Serie A

28ª rodada: Folia rossonera!

Gattuso puxa seus companheiros para comemorar vitória com seu gol: o volante foi responsável por garantir a folia rossonera no carnaval (AP Photo)

A chegada do carnaval trouxe também a abertura da 28ª rodada do campeonato italiano, que começou já na sexta-feira com a Roma entrando em campo. E se os giallorossi não vão muito bem no quesito evolução, contaram com a sorte para conseguir mais uma vitória no torneio, sacramentando de vez seu lugar entre os times que disputam uma vaga nas ligas europeias. Mas foi apenas no sábado que os holofotes realmente acenderam para deixar passar o clássico entre Juventus e Milan. Valendo a manutenção rossonera na ponta, o duelo teve pitadas de drama para a Velha Senhora, que com a derrota em casa fica cada vez mais longe de um lugar na Europa na próxima temporada. Nota 10 para o Milan, que no ritmo do carnaval vai ficando cada vez mais perto de conquistar um scudetto que não chega há sete anos.

Juventus 0-1 Milan

Ao longo da semana as provocações aconteceram de modo velado, com Luigi Del Neri fazendo questão de recordar a vitória bianconera em pleno San Siro na partida válida pelo primeiro turno. E a postura do treinador refletiu na colocação de seus comandados dentro de campo, com a Juve tomando conta das ações iniciais, se colocando sempre de forma muito ofensiva. Ao Milan coube a missão de ter paciência. Sem Robinho, no banco, e Alexandre Pato, com febre, o time de Milão pouco criou ao longo do primeiro tempo, tendo suas melhores oportunidades sempre vindas dos pés do trio formado por Ibrahimovic, Boateng e Cassano.

O marasmo da primeira etapa foi transformado nos 45 minutos finais, quando os rossoneri passaram a tomar conta da partida, agredindo mais os donos da casa, já afetados pela falta de criatividade de seu meio-campo e a ineficácia de seu ataque. Todo o equilíbrio registrado até então foi por água abaixo quando Gattuso acertou belo chute e abriu o placar para o Milan. O volante, que não marcava na Serie A desde 2008, sacramentou, então, a vitória dos visitantes, revertendo o resultado ruim do primeiro turno. O clima de confiança no título cada vez mais próximo tomou conta dos jogadores após a partida. Gattuso, o mestre da bateria rossonera neste carnaval, era o retrato perfeito de um time que está com cada vez mais cara de campeão. Na Juventus, a demissão de Del Neri está em pauta. Mesmo que não caia agora, é praticamente impossível que o friulano comande o time na próxima temporada.

Lecce 1-2 Roma

No primeiro jogo da rodada, a Roma animou seus torcedores em meio à folia com mais uma vitória sob o comando de Vincenzo Montella – a segunda em três partidas disputadas. Sem conseguir brigar pelo scudetto, o time da capital se contenta agora em cravar um lugar nas competições europeias de 2011-12 – se possível, na Liga dos Campeões. A missão diante do Lecce, porém, não foi nada fácil. Atuando contra um time muito inferior, os giallorossi apresentaram problemas antigos e não conseguiram dominar a partida como se esperava. A tensão que tomava conta dos romanistas só foi deixada de lado aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Vucinic abriu o placar. O montenegrino, em respeito ao seu ex-clube, sequer comemorou seu tento.

Com a dianteira no placar, a Roma se recolheu à defesa, contente com a vitória pelo placar mínimo. A postura defensiva funcionou em boa parte da segunda etapa, com o Lecce preso à marcação, sem muita criatividade e quase nenhuma chegada. O futebol, porém, puniu a Roma nos minutos finais do jogo. Com 15 minutos faltando para o apito final, Giacomazzi subiu mais alto do que a zaga capitolina e empatou, de cabeça. O desespero, então, tomou conta da equipe da capital, que partiu com tudo para voltar à frente na partida. De tanto tentar, a Roma conseguiu. Jogando contra o relógio o time teve pênalti marcado a seu favor no último minuto do duelo, após a zaga desviar com a mão cabeçada de Borriello. Pizarro, com calma, cobrou e sacramentou o suado placar final.

Para resultados, escalações, classificação e estatísticas da 28ª rodada, clique aqui.

Para relembrar a 27ª rodada, clique aqui, aqui e aqui.

Compartilhe!

Deixe um comentário