A Fiorentina passou sufoco na reta final do jogo de volta, mas segurou o empate com o Maccabi Haifa e conseguiu a classificação para as quartas de final da Conference League. O 1 a 1 foi o suficiente para garantir a vantagem no agregado, já que a equipe italiana bateu os israelenses no campo neutro de Budapeste, na Hungria, e garantiram um placar total de 5 a 4.
A partida no Artemio Franchi começou de forma modorrenta. Nenhum dos times se aventurava muito no ataque, tanto que a primeira grande chance só foi ocorrer aos 40 minutos, a favor dos mandantes. Na cobrança de falta de Ikoné, a bola parou na cabeça do atacante Podrgoreanu, ex-Roma e Spezia, que por pouquíssimo não marcou um gol contra. O goleiro Keouf defendeu à queima-roupa, mas Simic, outro de longa passagem pelo futebol italiano, acabou chutando contra as próprias redes. Para sorte dos israelenses, o árbitro Irfan Peljto tinha invalidado a jogada antes disso. Logo depois, o primeiro tempo terminou.
Na volta dos vestiários, a Viola tomou mais atitude no ataque. O efeito disso aconteceu aos 59 minutos, quando González costurou pelo lado direito e adiantou para Faraoni, que cruzou para a área e encontrou Barák livre. O checo, que já havia sido o herói no jogo de ida, garantindo a vitória violeta nos acréscimos, só precisou empurrar a bola para a rede, de cabeça, para marcar o primeiro gol da partida.
Com a vantagem no agregado, os donos da casa diminuíram o ímpeto e se fecharam defensivamente. Isso deu chance para o Maccabi Haifa chegar com mais perigo na reta final do jogo – e realmente levou aos 88 minutos. Em um vacilo da zaga violeta, a equipe de Israel foi entrando na área, até Goldberg se esticar para roubar a bola e passar para Khalaili chutar rasteiro. O jogador de 19 anos ainda contou com a ajuda de Terracciano, que não rebateu o fácil arremate, e igualou a partida.
Vendo os adversários marcando firme e com vontade de levar a disputa para a prorrogação, a Fiorentina acordou e tentou liquidar a partida nos acréscimos, com um chute forte de Belotti, mas a bola subiu demais e passou acima do travessão. Apesar de não ter feito mais gols, quando o árbitro fez soar o apito final, a classificação estava garantida para a equipe violeta. Que, novamente, não convenceu pelo nível de sua atuação ante um adversário mais fraco e provocou sobressaltos desnecessários para sua torcida.
Com isso, a Viola se junta a Milan, Roma e Atalanta – esses três, na Liga Europa – como os últimos representantes italianos nas quartas de final das competições da Uefa. Na Liga Conferência, a Fiorentina ainda segue como uma das favoritas ao título, ao lado de adversários como Aston Villa, Lille e Fenerbahçe.