Não foi desta vez que a Lazio conseguiu vencer o Atlético de Madrid. Jogando na casa dos adversários, os italianos foram completamente dominados pela equipe colchonera na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com show de Griezmann e um golaço do brasileiro Samuel Lino, o Atleti venceu por 2 a 0 e fechou esta etapa como líder da chave, mantendo os celestes – que já estavam classificados para as oitavas de final – na segunda posição. Isso deve complicar a vida dos aquilotti no sorteio do mata-mata.
As escalações dos dois times não tiveram muitas alterações em relação ao que Diego Simeone e Maurizio Sarri costumam mandar a campo – com a exceção de Morata começando no banco, pelo Atleti. Porém, o momento dos dois times não podia ser mais oposto. Os espanhóis estão voando baixo em 2023: ocupam a terceira posição de La Liga e lideravam o Grupo E na Champions League, embalados pela espetacular temporada de seu principal craque, Griezmann. Do outro lado, a Lazio está cercada de incógnitas.
A equipe capitolina vive um turbilhão dentro e fora de campo. Nos gramados, tem oscilado bastante nas competições que disputa: por exemplo, é a nona colocada da Serie A e garantiu sua classificação às oitavas da Champions League graças a vários pontos obtidos em retas finais de jogos. Na parte externa ao futebol, os problemas são outros. Na última semana, Sarri declarou que a equipe só conseguiu o vice-campeonato italiano da última temporada porque os adversários “se concentraram mais” nos torneios europeus do que no campeonato e que o elenco não estava à altura do feito. A Lazio foi para a Espanha com uma bomba nos bastidores e isso certamente não contribuiu para a atuação no Metropolitano.
Para o desespero da torcida laziale, quem começou com tudo foram os donos da casa – e eles não demoraram muito para abrirem o placar. Aos 6 minutos, Griezmann recebeu um belo passe do brasileiro Samuel Lino na marca do pênalti e, sozinho, bateu para o fundo da rede. Este foi o gol de número 171 do francês, que está agora a dois de empatar com Luis Aragonés como o maior artilheiro da história do Atlético de Madrid. Um exemplo da fase espetacular que o atacante vive.
A Lazio tentou reagir, mas sem muito sucesso. A melhor chance apareceu quando Luis Alberto driblou a zaga rival e deixou a bola limpa para Immobile, que não conseguiu finalizar direito. Depois, o Atleti voltou a atacar e chegou a marcar de novo. Porém, o gol de Hermoso foi anulado após intervenção do VAR, que verificou que Samuel Lino estava em posição de impedimento, atrapalhando a visão de Provedel. O jovem brasileiro ainda arriscaria um chute de fora antes do final do primeiro tempo.
Foi no início do segundo tempo que Lino se consagrou. Aos 51 minutos, ou seja, novamente no sexto de uma das etapas, o brasileiro recebeu o cruzamento e tentou ajeitar para Depay. A defesa da Lazio acabou afastando mal e a bola voltou para o lateral-esquerdo, que encheu o pé e balançou as redes para os colchoneros.
Depois do segundo gol, a Lazio, dominada em todo o duelo, não conseguiu mais reagir. O Atlético de Madrid, na verdade, quase ampliou. Aos 74 minutos, Depay cobrou falta a partir da meia-lua e o goleiro Provedel deu rebote para Morata, que desperdiçou uma chance clara ao arrematar para fora. O inacreditável tento perdido seria o último suspiro de emoção do jogo.
Assim, a disputa do Grupo E foi concluída com a liderança absoluta do Atlético de Madrid, que fez 14 pontos. A Lazio, mesmo com o jogo pobre, ficou com a outra vaga para a fase de mata-mata devido aos 10 feitos – o Feyenoord (6) terminou transferido à Liga Europa e o Celtic (4), eliminado. A segunda posição não dá muitas esperanças de sobrevivência à equipe italiana, já que são enormes as chances de enfrentar um adversário duríssimo nas oitavas: Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Arsenal, Barcelona, Borussia Dortmund e Real Sociedad são as opções.