Serie A

Confrontos de peso da 34ª rodada podem definir destino do Italiano 2019-20

Campeonato reaberto? Após os três jogos seguidos sem vitórias da Juventus, Inter e Atalanta se aproximaram da Velha Senhora e começam a sonhar com o que parecia impossível: o título. Porém, para que a ambição não seja um mero devaneio, os resultados da 34ª são fundamentais. Todos os concorrentes pelo scudetto têm páreo duro.

A Atalanta será a primeira a entrar em campo. No sábado, encara o forte sistema defensivo do Verona, num duelo de grande rivalidade entre os times. No dia seguinte, a Inter joga contra a Roma no Olímpico e, ao contrário da Dea, precisará superar um adversário com objetivos no campeonato – a vaga na fase de grupos da Liga Europa. Por fim, já ciente dos resultados das concorrentes, a Juventus recebe a Lazio no Olímpico.

O fim de semana ainda terá confrontos diretos na parte de baixo da tabela. Brescia e Spal fazem o jogo dos prováveis rebaixados, enquanto Fiorentina e Torino, mais relaxados, estão muito perto de garantirem a permanência. O duelo mais importante ocorre entre Genoa e Lecce: o derrotado termina a rodada na zona de descenso. Confira a prévia.

O jogão

Juventus x Lazio

Data e horário: segunda, 20/7, 16h45
Transmissão: Rai e Bet365

Em dezembro de 2019, a Lazio estava no ápice da forma. Naquele mês, a equipe de Inzaghi conseguiu uma vitória impactante contra a Juventus, no primeiro turno da Serie A, e também foi campeã da Supercopa Italiana. Foram dois 3 a 1 para deixar os celestes de alma lavada. Mas, de lá para cá, tivemos a deflagração da pandemia de covid-19 e, desde a retomada do campeonato, os celestes não foram mais os mesmos. O time de Sarri também não, mas mesmo assim conseguiu abrir seis pontos de vantagem na liderança.

É essa vantagem que a Velha Senhora defenderá no Allianz Stadium para viabilizar a obtenção de mais um scudetto – o eneacampeonato é o objetivo mínimo da temporada. Evitar a aproximação dos rivais é vital para Sarri, que está sob forte questionamento por vários motivos: o futebol irregular apresentado pela Juventus, a gestão da defesa juventina de piores números nos últimos nove anos e sua relação com o elenco.

O momento atual e o retrospecto da Juve contra a Lazio estão ao lado do técnico campano. Embora tenha engrossado o caldo ante a equipe do Piemonte em 2019-20, o time da capital vem em rotação bem inferior à de dezembro, sendo notórias as quedas de rendimento de seus pilares, como Luis Alberto e Immobile. Ademais, os laziali têm sido um adversário dócil para os bianconeri: os celestes venceram apenas dois dos 30 últimos confrontos contra a Juventus pela Serie A. O time de Turim triunfou em 22 deles.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Cuadrado, De Ligt, Bonucci, Alex Sandro; Bentancur, Pjanic, Rabiot; Douglas Costa, Dybala, Ronaldo.

Lazio: Strakosha; Luiz Felipe, Acerbi, Radu; Lazzari, Milinkovic-Savic, Parolo, Luis Alberto, Jony; Immobile, Caicedo.

Fique de olho

Em um dos outros jogões do fim de semana, Inter e Roma querem consolidar seus objetivos no campeonato (Getty)

Sábado, 18/7, 12h15

Verona x Atalanta

O duelo que abre a rodada é a prova de que, nem sempre, criador e criatura comungam dos mesmos preceitos. Juric e Gasperini se conheceram em 2003, na Calábria, quando Gian Piero foi contratado para treinar o Crotone, time que Ivan defendia. O croata virou bruxinho do italiano: foi junto com ele para o Genoa e, depois, se tornou auxiliar do mentor na Ligúria, além de tê-lo acompanhado em Inter e Palermo. Essa trajetória, porém, não se reflete no futebol aplicado pelo aprendiz: o Verona é a antítese da Atalanta.

Praticando um modelo de jogo bastante cauteloso, o Hellas tem a quarta melhor defesa da Serie A, com 41 gols sofridos. Por boa parte do campeonato, os butei flertaram com uma vaga na Liga Europa, mas a sequência de resultados negativos nas cinco últimas rodadas afastou os vênetos da competição continental, Matematicamente garantidos na próxima edição da elite e sem objetivos na reta final do torneio, os mastini não devem afrouxar para uma Atalanta que precisa vencer se quiser sonhar com o inédito título italiano. Resta saber se o muro gialloblù resistirá ao melhor ataque da Itália, com incríveis 93 gols marcados. No primeiro turno, a Dea venceu por 3 a 2.

Domingo, 19/7, 16h45

Roma x Inter

Nos últimos anos, Roma e Inter têm feito duelos tão equilibrados: os quatro últimos terminaram empatados, para se ter uma ideia. Contudo, uma nova paridade não está nos planos de capitolinos e nerazzurri. Os mandantes precisam dos três pontos para continuarem com vantagem na quinta posição, que dá vaga na fase de grupos da Liga Europa; os visitantes ainda almejam o scudetto.

Paulo Fonseca reencontrou um pouco de paz nas últimas duas semanas, após uma sequência negativa, que colocou a Roma em xeque. Os gols de Dzeko e o toque de bola propositivo que Veretout, Pellegrini e Mkhitaryan vem entregando estão sendo suficientes para que os desfalques na defesa não tenham sido sentidos. A Inter, porém, pode aproveitar as ausências de Smalling e Fazio, bem como a juventude de Ibañez e o improviso de Cristante na linha de três zagueiros. O time de Conte tem o segundo melhor ataque do campeonato e vem produzindo bastante volume de jogo, mesmo quando não conta com Lukaku ou em dias pouco brilhantes de Lautaro e Eriksen. Em busca do título, os nerazzurri precisarão manter esse ritmo, já que a tabela nas cinco rodadas finais é bastante complicada.

Demais partidas

Sábado, 18/7, 14h30
Cagliari x Sassuolo

Sábado, 18/7, 16h45
Milan x Bologna

Domingo 19/7, 12h15
Parma x Sampdoria

Domingo 19/7, 14h30
Brescia x Spal
Fiorentina x Torino
Genoa x Lecce
Napoli x Udinese

Deixe um comentário