Entre sexta e domingo, a Serie A realizará a sua última rodada do primeiro turno. No sábado, simultaneamente, a partir das 14 horas, acontecem as partidas mais importantes do fim de semana: aquelas que definirão o ocupante da liderança e o dono do título simbólico de campeão de inverno.
Atual primeiro colocado, um Milan cheio de desfalques recebe a dura Atalanta em San Siro, enquanto a Inter visita a Udinese no Friuli. Se pontuar ou ver a sua rival tropeçar, o time rossonero terminará a rodada na frente e poderá celebrar o feito invernal. Vale lembrar que, na última década, apenas o Napoli de 2015-16 concluiu o primeiro turno na liderança e não ficou com o título italiano. Confira a prévia da jornada.
O jogão
Sábado, 23/1, 14h
Milan x Atalanta
Se pudesse escolher um momento para não ter um desfalque sequer, o Milan certamente teria uma lista de opções com os clássicos, claro, e também o duelo contra a Atalanta. Afinal, a Dea não perde para os rossoneri em San Siro desde janeiro de 2014, venceu seis dos 10 últimos duelos contra o Diavolo e é a adversária que os milanistas menos venceram no período citado. Por isso, as sete ausências dos mandantes, em oposição ao time quase completo dos visitantes, constituem em um complicador que Pioli terá de administrar.
Sem Romagnoli, Hernandez, Bennacer, Çalhanoglu e Rebic, o treinador rubro-negro terá de contar com o melhor Ibrahimovic para superar o carrasco e, de quebra, atingir um recorde: o time milanês tem 13 vitórias no primeiro turno e apenas uma outra vez (em 1950-51, quando foi campeão), chegou a 14 triunfos na metade inicial da Serie A. Só que a Atalanta conta com Ilicic, que já fez cinco gols contra o Milan na carreira e que, nos cinco duelos mais recentes contra o Diavolo, participou de seis tentos – três de sua autoria e três assistências.
A Dea também busca um feito histórico nesta rodada. Se vencer no Giuseppe Meazza, chegará a 36 pontos, um a mais do do que obteve em 2016-17 e 2019-20. Nessas temporadas, já sob o comando de Gasperini, a equipe bergamasca teve os seus melhores desempenhos num primeiro turno.
Prováveis escalações
Milan: Donnarumma; Calabria, Kalulu, Musacchio, Dalot; Kessié, Tonali; Castillejo, Díaz, Hauge; Ibrahimovic.
Atalanta: Gollini; Rafael Toloi, Romero, Djimsiti; Hateboer, De Roon, Freuler, Gosens; Pessina; Ilicic, Zapata.
Fique de olho
Sábado, 23/1, 14h
Udinese x Inter
Houve um tempo em que a Udinese se comportava como um verdadeiro carrasco para a Inter. Ao longo dos últimos anos, porém, não foi isso o que aconteceu. A Beneamata venceu nove dos 11 jogos mais recentes contra os friulanos, inclusive sem sofrer gols nos cinco mais recentes. Também passou incólume nas sete derradeiras visitas à Dacia Arena, com seis vitórias e um empate.
Neste campeonato, a Inter também tem um desempenho consistente. Na última rodada, por exemplo, teve uma excelente atuação contra a Juventus e consolidou o seu bom momento na Serie A – competição em que conta com oito triunfos nas 10 partidas mais recentes. Outros números reconfortantes para os nerazzurri são a média de pontos somados por Conte (2,18 por jogo, igual à de Mourinho) e o de gols que levam a equipe ao posto de segundo ataque mais positivo da Europa no momento – 45, três a menos que o do Bayern de Munique. A Udinese, por outro lado, vive uma crise de resultados: acumula oito compromissos sem vencer. Por isso, o técnico Gotti tem o cargo ameaçado.
Domingo, 24/1, 11h
Verona x Napoli
O duelo entre veroneses e napolitanos não é um clássico, mas é cercado de rivalidade entre nortistas e sulistas. Dessa vez, a partida também colocará frente a frente as duas melhores defesas do campeonato, com 17 e 16 gols sofridos, respectivamente. O Napoli, com uma partida a menos, também tem o terceiro melhor ataque da competição, com 40 gols, e visa os 42 tentos – seu recorde num primeiro turno.
Na última rodada, o Napoli goleou a Fiorentina por 6 a 0, enquanto o Verona perdeu para o Bologna por 1 a 0. Essa disparidade de resultados no último fim de semana se verifica também no histórico recente do confronto: os azzurri venceram os seis últimos e sofreram apenas um gol nesse período. Um retrospecto que tende a se manter por conta da fase do jogador mais desequilibrante que estará em campo: Insigne. O capitão napolitano marcou nove gols nesta Serie A (seu melhor desempenho num primeiro turno) e, na carreira, já balançou as redes três vezes contra o Hellas.
Demais partidas
Sexta, 22/1, 16h45
Benevento x Torino
Sábado, 23/1, 11h
Roma x Spezia
Sábado, 23/1, 16h45
Fiorentina x Crotone
Domingo, 24/1, 8h30
Juventus x Bologna
Domingo, 24/1, 11h
Genoa x Cagliari
Domingo, 24/1, 14h
Lazio x Sassuolo
Domingo, 24/1, 16h45
Parma x Sampdoria