 |
Com a cara no chão: assim ficou o Napoli após cair para o Dnipro, zebra da Liga Europa |
Acabou. Napoli e Fiorentina caíram de forma justa na Liga Europa e não teremos final italiana na competição. Agora, para que a Itália volte a conquistar um título continental pela primeira vez em cinco anos, dependerá de uma vitória da Juventus contra o Barcelona na Liga dos Campeões. De qualquer forma, apesar do vexame dos times da Bota nas semifinais da Europa League, a avaliação da temporada é positiva. Veja como foram as eliminações das equipes.
Dnipro 1-0 Napoli
Em Nápoles, muitos reclamarão da arbitragem. De novo. Seleznyov, também novamente, fez o único gol do Dnipro, aquele que sacramentou a classificação dos ucranianos à grande decisão da Liga Europa. A partida no Leste Europeu foi bastante semelhante a da última semana, na Itália. Os napolitanos tentaram pressionar, porém, sem qualquer tipo de consistência. Nas poucas chances criadas, Higuaín parou em Boyko – assim como no jogo de ida.
É interessante, somente, que o finalista teve uma trajetória com duas polêmicas exatamente com a arbitragem. Os gols impedidos de Seleznyov, no primeiro jogo, e Fedetskiy, contra o Saint-Étienne, eliminaram tanto Napoli como Qarabag. O time do Azerbaijão foi prejudicado ainda no duelo contra a Inter: venceria e deixaria o Dnipro amargando a desclassificação na fase de grupos. Porém, o gol da vitória foi anulado de forma bisonha.
De qualquer forma, os italianos agora precisam garantir vaga em competições europeias através do Italiano. Entrar novamente na Liga Europa é mais simples por conta dos cinco pontos de vantagem que tem para a outra eliminada do dia, a Fiorentina. Liga dos Campeões só com quedas de Roma ou Lazio. É possível, já que a Lazio terá pela frente Sampdoria (fora), Roma e o próprio Napoli, na última rodada, no San Paolo.
Foi um dia bastante complicado para a equipe que teria de enfrentar o adversário mais fácil. A eliminação trouxe à tona a declaração de Fedetskiy. O zagueiro deseja que Higuaín cumpra a promessa e pendure as chuteiras, pois Pipita disse que não jogaria mais futebol caso não avançasse de fase. (Murillo Moret)