Serie A

Rivais do Milan pelo scudetto terão missões complicadas na 21ª rodada do Italiano

No papel, a 21ª rodada da Serie A pode ser muito boa para o Milan, atual líder do campeonato. O Diavolo recebe o Crotone, time que só não ocupou a lanterna do torneio em uma única jornada, ao passo que os seus adversários terão pedreiras pela frente. Roma (3ª colocada) e Juventus (4ª), por exemplo, fazem um duro confronto direto em Turim naquele que é o jogo de maior destaque da jornada. Já Inter, vice-líder, e Napoli, 5º, visitam times que estão na metade de baixo da tabela, mas que vêm em ascensão – Fiorentina e Genoa, respectivamente. Confira a prévia do fim de semana.

O jogão

Sábado, 6/2, 14h

Juventus x Roma

Embora invicta contra a Juventus há duas partidas, a Roma não costuma levar sorte quando encara os bianconeri: em 173 partidas entre as equipes na Serie A, a Velha Senhora obteve o dobro de vitórias da Loba (82 a 41) e, com esses números, é a adversária que mais vezes venceu os giallorossi na primeira divisão. O momento atual dos times é favorável ao de Turim, que pode ampliar a hegemonia sobre os capitolinos.

Uma das chaves para a partida deve ser a forma das defesas. Enquanto a Juventus não leva gols há duas rodadas, o que coincide com o retorno de Chiellini ao time titular, a Roma vê a sua retaguarda acumular números sofríveis. Considerando os gols sofridos a esta altura do campeonato (33), a formação giallorossa tem o seu segundo pior desempenho dos últimos 70 anos – fruto, principalmente, de um retorno negativo de Smalling à Itália e da falta de um goleiro confiável, técnica ou fisicamente, no elenco. Ronaldo, que não balança as redes na Serie A desde a vitória contra o Sassuolo, em 10 de janeiro, pode aproveitar para tirar o atraso.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Bonucci, Chiellini, Danilo; Cuadrado, McKennie, Arthur, Rabiot, Chiesa; Morata, Ronaldo.

Roma: Pau López; Mancini, Ibañez, Kumbulla; Karsdorp, Villar, Cristante, Veretout, Spinazzola; Mkhitaryan, Mayoral.

Fique de olho

Sexta, 5/2, 16h45

Fiorentina x Inter

Na abertura da rodada, a Fiorentina precisará se superar para marcar gols e tentar encerrar uma sequência negativa contra a Inter: pela Serie A, não vence a adversária há sete partidas e empatou os três confrontos mais recentes ante os nerazzurri no Franchi. Dona do segundo pior ataque da Serie A, com apenas 21 gols marcados (sendo três no emocionante 4 a 3 contra a Beneamata no primeiro turno), a Viola também tem o sua menor pontuação nos 20 primeiros jogos do torneio desde a temporada 2001-02, quando terminou rebaixada.

Neste momento, a equipe de Prandelli se encontra sete pontos acima da zona de descenso, enquanto a formação de Conte é a vice-líder, dois pontos atrás do Milan. A Inter vem de três clean sheets em sequência na competição e também conta com o ataque mais positivo do certame, com 49 tentos anotados – quase metade deles (24), da dupla Lu-La. Com 14 gols nesta Serie A (e dois contra a Fiorentina, sendo um pelo campeonato e outro pela Coppa Italia), Lukaku não terá Lautaro como colega de setor nesta sexta: o argentino descansa e dá espaço a Sánchez.

Maior esperança da Inter, Lukaku já marcou duas vezes contra a Fiorentina nesta temporada (imago)

Sábado, 6/2, 16h45

Genoa x Napoli

O Napoli está invicto contra o Genoa há 17 partidas e enfiou um 6 a 0 sobre os rossoblù no primeiro turno, impondo ao adversário a sua segunda pior derrota na competição nos últimos 55 anos. Contudo, vivemos outro momento a esta altura do campeonato: os azzurri estão jogando mal e têm sentido os atritos entre o técnico Gattuso e o presidente De Laurentiis, enquanto os grifoni estão em ascensão.

Não é exagero dizer que Ballardini revolucionou o Genoa. A partir da sua chegada, em 21 de dezembro, o time da Ligúria soma marcas expressivas na Serie A: é aquele com menos gols sofridos (quatro em sete jogos), o maior número de partidas sem ser vazado (quatro), a maior percentagem de finalizações ao alvo (60% dos arremates), a segunda maior proporção entre finalizações e bolas nas redes (16% delas terminam no barbante) e também é o quinto na média de pontos (dois por jogo). Além disso, Destro marcou oito gols nas oito últimas partidas, feito que o coloca como maior artilheiro da competição no período. Olho nos rossoblù.

Demais partidas

Sábado, 6/2, 11h
Atalanta x Torino
Sassuolo x Spezia

Domingo, 7/2, 8h30
Benevento x Sampdoria

Domingo, 7/2, 11h
Milan x Crotone
Udinese x Verona

Domingo, 7/2, 14h
Parma x Bologna

Domingo, 7/2, 16h45
Lazio x Cagliari

Deixe um comentário