para as quartas de final será na Espanha. Se houver outro empate, o jogo irá para a prorrogação e, depois, para os pênaltis. Como o Camp Nou está em reforma, a partida será disputada no Estádio Olímpico Lluís Companys, o popular Montjuic, palco da Olimpíada de 1992. O duelo será no dia 12 de março, às 17 horas pelo horário de Brasília.

Compartilhe!

Deixe um comentário