Coppa Italia

Oitavas da Coppa Italia terminam com vexame da Roma e classificações de Spezia e Lazio

Na última semana, a Coppa Italia definiu seis dos oito participantes das quartas de final. Duas vagas ainda estavam em jogo e, entre terça e quinta, o estádio Olímpico foi o palco das partidas restantes, disputadas entre Roma e Spezia e Lazio e Parma, respectivamente. O lado celeste da Cidade Eterna riu duas vezes: confira.

Roma 2-4 Spezia

Gols e assistências: Pellegrini (pênalti) e Mkhitaryan (Karsdorp); Galabinov (pênalti), Saponara (Galabinov), Verde (Dell’Orco) e Saponara (Ricci)

Duas expulsões, seis substituições e um imenso vexame. Jogando em casa, e enfrentando um time que luta contra o rebaixamento na Serie A, a Roma foi capaz de fazer o inimaginável: errar o número de substituições permitidas. Depois de sair perdendo por 2 a 0, a equipe da capital foi capaz de buscar o empate, mas também de cometer falhas bobas, infantis e inacreditáveis. Em menos de quatro minutos de prorrogação, tudo havia ido por água abaixo.

O tempo extra mal havia começado e a Roma já estava com dois homens a menos, por conta do segundo amarelo de Mancini e de um erro grosseiro de Pau López, que furou na saída do gol e acertou Piccoli em cheio. Com a vantagem numérica, era de se esperar que o Spezia desse um sufoco no time da capital, mas os giallorossi nem esperaram o fim da partida para decretar a sua eliminação. Aos 95, quando lançou os brasileiros Daniel Fuzato e Ibañez nos lugares de Cristante e Pedro, infringiram a quantidade de substituições adicionais permitidas na prorrogação. O time de Paulo Fonseca, portanto, já seria eliminado no tapetão.

Depois disso, com a bola rolando, os mandantes ainda tomaram mais dois gols, que mostraram a gigantesca superioridade do Spezia na prorrogação, quando teve mais de 80% da posse da bola. Os tentos ainda tiveram requintes de crueldade. Verde, cria romanista, fez o terceiro, enquanto Saponara, com uma cavadinha de fora da área, no melhor estilo Totti, anotou o quarto.

Com o resultado, o Spezia ratifica que vive a sua melhor fase na temporada: venceu jogos importantes na Serie A e, agora, se classificou para as quartas da Coppa Italia pela quarta vez na história. A última havia sido em 2016, justamente após eliminar a Roma no Olímpico. Agora, os bianconeri irão enfrentar o Napoli, atual campeão, em duelo que acontecerá no próximo dia 28.

Para a Roma, a infração de uma regra simples e clara por parte da comissão técnica não cravou apenas a eliminação na Coppa Italia. Paulo Fonseca elegeu como culpado o já demitido team manager Gianluca Gombar, que ocupava a função interinamente, durante a licença médica de Morgan De Sanctis. Isso fez com que uma crise eclodisse nos bastidores, já que os jogadores ficaram do lado do dispensado e até fizeram um motim em protesto pela decisão, nesta quinta: se recusaram a treinar e só após três horas de negociações, realizaram a atividade no CT de Trigoria. Há potencial para que esse desentendimento gere consequências mais duradouras no vestiário giallorosso.

Gol com participação de Muriqi, nos últimos minutos de jogo, definiram a vitória da Lazio sobre o Parma (LaPresse)

Lazio 2-1 Parma

Gols e assistências: Parolo (Andreas Pereira) e Colombi (contra); Mihaila (Ricci)

Se um lado da capital não tem motivos para sorrir, o outro não esconde os dentes. Depois de amassar o seu maior rival no dérbi da última sexta-feira, válido pela Serie A, a Lazio confirmou o seu favoritismo diante do Parma e garantiu a sua vaga para as quartas de final da Coppa Italia, em um jogo mais sofrido do que os seus torcedores desejavam.

Sem Luis Alberto e Immobile, seus principais jogadores, a equipe laziale flertou com a prorrogação, mas acabou classificada após um lance de azar do goleiro Colombi, aos 90 minutos de jogo. Depois de um primeiro tempo em que esteve melhor e conseguiu o seu primeiro gol na partida, anotado por Parolo após assistência do brasileiro Andreas Pereira, a Lazio viu o Parma crescer na segunda etapa. Na parte final do jogo, os crociati tiveram mais a bola e chutaram mais à meta das águias.

A classificação laziale ficou em xeque aos 83, quando Mihaila aproveitou o erro na linha de impedimento mandante e empatou o jogo para os ducali. Contudo, já nos acréscimos, Acerbi lançou à área, Muriqi cabeceou na trave e as costas do arqueiro Colombi completaram o serviço. A passagem de fase confirma a boa fase da equipe capitolina, que só perdeu duas vezes nas últimas 12 partidas, tendo, no momento, cinco jogos de invencibilidade – com quatro vitórias seguidas e apenas um empate. Nesta quinta, a Lazio ainda pode celebrar o retorno do capitão Lulic, que ficou 11 meses afastado do futebol.

O próximo confronto da Lazio na Coppa Italia será contra outra equipe em ascensão: a Atalanta de Gian Piero Gasperini. O jogo promete ser tão interessante quanto o Derby della Madoninna, duelo que compõe o outro lado da chave em que os comandados de Simone Inzaghi estão.

Compartilhe!

Deixe um comentário