Serie A

4ª rodada: O matador de velhinhas

Icardi marcou contra sua vítima favorita e fez a Inter quebrar jejum contra a Juve (LaPresse)

Em 2004, quando fizeram o satírico filme “Os matadores de velhinhas”, os irmãos Joel e Ethan Coen jamais poderiam imaginariam que inspirariam o título de uma crônica esportiva. Pois bem, um dos maiores clássicos do futebol italiano, o Derby d’Italia, disputado entre as gigantes Inter e Juventus, teve um personagem que permitiu explorarmos este potencial: Mauro Icardi, a peça fundamental para dar a vitória e um pouco de renovação de moral aos nerazzurri – sem falar na liderança, que caiu no colo do Napoli. Acompanhe o resumo da rodada, que ainda teve um importante partida entre Fiorentina e Roma e vitórias do novo líder, do Milan, da Lazio e do Sassuolo.

Inter 2-1 Juventus
Icardi (Banega), Perisic (Icardi) | Lichtsteiner (Alex Sandro)

Tops: Icardi e João Mário (Inter) | Flops: Asamoah e Mandzukic (Juventus)

Há tempos o jogo que mexe com toda a Itália não era tão equilibrado. A supremacia da Juventus nos últimos anos coincidiu com a decadência da Inter, um time que tem prometido renascer após o investimento do grupo chinês Suning. Um bom passo para que isso possa acontecer foi a vitória sobre a grande rival, justamente em um momento de muita contestação – vale lembrar que os nerazzurri deram vexame na quinta, contra o Hapoel Be’er Sheva. Desde 2012 a Beneamata não batia a Velha Senhora pela Serie A e desde 2010 não a vencia em casa. E, em todo este período, não conseguiu ser páreo à pentacampeã, muito menos demonstrar superioridade. Palmas para De Boer, que organizou o time a partir de João Mário e Banega.

Porém, a equipe de Milão precisava de algo mais que uma equipe arrumada para superar o jejum. Era necessário uma espécie de exorcista, um especialista em fulminar a Juventus. Icardi, que tem na Velha Senhora a sua vítima preferida (são sete gols sobre os bianconeri), fez uma de suas melhores partidas com a camisa interista: o capitão se movimentou muito, buscou jogo fora da área, acertou a trave e foi o artífice da virada da Inter. Graças ao artilheiro, a equipe surpreendeu e não sentiu o gol de Lichtsteiner, que balançou as redes aproveitando a deficiência do time da casa nas laterais, justo em um momento em que a Beneamata era melhor. A resposta imediata de Icardi, que marcou de cabeça, foi apenas o prelúdio para sua belíssima assistência de trivela para o gol de Perisic, que definiu o Derby d’Italia e tirou a invencibilidade juventina.

Fiorentina 1-0 Roma
Badelj (Tomovic)

Tops: Badelj (Fiorentina) e Strootman (Roma) | Flops: Kalinic (Fiorentina) e Perotti (Roma)

Nas últimas temporadas, Fiorentina e Roma apresentaram futebol bastante agradável, entre os mais bem jogados da Itália. Por isso, quem esperava que a partida entre as duas equipes fosse exuberante, se decepcionou: faltou criatividade e intensidade tanto para os comandados de Paulo Sousa quanto para os de Spalletti.

O time visitante teve mais a bola e a manteve no campo de ataque, mas a noite apagada de Bruno Peres, Perotti, Salah e Dzeko contribuiu para que a Roma pouco ameaçasse Tatarusanu – o fez só no final, após a entrada de Totti, graças a um chute na trave de Nainggolan. Muito sólida no meio-campo, graças às boas atuações de Badelj e Sánchez, a viola controlou o ímpeto romano e tentou marcar com Milic e Kalinic, mas Szczesny estava bem colocado para defender. Já nos minutos finais, polêmica: Badelj arriscou de fora da área e acertou o canto do arqueiro polonês, mas o gol poderia ter sido anulado pelo impedimento de Kalinic, que estava na trajetória da bola.

Napoli 3-1 Bologna
Callejón (Insigne), Milik (Hamsík), Milik | Verdi

Tops: Milik e Callejón (Napoli) | Flops: Krafth e Gastaldello (Bologna)

Higuaín? Milik já tem mais gols do que jogos com a camisa do Napoli e faz a torcida ter mais facilidade para esquecer o Pipita. Com seis gols em cinco jogos – quatro na Serie A – o polonês saiu do banco para decidir a partida para os azzurri. O domínio total do Napoli sobre o Bologna no primeiro tempo, graças à ótima interação entre Zielinski, Hamsík, Callejón e Insigne, resultou em um gol prematuro, marcado pelo atacante espanhol após uma inversão de jogo do baixinho napolitano. Embora os partenopei tivessem criado o suficiente para ampliar o placar ainda antes do intervalo, uma falha de Reina permitiu o empate bolonhês nos primeiros minutos da segunda etapa – foi aí que Milik apareceu e tranquilizou a torcida no San Paolo, anotando um deles com o primeiro toque na bola e outro em muito oportunismo. Com os resultados, o Napoli termina a 4ª rodada na liderança da Serie A, com 10 pontos.

Sampdoria 0-1 Milan

Bacca (Suso)

Tops: Muriel (Sampdoria) e Bacca (Milan) | Flops: Skriniar (Sampdoria) e Bonaventura (Milan)

Aquela que poderia ser a primeira crise de bastidores do Milan foi resolvida dentro de campo. Para a visita a seu antigo time, o técnico Montella decidiu barrar Bacca (considerado pouco participativo) e deu uma chance como titular a Lapadula, artilheiro da última Serie B. Não deu certo: apagado em campo, muito por causa da má partida de Bonaventura, o ítalo-peruano foi substituído no segundo tempo pelo seu concorrente e viu ele colocar fogo no jogo. Bacca entrou acertando uma bola na trave, logo respondida pelo compatriota Muriel, que também balançou o poste, com um chute rasteiro. A Sampdoria, que teve dois gols bem anulados, acabou cedendo: um erro do jovem Skriniar possibilitou a roubada de bola de Suso, que só ajeitou para que Bacca, no finalzinho, marcasse o gol da segunda vitória milanista no campeonato.

Lazio 3-0 Pescara
Milinkovic-Savic (Felipe Anderson), Radu (Cataldi), Immobile (Keita)

Tops: Immobile (Lazio) e Caprari (Pescara) | Flops: Djordjevic (Lazio) e Memushaj (Pescara)

Quem assistiu só o primeiro tempo de Lazio e Pescara e acabou dando um cochilo ou tendo que sair para um compromisso pode ter dificuldades de assimilar o resultado final da partida. O equilíbrio dos times resultava em um jogo ofensivo e agradável: de um lado, os romanos tiveram uma bola na trave e um gol anulado de Immobile, além de uma incrível chance desperdiçada por Parolo, enquanto a equipe treinada por Oddo (ex-ídolo da Lazio) assustou com Caprari e perdeu pênalti com Memushaj, que cobrou muito mal. No segundo tempo, porém, os aquilotti definiram tudo em nove minutos e após a entrada de Keita. O senegalês substituiu o apagado Djordjevic e pôs fogo no jogo, decidido por dois gols de cabeça, de Milinkovic-Savic e Radu, e um bonito tento de Immobile.

Sassuolo 2-0 Genoa
Politano (pênalti), Defrel (Peluso)

Tops: Consigli e Defrel (Sassuolo) | Flops: Orbán e Pavoletti (Genoa)

Mesmo sem as peças que consagraram o Sassuolo nos últimos anos, o time de Di Francesco mantém o seu padrão. Dias depois de triturar o Athletic Bilbao pela Liga Europa, o time neroverde recebeu o Genoa e mostrou um pouco de cansaço, mas soube resolver o jogo porque se mantém fiel à proposta do treinador. A primeira etapa foi fraca e o time da casa só chegou com perigo com Duncan, que acertou a trave. Depois do intervalo os genoveses voltaram melhores, iluminados por Miguel Veloso, mas Consigli respondeu com boas defesas. Até que, aos 12 minutos, Defrel costurou na área e foi ingenuamente derrubado por Orbán – Politano converteu o pênalti. O francês voltou a incomodar Perin, que também fez um milagre no rebote, em chute de Ricci, e deixou o dele poucos minutos depois, completando cruzamento. As duas equipes estão com 6 pontos.

Cagliari 3-0 Atalanta
Borriello (João Pedro), Sau (Isla), Borriello

Tops: Borriello e Rafael (Cagliari) | Flops: Paloschi e Berisha (Atalanta)

Dia de alegria para o Cagliari desde antes de a partida começar. A torcida homenageou o brasileiro Nenê, estrela do scudetto conquistado em 1970, que faleceu no início do mês, e aplaudiu muito a lenda Riva e outros jogadores daquele time, que estiveram presentes na cerimônia. Dentro de campo, Borriello deu mais um show na temporada – já marcou oito gols, quatro na Serie A – e mostrou como é cruel com os times em que já jogou. Ele, que atuou em oito times diferentes no campeonato, só balançou as redes contra equipes nas quais foi referência. A boa partida defensiva dos sardos, com ótima atuação da dupla Bruno Alves-Ceppitelli, foi suficiente para barrar Kessié, Gómez e Paloschi. Quando teve chance, o artilheiro atalantino desperdiçou pênalti, defendido por Rafael.

Crotone 1-1 Palermo
Trotta (Falcinelli) | Nestorovski (Aleesami)

Tops: Palladino (Crotone) e Aleesami (Palermo) | Flops: Capezzi (Crotone) e Goldaniga (Palermo)

O campeonato nem bem começou, mas esta partida já marcava o confronto de dois futuros desesperados. Crotone e Palermo serão times que brigarão contra o rebaixamento e que já partem tendo de correr atrás do prejuízo: os calabreses somaram seu primeiro ponto na Serie A, ao passo que os palermitanos empataram pela segunda vez no certame. O Crotone – que mais uma vez jogou em Pescara, uma vez que seu estádio ainda está em reforma – saiu na frente depois que uma enfiada de Palladino originou o gol de Trotta, mas o Palermo cresceu no segundo tempo e empatou, com Nestorovski. Resultado justo para uma partida em que os times se equilibraram em seu baixo nível técnico.

Udinese 1-2 Chievo
Zapata (Hallfredsson) | Castro (Pellissier), Cacciatore (Castro)

Tops: Hallfredsson (Udinese) e Castro (Chievo) | Flops: Wagué (Udinese) e Inglese (Chievo)

Almoço indigesto para a Udinese. Jogando em casa, a equipe friulana foi inferior ao Chievo durante toda a partida, mas ainda assim ia conseguindo a vitória até os minutos finais. Apesar das atuações negativas de Théréau e De Paul, os bianconeri abriram o placar aos 25 minutos, quando Zapata aproveitou um cruzamento de Hallfredsson e fulminou, com belo cabeceio. O gol chamou o Chievo para cima, mas Karnezis não efetuou defesas complicadas até a reta final do jogo. Foi aí que um cruzamento de Hetemaj foi desviado por Pellissier e empurrado para as redes por Castro, que empatou o jogo. Os clivensi continuaram com a carga e, no quinto minuto de acréscimo, uma jogada similar acabou com o gol do lateral Cacciatore.

Torino 0-0 Empoli

Tops: Boyé (Torino) e Saponara (Empoli) | Flops: Iago (Torino) e Gilardino (Empoli)

São apenas quatro jogos na Serie A, mas o Torino de Mihajlovic (suspenso e substituído por Lombardo nesta rodada) ainda não engrenou. A equipe grená sentiu muito a falta do artilheiro Belotti nos últimos dois jogos, nos quais conseguiu apenas um pontinho. O primeiro tempo do Toro foi bom, mas a equipe não conseguiu capitalizar as chances criadas em gol: Obi e Boyé pararam em Skorupski e Acquah cabeceou para fora. Após o intervalo, o Toro caiu muito de rendimento por falta de preparo físico, mas o Empoli não conseguiu aproveitar, embora Saponara buscasse jogo. A partida negativa de Gilardino manteve o zero no placar, mas os toscanos se deram por satisfeitos pelo empate.

*Os nomes entre parênteses nos resultados indicam os responsáveis pelas assistências para os gols

Relembre a 3ª rodada aqui.

Confira estatísticas, escalações, artilharia, além da classificação do campeonato, aqui.

Seleção da rodada

Consigli (Sassuolo); Cacciatore (Chievo), Miranda (Inter), Bruno Alves (Cagliari), Radu (Lazio); João Mário (Inter), Badelj (Fiorentina); Borriello (Cagliari), Defrel (Sassuolo), Milik (Napoli); Icardi (Inter). Técnico: Frank De Boer (Inter).

A Liga Serie A disponibiliza os melhores momentos da rodada em seu canal oficial. Veja os melhores momentos dos jogos abaixo.

Compartilhe!

3 comentários

  • Antes de comentar alguns jogos da rodada, desejo fazer um esclarecimento. Dias antes de iniciar cada rodada, todos os times devem enviar à FGIC (federação italiana de futebol) a escalação para o jogo daquela rodada. Mas na 2° rodada o Sassuolo escalou um jogador contra o pescara, no estadio Mapei stadium em Reggio Emmilia (onde o sassuolo manda seus jogos), que nao estava na mencionada lista. Em campo o resultado final foi 2×1 para o sassuolo, mas a FIGC, como punição ao sassuolo, criou e determinou um placar de 3×0 para o pescara. Assim, a classificação oficial (da federação italiana) leva em conta o resultado determinado pela punição (3×0 pescara) e nao resultado de campo (2×1 sassuolo), muito embora varios sites se baseiem no resultado de campo.

  • Numa rodada que foi marcada pela queda de mais dois invictos (Juventus e Roma), o Nápoli mostrou que a soberania da Juventus nunca esteve tão ameaçada. Sim, o time do san paolo conta com um excelente trio formado por insigne (excelente ponta sempre convocado para o time de Ventura,) calejon e milik (centroavante rápido e aguerrido). Este vai fazer a torcida esquecer logo do mercenário Higuain. Não vi incompetência do Bologna, mas sim um super ataque do nápoli (ate porque não é vergonha perder do napoli em seus domínios). No Olimpico de Roma, a Lázio provou que a defesa do chievo verona é muito fraca,principalmente por cima. Um excelente Immobile que mostrou porque é sempre convocado para a squadra nazionale. E a goleada seria maior se Parolo não tivesse perdido sozinho um gol de cabeça. No Giuseppe Meazza a juventus perdeu de virada, mas não decepcionou, pois perdeu para uma reforçada e decisiva Inter em seus domínios. Com Icardi inspiradíssimo, Vimos um Eder limitado, tanto que com sua saída a inter ganhou maior versatilidade e objetividade no ataque. por outro lado, Chiellini continua falhando infantilmente, desta feita, falhou grave e individualmente, motivo pelo qual Icardi chuta no pau direito de Buffon e quase marca. No Luigi Ferraris, um resultado injusto: a sampdoria (que mereceria no minimo o empate) pressionou muito mais, mas esbarrou no excelente arqueiro Donnarruma. por outro lado, não entendo como um tecnico pode deixar um jogador como Bacca no banco. sem criticas a Lapadulla, se Bacca começasse jogando, o resultado para o milan certamente seria mais elástico. No Artemio Franchi, eu esperava a Roma voltar pra casa com pelo menos um ponto na bagagem, mas não é fácil enfrentar uma fiorentina em seus domínios embalada pela apaixonada torcida violeta. Enfim, já podemos sentir que a briga pelo titulo mais uma vez ficará entre juventus e napoli com Inter e roma correndo logo atras. Fiquemos de olho na lazio, que deve sempre frequentar a zona de classificação para a Uefa (4ª e 5ª posições). Já na parte de baixo da tabela,nenhuma novidade no Z4 e nas primeiras posições logo acima, que sempre contará com Pescara, Empoli, Atalanta, Palermo e crotone.

  • Corrigindo: A federação italiana de futebol é a FIGC (Federazione Italiana Gioco Calcio);
    Na verdade não é Z4, mas sim Z3, pois caem apenas três;
    O 4º e 5º colocados garantem vaga na liga Europa, que é a antiga copa da Uefa;
    O chute de Icardi foi na trave esquerda de Buffon e não na direita, como falado antes.

Deixe um comentário