Liga Europa

Dupla romana estreia na Europa com resultados opostos: goleada da Roma e vexame da Lazio

Nesta quinta-feira, 19, Lazio e Roma fizeram suas estreias pela Liga Europa contra adversários que jamais haviam enfrentado. Se os cenários dos romanos eram similares pelo enfrentamento de novidades, os resultados foram completamente opostos: enquanto os giallorossi fizeram uma exibição de gala e golearam o Istanbul Basaksehir, os celestes mostraram muita desorganização defensiva e sofreram uma virada vergonhosa para o modesto Cluj, da Romênia.

O show romanista ficou para o segundo tempo

Roma e Istanbul Basaksehir fizeram uma partida bastante entediante no primeiro tempo, período em que os dois times tiveram muita dificuldades na criação de jogadas. Mesmo sendo tecnicamente inferior, a equipa turco iniciou a partida com uma proposta de jogar de igual para igual com a Roma e até chegou a abrir o placar, mas o gol de Gulbrandsen foi corretamente anulado, por impedimento. Apesar disso, os visitantes concentraram as jogadas pelos lados do campo e agrediram pouquíssimo o time de Paulo Fonseca.

Os giallorossi também trouxeram pouco perigo ao goleiro à meta de Günok, e até mesmo quando conseguiram abrir o placar foi em um lance despretensioso. Spinazzola apareceu pela direita, cruzou na pequena área – onde não havia nenhum romanista –, mas a bola bateu no brasileiro Júnior Caiçara e foi parar na rede.

Toda a emoção da partida estava guardada para a etapa complementar. Zaniolo comandou a goleada romanista e terminou a partida com um gol e duas assistências. O camisa 22 se projetou inúmeras vezes nas costas do lateral-esquerdo Clichy, setor de onde surgiram as melhores ocasiões de gol. E foi exatamente dessa maneira que a Roma ampliou o placar, aos 57 minutos: Zaniolo escapou pela direita, passou com facilidade por Topal e serviu Dzeko, que empurrou para a meta. Poucos minutos mais tarde, Nicolò se aproveitou mais uma vez da falha de posicionamento de Clichy, recebeu sozinho dentro da área e chutou no contrapé do goleiro.

Após abrir três gols de vantagem, a Roma diminuiu o ritmo e deixou o relógio correr para garantir o placar. Entretanto, no apagar das luzes a equipe da casa pegou a defesa do Basaksehir desarrumada e anotou o quarto gol. Outra vez, Zaniolo iniciou a jogada e serviu Kluivert, que se livrou de Júnior Caiçara e deu números finais à partida: 4 a 0. Os romanistas dividem a liderança do Grupo J com o Wolfsberger, que também estreou com vitória – bateu o Borussia Mönchengladbach na Alemanha, pelo mesmo placar.

 A águia não alçou voo na Romênia

Lucas Leiva falhou na derrota da para o Cluj (Getty)

A Lazio não conseguiu se recuperar da derrota sofrida para a Spal e acumulou um novo tropeço em sua estreia na Liga Europa – novamente de virada e pelo mesmo placar. O Cluj acabou levando a melhor no primeiro confronto com os italianos e, com o triunfo por 2 a 1, assumiu a liderança do Grupo E. A equipe biancoceleste, que caiu em uma das chaves mais complicadas da competição, desperdiçou pontos contra o adversário que, teoricamente, é o mais fraco entre os quatro. Por causa do empate entre Rennes e Celtic, a Lazio ficou com a lanterna do grupo.

A equipe visitante teve um bom início de partida e conseguiu manter presença no campo de ataque – característica típica do estilo de Inzaghi. Os biancocelestes criaram várias chances de gol no primeiro tempo e abriram o marcador com o angolano Bastos, em jogada de escanteio. Poucos minutos mais tarde, Lazzari ficou cara a cara com o goleiro e desperdiçou uma ótima oportunidade de encaminhar a vitória.

O panorama do jogo começou a mudar aos 41 minutos, quando Lucas Leiva derrubou Djokovic na área e o juiz apontou a marca da cal. Deac converteu a cobrança e mandou as equipes pro vestiário com igualdade no placar. A Lazio não voltou para o segundo tempo com a mesma pegada e sofreu muito com Omrani, que entrou com bastante vontade no jogo e foi o responsável pela virada romena: o camisa 9 se aproveitou de uma saída terrível de Strakosha e, de cabeça, mandou para a meta vazia.

Depois desse resultado e da má atuação, Inzaghi terá de trabalhar bastante o sistema defensivo para tirar o time dessa situação. Afinal a Lazio vai ter uma parada duríssima na próxima rodada, contra o Rennes, no Olímpico.

Compartilhe!

Deixe um comentário