Liga Europa

O Bologna venceu o Maccabi Tel Aviv e jogará os playoffs da Europa League

O Bologna foi a campo pela última rodada da fase de liga da Europa League com chances reais de conseguir uma vaga direta às oitavas de final. Dependia de um triunfo diante do modesto Maccabi Tel Aviv, de Israel, além de uma combinação de resultados que acabaram não se confirmando. Os italianos fizeram sua parte: uma vitória incontestável por 3 a 0, no campo neutro de Backa Topola, na Sérvia, que recolocou a equipe no caminho dos bons resultados e encerrou de forma positiva a primeira etapa da campanha continental.

Sem promover grandes alterações na escalação de seu time, Vincenzo Italiano mandou Skorupski para a meta, e o goleiro foi protegido por Zortea, Vitík, Casale e Miranda. A dupla de volantes foi formada por Freuler e Moro; mais à frente, Orsolini, Ferguson e Rowe formaram o tridente de apoio a Castro. O Bologna iniciou o confronto contra o lanterna do torneio, que marcara apenas dois gols, e o susto vivido diante do Celtic não voltou a se repetir. Os minutos iniciais já indicavam como o duelo seria tranquilo para o lado italiano. Logo aos 3, Orsolini recebeu cruzamento de Zortea e finalizou sem precisão, ainda assim levando perigo. Pouco depois, foi a vez de o lateral arriscar de canhota, com a bola passando ao lado da baliza.

Desde o início, os alas rossoblù atuavam quase como pontas na TSC Arena: Orsolini e Rowe invadiam a área enquanto Zortea e Miranda alcançavam a linha de fundo para cruzar, estratégia que se mostrou eficiente, mesmo com a defesa do Maccabi Tel Aviv formada por quase todos os seus jogadores de linha. Em uma dessas escapadas, aos 18 minutos, Miranda cruzou para Orsolini, que conseguiu cabecear para as redes, mas estava em posição irregular.

No primeiro tempo, Rowe abriu o placar para os italianos (Arquivo/Bologna FC)

Moro, pouco depois, em cobrança de falta, viu a bola desviar na barreira e ainda assim passar perto, porém por cima do gol. No escanteio gerado por esse lance, a pelota voltou a chegar em Orsolini dentro da área, e ele finalizou para fora, novamente em impedimento. Dez minutos depois, o Maccabi Tel Aviv respondeu com perigo graças a Ben Harush que, após boa subida ao ataque, recebeu passe preciso de Sissokho. Livre pelo lado direito da área, o camisa 21 mandou a bola para fora, muito próxima à trave de Skorupski.

Os italianos passaram a ser mais incisivos a partir dos 30 minutos – afinal, além do resultado positivo, buscavam um saldo de gols robusto contra a pior defesa da competição. Aos 35, após uma longa e consciente troca de passes, Moro finalizou de fora da área; o goleiro Melika rebateu – em um de seus raros erros na partida – e, livre de marcação, Rowe apareceu para, enfim, abrir o placar na Sérvia. Pouco depois, quase saiu o segundo: Orsolini recebeu novo cruzamento, ajeitou para dentro e chutou contra a defesa; no rebote, Castro arriscou da entrada da área e viu o arqueiro israelense operar outra boa intervenção.

O Maccabi não se abalou e seguiu tentando. Andrade recebeu passe, novamente de Sissokho, e repetiu o lance protagonizado por Ben Harush mais cedo, agora pelo lado esquerdo da área. Conseguiu deslocar Skorupski, mas, mais uma vez, sem a precisão necessária. Nos acréscimos do primeiro tempo, Melika foi decisivo para manter a desvantagem mínima do Bologna, primeiro em tentativa de Rowe, que entrou sem dificuldades na área para finalizar, e, na sequência, em outro chute de Castro. Apesar do controle no meio-campo, o Bologna mostrou alguma dificuldade para sair jogando desde a defesa, o que proporcionou algumas oportunidades valiosas aos mandantes.

Na volta do intervalo, o Maccabi Tel Aviv começou pressionando e conquistou um escanteio logo em seu primeiro lance. Contudo, com apenas dois minutos de bola rolando na etapa complementar, Orsolini se redimiu do impedimento anterior: recebeu passe em profundidade na área, driblou dois marcadores e finalizou de canhota, esfriando completamente o ímpeto inicial dos lanternas. Não demorou para Italiano promover alterações, com o duelo já sob controle. Aos 52, Bernardeschi entrou no lugar de Rowe.

O Bologna não reduziu o ímpeto na etapa final e construiu placar elástico na Sérvia (Ansa)

Após o segundo gol, o Maccabi Tel Aviv perdeu intensidade, e o Bologna passou a administrar a posse no campo ofensivo, sem grande ímpeto. Ainda assim, quando avançava, conseguia chegar com perigo, sempre esbarrando nas defesas de Melika, que fazia uma grande atuação. A partida ganhou novo fôlego quando Dallinga e Cambiaghi entraram nos lugares de Castro e Orsolini, aos 70 minutos. Pouco depois, os italianos voltaram a atacar. Zortea, muito ativo na construção ofensiva, caiu dentro da área após passar por dois marcadores; inicialmente, o árbitro Goga Kikacheishvili assinalou o pênalti, que acabou anulado após intervenção do VAR.

Com o confronto se encaminhando para o fim, Odgaard e Pobega também foram acionados, substituindo Ferguson e Moro. Dallinga e Miranda ainda tiveram boas oportunidades para ampliar o marcador, mas quem realmente se destacou foi Melika, citado em diversas ocasiões, e que de fato evitou um placar ainda mais elástico. Ainda assim, o Bologna não deixou de insistir e, já nos acréscimos, Cambiaghi serviu Pobega, que havia acabado de entrar, para dar números finais à fase de liga dos italianos. A equipe chegou a figurar momentaneamente entre os classificados diretos às oitavas, mas a vitória do Genk e o empate da Roma empurraram os campeões da Coppa Italia para a 10ª colocação.

A tranquila vitória dos petroniani selou a melhor campanha do clube em grandes competições europeias desde o fim da década de 1990. Na fase de liga, foram 15 pontos, com quatro triunfos, três empates e apenas uma derrota, sofrida diante do Aston Villa na estreia do torneio.

Nos playoffs, os emilianos enfrentarão Dinamo Zagreb ou Brann. Vale destacar que o time norueguês foi enfrentado pelos rossoblù nesta edição do torneio, em confronto que terminou em um empate sem gols – e foi catalisador para a contratação do zagueiro Helland. Os emparelhamentos serão conhecidos nesta sexta-feira, 30, e estão previstos para os dias 19 e 26 de fevereiro. Antes disso, no cenário nacional, o Bologna receberá o Milan em um confronto duríssimo pela Serie A e, no dia 11 de fevereiro, enfrentará a Lazio pela Coppa Italia.

Compartilhe!

Deixe um comentário