Liga Europa

A Roma venceu com autoridade e a Lazio passou por vexame histórico na Europa League

Assim como na primeira rodada da Liga Europa, Roma e Lazio tiveram resultados bem distintos em seus jogos. Dessa vez, porém, com sinais trocados. Enquanto a equipe giallorossa se recuperou da derrota para o Ludogorets na estreia, graças a um triunfo sólido sobre o HJK Helsinki, os celestes nem de longe pareceram os mesmos que atropelaram o Feyenoord. A goleada sofrida para o Midtjylland deixa Maurizio Sarri e companhia em alerta. Confira tudo na nossa análise.

Roma 3-0 HJK Helsinki

A Roma recebeu os finlandeses do HJK Helsinki pelo Grupo C da Europa League e não decepcionou, vencendo por 3 a 0. Com 3 pontos na chave, a Loba volta a campo no dia 6 de outubro jogando em casa contra o Betis, que venceu o Ludogorets por 3 a 2 e lidera. Os búlgaros, que triunfaram sobre os italianos no confronto direto, estão na segunda posição.

Logo no início da partida, a Roma ganhou um presentão do HJK. Aos 14 minutos, após recuada errada da equipe visitante, o zagueiro Tenho fez falta em Belotti e recebeu o cartão vermelho direto, por conta da ocasião clara e manifesta de gol. Com um a menos, o time de Helsinki se fechou ainda mais. Apesar disso, acertou a trave com uma cabeçada de Hoskonen, aos 26.

Sem muita criatividade, a Roma teve dificuldades para vencer a zaga finlandesa. Nas melhores chances, Hazard espalmou um chute forte de Cristante, que arriscou um petardo de fora da área; em seguida, no escanteio, o próprio camisa 4 giallorosso deu uma casquinha no primeiro pau e Belotti, sozinho, cabeceou para fora.

Na segunda etapa, José Mourinho promoveu a entrada de Dybala no lugar de Viña, deixando o time mais ofensivo, e logo colheu frutos. Aos 47 minutos, Spinazzola achou Pellegrini, que ajeitou para o craque argentino bater de primeira, rasteiro e no canto, sem chances para o arqueiro Hazard. Na sequência, a equipe capitolina ampliou o marcador noutra jogada pela esquerda. Aos 49, Zaniolo recebeu passe em profundidade de Matic e passou para o centro da área. A bola desviou num zagueiro, tocou na barriga de Pellegrini e entrou.

A Loba comandava todas as ações do jogo e, mesmo sem forçar tanto, foi trabalhando para ampliar o placar. Aos 60 minutos, Dybala deu uma linda enfiada de bola para Zaniolo, que chutou para fora; na sequência, foi a vez de Belotti parar em Hazard e, aos 65, o norte-irlandês trabalhou novamente, numa bomba de Matic.

Foi apenas aos 67 que, a pressão da Roma se concretizou. Zaniolo recebeu na linha de fundo e achou Belotti, que só escorou para coroar sua boa atuação e marcar o seu primeiro gol com a camisa giallorossa. Dali em diante, a equipe italiana continuou a criar, mas em ritmo mais lento, e se contentou com a vitória por 3 a 0.

Luis Alberto e a Lazio não brilharam na Dinamarca (Getty)

Midtjylland 5-1 Lazio

A Lazio foi até a Dinamarca encarar o Midtjylland e sofreu uma derrota das mais vexatórias da sua história em competições europeias. Desde 2000, quando perdeu por 5 a 2 para o Valencia, nas quartas de final da Champions League, a equipe celeste não levava cinco gols num torneio continental. Dessa vez, foi goleada por um time bem inferior, no papel.

O time dos brasileiros Evander, Paulinho, Juninho, Charles e Júnior Brumado não teve pena da Lazio. Com grande volume de jogo desde o início, chegou ao primeiro gol aos 25 minutos, depois que Isaksen enfiou um balaço no travessão e desorganizou a defesa italiana. A jogada continuou e, após erro de chute de Evander, Paulinho dominou e completou, abrindo o placar. No lance seguinte, Dreyer tentou acionar Isaksen, mas errou o passe. No entanto, Gila escorregou e deixou Kaba livre para ampliar.

Insaciável, o Midtjylland continuou a atacar e teve as melhores oportunidades no restante da etapa inicial saídas dos pés de Evander. Já a Lazio só incomodou o goleiro Lössl com um chute de Felipe Anderson. Sarri tentou voltar com a mesma formação para o segundo tempo, mas Cataldi cometeu pênalti sobre Isaksen e o ex-meia do Vasco converteu. A vitória estava próxima dos dinamarqueses.

Após o terceiro gol, Sarri lançou Milinkovic-Savic, Cancellieri e Marusic nos lugares de Vecino, Pedro e Radu. De imediato, o craque sérvio descontou para a Lazio, após um chute desviado na defesa. No entanto, o recém-entrado lateral montenegrino estragou a reação: foi entortado por Isaksen e cometeu mais um pênalti. Evander parou em Provedel, mas o ponta dinamarquês, endiabrado, finalmente conseguiu marcar o seu. Aos 71 minutos, o meia revelado pelo Vasco apareceu com uma assistência. Cruzou na área e o capitão Sviatchenko apareceu para dar números finais à peleja.

Para a Lazio, a goleada para o Midtjylland acendeu o sinal de alerta: sua defesa reserva não aparenta ser confiável. Gila já havia falhado na estreia e voltou a cometer erros em profusão na segunda partida pela Liga Europa. Agora, Sarri terá de corrigir problemas pensando na visita ao Sturm Graz, na próxima rodada do torneio. O time austríaco também foi massacrado, num sonoro 6 a 0 para o Feyenoord. No fim das contas, todos os integrantes do Grupo F têm três pontos.

Compartilhe!

Deixe um comentário