Serie A

28ª rodada: o Milan bateu o Napoli com gol de Giroud e retomou a ponta da Serie A

Depois de diversos gols em San Siro, muito se falava de como Giroud seria o responsável por acabar de vez com a maldição da camisa 9 do Milan. Para o francês isso ainda foi pouco: nesta Serie A, Olivier decidiu os dois jogos recentes mais importantes para os rossoneri na briga pelo scudetto. Primeiro, marcou duas vezes no Derby della Madonnina. No final de semana, ainda anotou o tento solitário da vitória sobre o Napoli, que deu a liderança do certame para sua equipe.

Entre os dois gigantes, a Inter aproveitou a fragilidade da Salernitana para voltar a vencer, por goleada, depois de quatro rodadas. Dzeko e Lautaro colocaram um fim a seca de gols dos nerazzurri que já durava quatro jogos, somando todas as competições. O time de Simone Inzaghi ainda tem uma partida a menos, contra o Bologna, e pode superar a diferença de dois pontos para o rival de Milão se conseguir triunfar no Dall’Ara.

Fechando as quatro primeiras posições, a Juventus pode até não estar jogando o futebol mais agradável, porém, segue vencendo. Para Allegri, não há discussão: a briga é por uma vaga para a próxima Champions League, enquanto os mais otimistas bianconeri ainda pensam em uma remontada histórica rumo ao título da liga. Já a Roma ficaria bastante contente com pelo menos um lugar acima.

Os comandados de Mourinho deram sequência a sua invencibilidade, agora de sete jogos, ao baterem a Atalanta em confronto direto pela quinta posição. Do lado biancoceleste da capital, a Lazio também se aproximou do G4 ao superar o encardido Cagliari de Mazzarri em partida que contou com recorde histórico de Immobile. Fiorentina e Verona, duas sensações dessa Serie A, acabaram empatando em resultado ruim para ambas as equipes. E na zona de rebaixamento, o Genoa melhorou sua pontuação, ainda que não consiga nada além de empates. Confira o que de melhor aconteceu no resumo da jornada.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Napoli 0-1 Milan

Gol e assistência: Giroud (Calabria)
Tops: Giroud e Tomori (Milan)
Flops: Insigne e Zielinski (Napoli)

A Serie A mais disputada dos últimos anos mudou de líder de novo. Desta vez, foi o Milan a terminar o final de semana rindo por último – e quebrando alguns tabus bem duradouros. Dois deles envolviam Spalletti: o time rossonero não vencia o treinador napolitano desde 2006. Já Pioli nunca havia superado o toscano em 11 duelos entre eles. Além disso, o Diavolo não conseguia vitórias consecutivas no Maradona desde 1981. Quem ajudou os rossoneri nessa foi, novamente, Giroud. O jogo foi bem parelho e o camisa 9 francês fez a diferença.

A primeira etapa foi bastante disputada, mas de poucas chances para as equipes. A rigor, o lance de maior emoção foi uma falta dura de Koulibaly sobre Giroud, que provocou um corte profundo na perna do atacante. Logo no comecinho do segundo tempo, porém, as redes balançaram: Tonali cobrou uma falta e a bola ficou pipocando na área. Em uma das sobras, Calabria chegou batendo forte, cruzado, e o camisa 9, com um leve toque, só alterou a trajetória para vencer Ospina. Com o tento, ele se tornou o terceiro jogador nesta temporada a conseguir marcar contra Napoli e Inter. Somente Scamacca e Malinovskyi haviam alcançado tal feito.

O restante da partida foi pouco brilhante para o Napoli, que tinha apenas Osimhen brigando por todas as bolas e nada mais. Inclusive, foi o Milan que levou mais perigo, fazendo Ospina trabalhar mais três vezes, com defesas importantes. No fim das contas, o time rossonero abriu três pontos de vantagem para os azzurri e dois para a Inter, que tem um jogo a menos. Ainda faltam mais 10 rodadas a serem disputadas, mas sem confrontos diretos entre os três primeiros colocados.

Inter 5-0 Salernitana

Gols e assistências: Martínez (Barella), Martínez (Barella), Martínez (Dzeko), Dzeko (Gosens) e Dzeko (Dumfries)
Tops: Martínez e Barella (Inter)
Flops: Fazio e Mazzocchi (Salernitana)

Se tem um adversário que a Inter gostou de enfrentar nessa Serie A, foi a Salernitana. Depois de golear o time da Campânia por 5 a 0 no primeiro turno, a equipe de Inzaghi, mesmo em uma sequência de quatro jogos sem marcar, repetiu o placar, desta vez no San Siro. Barella teve uma atuação de gala, assim como Martínez, que colocou um ponto final a sua seca de gols de mais de 600 minutos.

A dupla foi a responsável por inaugurar o placar. Com um passe magistral, o meia italiano encontrou o companheiro argentino infiltrando na grande área. Na direita, Lautaro bateu cruzado e encontrou o ladinho da rede. Pouco antes do intervalo, a parceria se repetiu: enfiada de Barella e Martínez fez o segundo, chapando com a esquerda.

Aos 5 minutos do segundo tempo, foi a vez de Dzeko começar a dar as caras no jogo. Depois de tabelar com Nicolò, o bósnio escapou pela ponta direita e cruzou por baixo. Antecipando a defesa, Martínez completou com chute no alto e anotou sua tripletta. Em seguida, Gosens, que tinha acabado de entrar na partida, deixou uma assistência: recebendo no fundo, o ala tocou para o meio da área para Dzeko colocar seu nome no placar. O camisa 9 ainda receberia um bolão de Dumfries, fazendo sua doppietta e fechando a conta. Inclusive, foram cinco gols, mas a Beneamata poderia, tranquilamente, ter estabelecido uma margem ainda maior.

Lautaro e Dzeko desencantaram e devolveram a Inter ao caminho das vitórias, graças a goleada sobre a Salernitana (Getty)

Juventus 1-0 Spezia

Gol e assistência: Morata (Locatelli)
Tops: Cuadrado e Arthur (Juventus)
Flops: Manaj e Gyasi (Spezia)

Mais um jogo de invencibilidade, mais uma vitória para a Juve. Os bianconeri não sabem o que é perder na Serie A desde novembro de 2021. Contra o Spezia, a equipe de Turim teve a vida bastante dificultada, apesar de a partida ter sido mais arrastada do que efetivamente disputada. Foram poucas chances para ambos os lados e um erro na saída de bola foi determinante para uma partida digna de 0 a 0.

O goleiro Provedel, aos 20 minutos, repôs mal uma bola e deixou de graça para a Juventus. Depois de troca rápida de passes, Locatelli encontrou Morata dentro da área, e o espanhol não desperdiçou: chapou no cantinho para fazer o único gol do duelo. Fora isso, as investidas de Cuadrado e Verde foram as ações que mais agitaram o confronto. Agora chegando a 53 pontos, a Juventus fica a sete do líder Milan.

Roma 1-0 Atalanta

Gol e assistência: Abraham (Zaniolo)
Tops: Abraham e Zaniolo (Roma)
Flops: Koopmeiners e Pasalic (Atalanta)

Parece que a freguesia está mudando de lado entre Roma e Atalanta. Depois de amargar três derrotas consecutivas para a Dea, os giallorossi conseguiram a sua segunda vitória seguida e o terceiro jogo invicto ante o time de Bérgamo – além de tê-lo vencido em ambos os confrontos de uma mesma temporada pela primeira vez desde 2013.

Também parece estar pintando um carrasco: Abraham marcou o tento da vitória, seu terceiro gol em duas pelejas contra a Dea. Com isso, o inglês ajudou o time de Mourinho a conquistar um triunfo importantíssimo: ambos os times empataram em número de pontos na tabela. Vale lembrar que a Loba tem um jogo a mais.

O único gol da vitória veio de uma grande demonstração de talento de Zaniolo. Primeiro, um domínio perfeito do passe longo de Karsdorp, deixando a bola imóvel enquanto girava o corpo. De cabeça levantada, viu Abraham fazendo a diagonal e serviu o companheiro. Invadindo a área, o camisa 9 não perdoou e finalizou forte demais para Musso conseguir fazer a defesa. Melhor em campo, a Roma ainda obrigou o arqueiro argentino a fazer uma grande intervenção em cabeçada de Mancini. No fim da partida, as duas equipes obtiveram desfalques importantes, graças às expulsões de Mkhitaryan e De Roon.

Pouco inspirada, a Juventus venceu o Spezia e encostou no Napoli, terceiro colocado (AFP/Getty)

Cagliari 0-3 Lazio

Gols e assistências: Immobile (pênalti), Luis Alberto (Felipe Anderson) e Felipe Anderson (Milinkovic-Savic)
Tops: Felipe Anderson e Luis Alberto (Lazio)
Flops: Altare e Carboni (Cagliari)

Se só a Roma havia conseguido derrotar o Cagliari na Serie A em 2022, a Lazio fez questão de igualar o rival e fez sua parte no Unipol Domus. Com facilidade, o time de Sarri abriu uma margem confortável e depois só administrou o placar até o fim da partida. O grande feito fica por conta de Immobile, que com 143 gols no Campeonato Italiano, igualou Silvio Piola como maior artilheiro dos biancocelestes na competição.

E foi justamente Ciruzzo que iniciou os trabalhos na Sardenha. Altare acabou bloqueando um chute de Luis Alberto com o braço e Maresca apontou a marca da cal após intervenção do VAR. Na cobrança de pênalti, Immobile deslocou Cragno, companheiro de seleção. O espanhol viria a aparecer de novo, desta vez deixando o seu.

Em contra-ataque puxado em um jogada sensacional do próprio Luis Alberto, Felipe Anderson recebeu na direita e cruzou na segunda trave para o camisa 10 completar para o gol. O brasileiro também fez o seu tento, sendo servido por Milinkovic-Savic e driblando, quase que desfilando, alguns defensores de Cagliari. Golaço, do nível da exibição de sua equipe. A Lazio segue na sétima posição, agora encostada na Atalanta, e o time sardo se manteve fora da zona de descenso.

Fiorentina 1-1 Verona

Gols: Piatek; Caprari (pênalti)
Tops: Caprari e Günter (Verona)
Flops: Saponara e Torreira (Fiorentina)

Em tarde de homenagens a Davide Astori, no fim de semana em que se completavam quatro anos de seu falecimento, Fiorentina e Verona até fizeram um primeiro tempo agitado. Porém, as expectativas ficaram acima do que realmente aconteceu em campo. O resultado até que foi justo: os visitantes tiveram os melhores momentos nos 45 minutos iniciais e o cenário se inverteu na segunda parte. E o empate acaba sendo ruim para as aspirações das equipes, já que ambas ainda buscam vagas em competições europeias nesta Serie A.

Quem saiu na frente foi a Viola. Terracciano, com um lançamento perfeito para Ikoné, na reposição de bola, deixou o companheiro de frente com a defesa do Verona, no campo de ataque. Partindo para cima, o francês finalizou e o rebote ficou com Piatek, que girou e marcou um belo gol. O empate veio pouco tempo depois: Lasagna antecipou Milenkovic, que fez pênalti bobo no atacante. Caprari, na cobrança, não caiu na catimba dos adversários e chapou no centro da meta. Com o resultado, a Fiorentina segue no oitavo posto, com 43 pontos, dois acima do próprio Hellas, nono colocado.

A Roma voltou a vencer a Atalanta e chegou ao sétimo jogo de invencibilidade na Serie A (Getty)

Venezia 1-4 Sassuolo

Gols e assistências: Henry (Mateju); Raspadori, Berardi (pênalti), Scamacca (pênalti) e Berardi (pênalti)
Tops: Berardi e Raspadori (Sassuolo)
Flops: Aramu e Svoboda (Venezia)

Berardi fez outra vítima nesta Serie A. Em ótima temporada, o atacante fez 25 jogos até agora e contribuiu diretamente para 23 gols, muito próximo da marca de uma participação direta por jogo. Desta vez, quem sofreu em suas mãos foi o Venezia, que segue na zona de rebaixamento, mas pode respirar com a derrota do Cagliari nas mãos da Lazio. O time de Dionisi chegou à terceira vitória consecutiva e, com 39 pontos, na 10ª posição, ainda sonha com uma vaga nas competições europeias.

Quem também apareceu bastante no Pier Luigi Penzo foi a arbitragem. Dos quatro gols do Sassuolo, três foram de pênalti. O primeiro não: Svoboda interceptou mal um passe de Scamacca e a sobra ficou com Raspadori. O pequeno atacante italiano partiu para cima da defesa adversária, deixou Mateju no chão e anotou o primeiro.

Depois, foi a vez do VAR entrar em ação e dar pênalti em toque de mão de Aramu. Na cobrança de Berardi, Romero quase defendeu, mas o chute foi forte e entrou. Ainda no primeiro tempo, o goleiro fez falta no camisa 25 do Sassuolo, dentro da área, e desta vez nem foi preciso de árbitro de vídeo para Pairetto apontar para a cal. Scamacca pegou a bola e bateu no meio para fazer o terceiro do jogo. Henry, de cabeça, descontou para os donos da casa, mas Berardi ainda fez seu segundo, mais uma vez de pênalti – e, novamente, com Romero indo bem no lance.

Udinese 2-1 Sampdoria

Gols e assistências: Deulofeu (Pereyra) e Udogie; Caputo (Yoshida)
Tops: Udogie e Walace (Udinese)
Flops: Bereszynski e Murru (Sampdoria)

Apesar de ter obtido só uma vitória nos últimos três jogos, certamente Cioffi não poderia estar mais feliz com os cinco pontos que sua Udinese conseguiu. Além de empatar com Lazio e Milan, somou uma vitória importantíssima contra a Samp, para se afastar a zona de rebaixamento e ainda colocar pressão sobre a rival. Os blucerchiati seguem com dificuldade de engrenar no campeonato: até ameaçam, mas os resultados negativos dominam o calendário.

Mesmo com mais posse de bola, a Sampdoria acabou sofrendo durante o jogo e, em pouco tempo, se viu precisando escalar uma senhora montanha para conseguir sair com alguma coisa da Dacia Arena. Em 13 minutos, dois gols para os mandantes: em ótima cobrança de lateral de Molina, Pereyra escapou pelo fundo e tocou para Deulofeu deixar o seu. O espanhol ainda daria uma “assistência” nove minutos depois. Após um chute travado do ex-Milan, Udogie aproveitou a sobra e mandou para o fundo das redes. Dois gols em dois jogos para o ala esquerdo italiano de ascendência nigeriana.

O último gol da partida ficou por conta da Sampdoria, mesmo com Falcone tendo sido consideravelmente exigido pela Udinese – o time da casa fez uma excelente partida e quase anotou mais vezes, sobretudo com o brasileiro Walace. Caputo, aproveitando uma cobertura mal feita por Rodrigo Becão, saiu na cara de Silvestri e diminuiu a desvantagem, mas não o suficiente. Depois de quatro anos, a equipe friulana voltou a levar a melhor no confronto.

Com boas atuações de Immobile e Felipe Anderson, a Lazio não tomou conhecimento do Cagliari, em plena Sardenha (Getty)

Bologna 0-0 Torino

Tops: Skorupski (Bologna) e Mandragora (Torino)
Flops: Svanberg (Bologna) e Pobega (Torino)

Apesar de ambos os lados buscarem resultados melhores em 2022, tanto Torino quanto Bologna não conseguiram a tão desejada vitória e acabaram por dividir os pontos em um jogo de poucas emoções. Nenhuma das equipes está efetivamente preocupada com alguma chance de descenso, mas pensar em qualquer competição europeia começa a ficar de vez fora do radar. A equipe de Juric deve lamentar até mais por não ter saído com os três pontos, já que criou as melhores chances.

A bola parada foi a arma mais perigosa. Em dois escanteios, o lado granata ameaçou primeiro com Singo, que fez Skorupski trabalhar após uma marretada de fora da área, e depois com Djidji, que exigiu uma intervenção fenomenal do arqueiro polonês. Brekalo teve em seus pés a chance de ouro do duelo, mas, da entrada da área, acabou finalizando na trave. O Bologna, por sua vez, teve uma jornada pouco produtiva de seu setor ofensivo e praticamente não incomodou Berisha.

Genoa 0-0 Empoli

Tops: Portanova (Genoa) e Vicario (Empoli)
Flops: Yeboah (Genoa) e Verre (Empoli)

Jogo do Genoa e empate estão quase virando sinônimos. Apesar da sexta igualdade seguida, o time de Blessin teve uma exibição muito boa contra o Empoli. Só faltou a parte mais importante: o gol. A bola pelo alto foi a principal arma, mas terminou sendo insuficiente para machucar os adversários da Toscana. Com 15 paridades e somente uma vitória, os grifoni seguem na penúltima posição da Serie A, enquanto o time de Andreazzoli mantém uma distância segura para a zona de rebaixamento.

Entre bons cruzamentos de Gudmundsson, e depois Rovella na segunda etapa, o lance mais polêmico fica por conta do pênalti não assinalado para o time de casa. Os rossoblù trocavam passes quando Portanova sairia na cara do gol mas teve a camisa puxada por Benassi. Aureliano não achou o suficiente para derrubar o meia – e nem o VAR chamou o árbitro para revisão. O arqueiro Vicario ainda apareceu bem em duas defesas, especialmente naquela em que espalmou o chutaço de Portanova na direção do travessão.

Seleção da rodada

Vicario (Empoli); Dumfries (Inter), Kalulu (Milan), Tomori (Milan), Udogie (Udinese); Zaniolo (Roma), Barella (Inter), Luis Alberto (Lazio); Berardi (Sassuolo), Dzeko (Inter), Martínez (Inter). Técnico: Alessio Dionisi (Sassuolo).

Compartilhe!

Deixe um comentário