Serie A

Milan e Inter disputam o simbólico título de inverno na 19ª rodada da Serie A

Entre sexta e domingo, a Serie A realizará a sua última rodada do primeiro turno. No sábado, simultaneamente, a partir das 14 horas, acontecem as partidas mais importantes do fim de semana: aquelas que definirão o ocupante da liderança e o dono do título simbólico de campeão de inverno.

Atual primeiro colocado, um Milan cheio de desfalques recebe a dura Atalanta em San Siro, enquanto a Inter visita a Udinese no Friuli. Se pontuar ou ver a sua rival tropeçar, o time rossonero terminará a rodada na frente e poderá celebrar o feito invernal. Vale lembrar que, na última década, apenas o Napoli de 2015-16 concluiu o primeiro turno na liderança e não ficou com o título italiano. Confira a prévia da jornada.

O jogão

Sábado, 23/1, 14h

Milan x Atalanta

Se pudesse escolher um momento para não ter um desfalque sequer, o Milan certamente teria uma lista de opções com os clássicos, claro, e também o duelo contra a Atalanta. Afinal, a Dea não perde para os rossoneri em San Siro desde janeiro de 2014, venceu seis dos 10 últimos duelos contra o Diavolo e é a adversária que os milanistas menos venceram no período citado. Por isso, as sete ausências dos mandantes, em oposição ao time quase completo dos visitantes, constituem em um complicador que Pioli terá de administrar.

Sem Romagnoli, Hernandez, Bennacer, Çalhanoglu e Rebic, o treinador rubro-negro terá de contar com o melhor Ibrahimovic para superar o carrasco e, de quebra, atingir um recorde: o time milanês tem 13 vitórias no primeiro turno e apenas uma outra vez (em 1950-51, quando foi campeão), chegou a 14 triunfos na metade inicial da Serie A. Só que a Atalanta conta com Ilicic, que já fez cinco gols contra o Milan na carreira e que, nos cinco duelos mais recentes contra o Diavolo, participou de seis tentos – três de sua autoria e três assistências.

A Dea também busca um feito histórico nesta rodada. Se vencer no Giuseppe Meazza, chegará a 36 pontos, um a mais do do que obteve em 2016-17 e 2019-20. Nessas temporadas, já sob o comando de Gasperini, a equipe bergamasca teve os seus melhores desempenhos num primeiro turno.

Prováveis escalações

Milan: Donnarumma; Calabria, Kalulu, Musacchio, Dalot; Kessié, Tonali; Castillejo, Díaz, Hauge; Ibrahimovic.

Atalanta: Gollini; Rafael Toloi, Romero, Djimsiti; Hateboer, De Roon, Freuler, Gosens; Pessina; Ilicic, Zapata.

Fique de olho

Sábado, 23/1, 14h

Udinese x Inter

Houve um tempo em que a Udinese se comportava como um verdadeiro carrasco para a Inter. Ao longo dos últimos anos, porém, não foi isso o que aconteceu. A Beneamata venceu nove dos 11 jogos mais recentes contra os friulanos, inclusive sem sofrer gols nos cinco mais recentes. Também passou incólume nas sete derradeiras visitas à Dacia Arena, com seis vitórias e um empate.

Neste campeonato, a Inter também tem um desempenho consistente. Na última rodada, por exemplo, teve uma excelente atuação contra a Juventus e consolidou o seu bom momento na Serie A – competição em que conta com oito triunfos nas 10 partidas mais recentes. Outros números reconfortantes para os nerazzurri são a média de pontos somados por Conte (2,18 por jogo, igual à de Mourinho) e o de gols que levam a equipe ao posto de segundo ataque mais positivo da Europa no momento – 45, três a menos que o do Bayern Munique. A Udinese, por outro lado, vive uma crise de resultados: acumula oito compromissos sem vencer. Por isso, o técnico Gotti tem o cargo ameaçado.

Com Barella e Lukaku em grande momento, Inter visita a Udinese (Getty)

Domingo, 24/1, 11h

Verona x Napoli

O duelo entre veroneses e napolitanos não é um clássico, mas é cercado de rivalidade entre nortistas e sulistas. Dessa vez, a partida também colocará frente a frente as duas melhores defesas do campeonato, com 17 e 16 gols sofridos, respectivamente. O Napoli, com uma partida a menos, também tem o terceiro melhor ataque da competição, com 40 gols, e visa os 42 tentos – seu recorde num primeiro turno.

Na última rodada, o Napoli goleou a Fiorentina por 6 a 0, enquanto o Verona perdeu para o Bologna por 1 a 0. Essa disparidade de resultados no último fim de semana se verifica também no histórico recente do confronto: os azzurri venceram os seis últimos e sofreram apenas um gol nesse período. Um retrospecto que tende a se manter por conta da fase do jogador mais desequilibrante que estará em campo: Insigne. O capitão napolitano marcou nove gols nesta Serie A (seu melhor desempenho num primeiro turno) e, na carreira, já balançou as redes três vezes contra o Hellas.

Demais partidas

Sexta, 22/1, 16h45
Benevento x Torino

Sábado, 23/1, 11h
Roma x Spezia

Sábado, 23/1, 16h45
Fiorentina x Crotone

Domingo, 24/1, 8h30
Juventus x Bologna

Domingo, 24/1, 11h
Genoa x Cagliari

Domingo, 24/1, 14h
Lazio x Sassuolo

Domingo, 24/1, 16h45
Parma x Sampdoria

Compartilhe!

Deixe um comentário