A 8ª rodada da Serie A começa com várias equipes emboladas em algumas partes da tabela, o que denota muito equilíbrio na competição até agora. Por exemplo Napoli, Juventus e Fiorentina dividem a terceira colocação, empatados com 14 pontos. Os azzurri e os violetas se enfrentam neste fim de semana, num confronto direto de tirar o fôlego, ao passo que a Velha Senhora fará clássico com o Torino. A Atalanta, que vem na cola do trio, também estará empenhada num compromisso complicado, já que vai até Roma para encarar a Lazio. Líderes do campeonato, Inter e Milan têm, na teoria, agenda um pouco menos cabeluda, com embates ante Bologna e Genoa, respectivamente. Confira, abaixo, a prévia da jornada.
O jogão
Domingo, 8/10, 15h45
Napoli x Fiorentina
Neste momento, Napoli e Fiorentina compartilham os mesmos 14 pontos na tabela, o que aumenta a importância do jogo deste domingo para as duas equipes. A Viola faz um dos seus melhores começos de Serie A em anos recentes e busca manter o ritmo para lutar por uma vaga na próxima Champions League até o fim da temporada. Os azzurri, por outro lado, parecem ter superado os muitos atritos das últimas semanas e a sequência de três rodadas sem vitórias. Com dois triunfos seguidos, renasceu a confiança de que é possível brigar pelo bicampeonato.
Desde o formato atual da competição, com três pontos por vitória, apenas duas vezes a Fiorentina começou o campeonato com um melhor aproveitamento – quando acumulou 18 pontos em oito rodadas, em 1998-99 e 2015-16 e, em ambos os casos, terminou a Serie A numa das cinco primeiras colocações. A Viola tem sido osso duro de roer para rivais que faturaram o scudetto na temporada anterior, considerando que só perdeu dois dos seis derradeiros confrontos com times nesta condição. O Napoli, por outro lado, só foi derrotado pelos gigliati em um dos seis embates mais recentes entre eles, além de ter não ter sido vazado em quatro dos seis últimos jogos em que recebeu a equipe de Florença.
Prováveis escalações
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Ostigard, Natan, Olivera; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Politano, Osimhen, Kvaratskhelia.
Fiorentina: Terracciano; Kayode, Milenkovic, Martínez Quarta, Parisi; Duncan, Arthur; González. Bonaventura, Brekalo; Beltrán.
Fique de olho
Sábado, 7/9, 13h
Juventus x Torino
Tanto Juventus quanto Torino chegam para o dérbi deste sábado querendo reencontrar a vitória após empates na última rodada – os grenás, especificamente, não vencem há três jogos. Além de o duelo ter o poder de impactar numa mudança de rumos do momento de cada time, é crucial para fomentar a rivalidade na cidade de Turim.
Entretanto, apesar da importância histórica do Derby della Mole, a dominância da Juve se consolidou nas últimas décadas. Após um grande período de equilíbrio, a Velha Senhora se tornou a rival que mais bateu o Toro pela Serie A, com 76 triunfos, e a que mais vazou os granata, com 243 gols. Pela disparidade atual de forças entre os lados, a Juventus tem quase a obrigação de vencer o clássico, enquanto o Torino flerta com a obsessão quando o assunto é derrotar a Velha Senhora. Afinal, isso não acontece desde 2015 – uma sequência de 18 partidas, considerando todas as competições. Neste triunfo, porém, os granata eram mandantes. Como visitantes, não ganham da gigante desde 1995.
Domingo, 8/10, 10h
Lazio x Atalanta
Lazio e Atalanta tiveram começos diferentes na Serie A. A equipe da capital ainda não engrenou e está longe de repetir a campanha de 2022-23, quando foi vice-campeã – ocupa apenas a 16ª posição, com 7 pontos. Já a Dea está em sexto, com 13, e segue na cola do pelotão de frente. Por outro lado, ambas vêm de jogos duros no campeonato e na Liga Europa: os biancocelesti perderam para o Milan e venceram o Celtic no finalzinho, ao passo que os nerazzurri ficaram no empate com a Juventus e ganharam do Sporting, em Lisboa.
Pela Serie A, a Lazio perdeu apenas um dos últimos cinco confrontos contra a Atalanta – entretanto, esta derrota ocorreu no embate mais recente entre as equipes, em 11 de fevereiro deste ano. Os celestes não vivem seus melhores dias sob o ponto de vista ofensivo, considerando que marcaram apenas sete gols em sete rodadas, e encaram uma adversária que não foi vazada em cinco das jornadas disputadas até o momento. Os clean sheets da Dea têm o dedo do goleiro Musso, que recuperou a confiança de Gian Piero Gasperini, venceu a concorrência com Carnesecchi e tem a maior porcentagem de defesas nos cinco principais campeonatos europeus, com 85% de finalizações paradas.
Demais jogos
Sexta, 6/10, 13h30
Empoli x Udinese
Sexta, 6/10, 15h45
Lecce x Sassuolo
Sábado, 7/10, 10h
Inter x Bologna
Sábado, 7/10, 15h45
Genoa x Milan
Domingo, 8/10, 7h30
Monza x Salernitana
Domingo, 8/10, 10h
Frosinone x Verona
Domingo, 8/10, 13h
Cagliari x Roma