Liga Europa

Outra vez, Itália contra Inglaterra

Na manhã desta sexta-feira foram decididos os confrontos para as oitavas-de-final da Liga.
Para chegar ao título, os italianos tem que passar pelos carrascos ingleses (Getty Images)

 

Na temporada passada, o sorteio que definiu os confrontos de oitavas-de-final da Liga dos Campeões reservou um difícil caminho para os times italianos: Inter x Manchester, Juve x Chelsea e Roma x Arsenal, em três confrontos Itália contra Inglaterra. Os ingleses venceram todas, eliminando a chance de algum italiano ser campeão europeu, já na primeira fase do mata-mata.

Dessa vez, não foi muito diferente. Os confrontos com a Inglaterra continuam assombrando os clubes da bota e podem encerrar a participação dos times de Milão já no dia 17 de março (data dos jogos de volta). Isso porque a sempre azarada Inter pega o Chelsea, no reencontro de Mourinho com os Blues, e o Milan enfrenta o Manchester United, levando Beckham de volta ao Old Traford.

Quem pode levar adiante a campanha italiana na Liga é a surpreendente Fiorentina, que entrou desacreditada, por causa do difícil grupo, e passou em primeiro lugar, com direito a vitória sobre o Liverpool, na Inglaterra. Os viola enfrentam o Bayern de Munique, carrasco da Juve na fase de grupos.

Pela primeira vez, os confrontos de oitavas-de-final vão se estender por quatro semanas. Os jogos de ida ocorrem nos dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro e os de volta nos dias 9, 10, 16 e 17 de março. Ainda não foram definidos quais times jogam em cada data.

Até lá, Mourinho tem que dar mais consistência a seu time, que ainda mostra muita irregularidade fora da Serie A, para enfrentar o poderoso Chelsea de Carlo Ancelotti, que exibe, talvez, o melhor futebol na Europa, até agora. O reencontro do técnico português com os blues acontece primeiro em Milão e o jogo decisivo fica para o Stamford Bridge, que poucos conhecem tão bem quanto o Special One.

Ao mesmo tempo, o Milan de Leonardo tem que continuar na curva ascendente em que está, para eliminar o Manchester, já enfraquecido em relação a temporada anterior. Nesse jogo, o reencontro fica por conta de Beckham, que estará de volta ao clube rossonero em janeiro e, portanto, enfrentará o time que o revelou, em Old Traford.

Já a Fiorentina, como era esperado, teve uma situação mais confortável no sorteio. Os possíveis adversários eram mais fracos do que os de Inter e Milan, graças à boa campanha na primeira fase. Quando a bolinha do Bayern de Munique foi a sorteada para enfrentar os viola, o confronto ficou um pouco mais interessante, pela questão do coeficiente UEFA, que tem Itália e Alemanha brigando pelo terceiro lugar no ranking. O time de Florença decide a vaga em casa.

Liga Europa
O grande duelo desta primeira fase eliminatória da competição ficou por conta de Ajax e Juve. Os dois são campeões das Liga dos Campeões e já se enfrentaram em duas finais da competição (1972/73 e 1995/96), com uma vitória pra cada lado. Agora, jogam por uma vaga nas oitavas de final do torneio menor. A primeira partida é na Holanda. Uma eliminação já nesta fase, poderia manchar de vez a passagem de Ciro Ferrara pelo banco bianconero. Se passar, tem um jogo aparentemente mais fácil, nas oitavas, contra Fullham ou Shaktar Donetsk.

.
Quem terá jogo fácil nas oitavas também é a Roma, que, se vencer o Panathinaikos, pega Standard Liege ou Salzburg, tendo grandes chances de ir longe na competição. A Roma também decide a vaga em casa e tem na Liga Europa a grande esperança de título na temporada. Os jogos da primeira fase eliminatória estão marcados para 18 e 25 de fevereiro.
Compartilhe!

Deixe um comentário