A temporada 2024-25 do Campeonato Italiano começa neste sábado, com dois jogos simultâneos – curiosamente, envolvendo Inter e Parma, atuais campeões das séries A e B, respectivamente. Enquanto os crociati recebem a Fiorentina, os nerazzurri, fortes candidatos à conquista de mais um scudetto, viajam até a Ligúria para encarar o Genoa de Alberto Gilardino, em um dos únicos confrontos do fim de semana realizados entre times que mantiveram os mesmos treinadores de 2023-24. Lecce-Atalanta é o outro.
Como a janela de transferências ainda está aberta, vários dos times que veremos em campo na 1ª rodada estarão desfigurados, com lacunas a serem preenchidas e/ou com atletas que não permanecerão ao longo da temporada. O Milan, por exemplo, recebe o Torino e ainda não poderá escalar o recém-chegado Fofana. E a Juventus, que visita o Como, na segunda ainda tenta fechar com Nico González e Koopmeiners. Há muita água para rolar no mercado. Até lá, você pode conferir o nosso guia da Serie A para se inteirar de tudo e, claro, ler a prévia da jornada.
O jogão
Sábado, 17/8, 13h30
Genoa x Inter
Atual campeã italiana e agora com duas estrelas no peito, a Inter começará sua jornada em busca da defesa do 21º título nacional no Marassi – estádio que foi casa de Josep Martínez, um dos poucos reforços dos nerazzurri para a temporada. O Genoa, por sua vez, não conseguiu inscrever Pinamonti em tempo hábil e o atacante não estará à disposição de Gilardino na partida contra a equipe que o formou.
Pela Serie A, o Genoa não vence a Inter há 10 jogos, desde 2018, quando Pandev, que vestiu a camisa dos dois times, decidiu a peleja. A Beneamata, por outro lado, vem de cinco temporadas com triunfo na estreia e conta com outra estatística favorável: em 12 das derradeiras 13 edições da Serie A, o time que defendia o título começou o campeonato com um sucesso. Para repetir o feito da maioria, a equipe de Milão conta com um Lautaro de contrato renovado até 2029 e com vontade de estufar as redes dos rossoblù – um dos dois únicos adversários contra os quais ainda não balançou o barbante pela competição.
Prováveis escalações
Genoa: Gollini; De Winter, Bani, Vásquez; Zanoli, Frendrup, Badelj, Malinovskyi, Martín; Junior Messias, Vitinha.
Inter: Sommer; Bisseck, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Martínez, Thuram.
Fique de olho
Sábado, 17/8, 15h45
Milan x Torino
Para começar a temporada com o pé direito? Reforçado com peças como Emerson Royal, Pavlovic, Fofana e Morata, o novo Milan de Paulo Fonseca, substituto de Stefano Pioli, terá um adversário contra o qual tem costumado se dar bem. Os rossoneri não perdem em casa para o Torino há incríveis 28 compromissos de Serie A, numa sequência positiva que foi aberta em 1985. Além disso, o Diavolo debutou com vitórias nas quatro últimas edições do campeonato.
Os rossoneri esperam uma boa estreia de Morata, que na última temporada, viveu seu auge como atleta. Além de vencido a Eurocopa com a seleção espanhola, o ex-atacante da Juventus marcou 21 gols em 48 jogos pelo Atlético de Madrid. Já o Torino espera que Zapata mantenha seu bom retrospecto contra o Milan. Desde 2015-16, o colombiano – novo capitão grená – é um dos jogadores que mais balançaram as redes do Diavolo na Serie A: o fez em seis oportunidades, apenas uma a menos que Immobile.
Segunda, 19/8, 15h45
Juventus x Como
Considerado por muitos analistas como responsável por um dos projetos mais interessantes e ambiciosos da Itália, o Como volta à Serie A após 21 anos e terá a Juventus de Thiago Motta como primeiro desafio na busca pela permanência na elite. E a Velha Senhora, de fato, será um grande obstáculo para os lariani: nenhuma equipe venceu mais vezes do que a gigante nas rodadas inaugurais do Campeonato Italiano. Os bianconeri somam 59 triunfos, sendo sete nas oito temporadas mais recentes.
O retrospecto entre os times é, obviamente, favorável à Juventus. Em 26 duelos pela Serie A, a equipe do Piemonte venceu o Como 13 vezes – incluindo o mais recente, datado de 2003. Três míseros triunfos comascos e 10 empates completam o quadro. Vale destacar ainda a disparidade de números entre os atacantes titulares que as duas equipes escalarão na segunda. De um lado, temos Vlahovic, que é o jogador que mais marcou gols pelo Campeonato Italiano no ano de 2024 (10); do outro, há Belotti, que anotou somente seis ao longo das duas últimas temporadas inteiras. O primeiro deles vai em busca da artilharia do certame, enquanto o segundo visa recolocar a carreira nos eixos.
Demais jogos
Sábado, 17/8, 15h45
Parma x Fiorentina
Sábado, 17/8, 15h45
Empoli x Monza
Domingo, 18/8, 13h30
Bologna x Udinese
Verona x Napoli
Domingo, 18/8, 15h45
Cagliari x Roma
Lazio x Venezia
Segunda, 19/8, 13h30
Lecce x Atalanta