Serie A

Na 10ª rodada do Italiano, o Torino tentará vencer o dérbi e afundar uma Juventus em crise

Após nove rodadas, a Serie A tem o Napoli como seu líder isolado. Justo o time que vem surpreendendo não só a Itália, mas toda a Europa por seu bom futebol apresentado. Atalanta, Udinese, Lazio, Milan e Roma completam o pelotão europeu, enquanto Inter e Juventus, que viveram uma semana bem diferente na Champions League, seguem um pouco mais atrás, sem poderem dar passos em falso. Havia 55 anos que os nerazzurri e os bianconeri não chegavam à 10ª jornada fora do grupo dos cinco primeiros colocados de forma simultânea.

Ao responder o que diria a seus jogadores se fosse Massimiliano Allegri, Fabio Capello afirmou que a Juventus ‘’chegou ao fundo do poço’’, mas que ainda pode sair de lá e, para isso, precisará buscar uma reação imediata contra o seu rival local, o Torino, que vê na crise da Velha Senhora uma motivação extra para vencer o Derby della Mole, que não fatura há sete anos. O clássico será o grande destaque do fim de semana. Confira a prévia.

O jogão

Sábado, 15/10, 13h

Torino x Juventus

Apesar de o Torino ir a campo precisando reencontrar a vitória, que não acontece há quatro rodadas, a protagonista do confronto é a Juventus, que viveu uma verdadeira montanha-russa nos últimos sete dias. O jogo contra o Milan, que poderia marcar de vez a retomada dos bianconeri, acabou resultando numa derrota, que, somada ao revés sofrido pela Champions League contra o Maccabi Haifa, fez com que a pressão e as dúvidas em relação ao trabalho de Allegri voltassem mais fortes do que nunca.

Clássico é clássico, mas não dá para ignorar a superioridade da Juventus em relação ao Torino, que venceu apenas a rival de Turim apenas uma vez nos últimos 32 jogos – vitória essa que ocorreu em 2015, por 2 a 1. Mais distante ainda foi o derradeiro duelo em que o Toro não sofreu gol contra a Juve pela Serie A: ocorreu em fevereiro de 2008, quando as equipes ficaram no 0 a 0. De lá para cá, os bianconeri anotaram 40 tentos em 22 partidas, média de 1,8 por confronto. O time grená vai ter uma tarefa muito dura e um retrospecto negativo a superar. Ganhar esse dérbi seria inesquecível para a torcida, que se deliciaria com o agravamento da crise da rival.

Prováveis escalações

Torino: Milinkovic-Savic; Djidji, Schuurs, Rodríguez; Lazaro, Lukic, Linetty, Vojvoda; Miranchuk, Vlasic; Sanabria.

Juventus: Szczesny; Danilo, Bonucci, Bremer, Alex Sandro; Cuadrado, Paredes, Rabiot, Kostic; Vlahovic, Milik.

Fique de olho

Domingo, 16/10, 13h

Napoli x Bologna

Entre Champions League e Serie A, o Napoli é o time mais em forma da Itália. Após terem se classificado para as oitavas da Liga dos Campeões com duas rodadas de antecedência, Luciano Spalletti e seus comandados buscam a manutenção da liderança em solo nacional contra o Bologna. O adversário do domingo parece ainda não ter se encontrado sob o comando de Thiago Motta e é a primeira esquadra fora da zona de rebaixamento.

O Bologna, que vive seu pior início de campeonato desde a temporada 2015-16, quando somou 6 pontos em nove jogos, tenta voltar a vencer o Napoli após quatro derrotas consecutivas contra os partenopei. Em sua carreira como técnico, Thiago Motta enfrentou os azzurri como visitante duas vezes e em ambas não sofreu gols e não foi derrotado – empate por 0 a 0 quando treinava o Genoa e triunfo por 1 a 0 quando dirigia o Spezia. O retrospecto positivo pode ajudá-lo a encontrar sua primeira vitória pelos rossoblù.

O Napoli terá o retorno de Osimhen para encarar o Bologna (AFP/Getty)

Domingo, 16/10, 15h45

Verona x Milan

O Verona vem passando um momento difícil. Se, no ano passado a equipe vêneta conseguiu alcançar um nono lugar, criando expectativas melhores para a atual temporada, elas logo foram quebradas pelas perdas de Barák, Caprari e Simeone, destaques do elenco, além daquele que mais parece fazer falta: o técnico Igor Tudor. Os míseros 5 pontos conquistados na atual campanha fizeram o Hellas demitir Gabriele Cioffi e apostar em Salvatore Bocchetti, que treinava o time Primavera gialloblù. É nesse contexto delicado que os butei enfrentarão o Milan.

Pela Serie A, o Milan venceu os últimos três jogos contra o Verona e busca sua sétima vitória em nove rodadas – o que faria com que, pela primeira vez em sua história, os rossoneri atingissem tal marca pela terceira campanha seguida. Já o Hellas vem de quatro derrotas consecutivas e, caso perca no domingo, igualará a marca negativa de 2018. Naquela ocasião, perdeu cinco partidas seguidas e acabou a temporada rebaixado.

Demais jogos

Sábado, 15/10, 10h
Empoli x Monza

Sábado, 15/10, 15h45
Atalanta x Sassuolo

Domingo, 16/10, 7h30
Inter x Salernitana

Domingo, 16/10, 10h
Lazio x Udinese
Spezia x Cremonese

Segunda, 17/10, 13h30
Sampdoria x Roma

Segunda, 17/10, 15h45
Lecce x Fiorentina

Compartilhe!

Deixe um comentário