Em partida válida pelas quartas de final da Liga Europa, a Roma teve dificuldades, mas conseguiu um resultado muito positivo contra o Ajax, em Amsterdã. O time de Paulo Fonseca venceu os Godenzonen de virada, por 2 a 1 , e levam expressiva vantagem para o jogo da volta, que acontece na quinta que vem, no estádio Olímpico. A Loba joga pelo empate e pode até perder por 1 a 0 para avançar às semifinais do torneio continental.
Na etapa inaugural da partida, foi o Ajax que tomou mais iniciativa, uma vez que efetuava marcação alta e tinha mais posse de bola. Apesar disso, a primeira oportunidade clara foi dos visitantes, aos 15 minutos, quando Cristante chutou de fora da área e obrigou o jovem goleiro Scherpen a fazer uma bela defesa. O Ajax se mantinha mais tempo com a pelota, mas a Roma continuava a ser mais perigosa: aos 22 minutos, Dzeko arriscou da entrada da área e Scherpen, bem colocado, defendeu com tranquilidade.
A situação começou a se inverter para a Roma por volta dos 29 minutos, quando Spinazzola sentiu a parte posterior da coxa e foi substituído por Calafiori. Pouco depois, o time de Amsterdã teve a sua primeira chance clara, com uma finalização de Tadic, que passou ao lado do gol defendido por Pau López.
Aos 39 minutos, como vem sendo recorrente na temporada da Loba, a defesa falhou e permitiu que o Ajax abrisse o placar. Diawara recuou para Mancini, que ficou na dúvida entre ir ou não de encontro à bola, o que possibilitou que Klaassen ficasse com a pelota. O meia tabelou com Tadic e, após receber de volta, só escorou para marcar o primeiro dos ajacieden. Na sequência, o brasileiro Antony ficou frente a frente com Pau López, que evitou o segundo gol dos donos da casa com uma saída rápida.
A equipe treinada por Erik ten Hag voltou para a segunda etapa com o mesmo ritmo, embalado pelo controle da posse e a pressão na saída de bola dos adversários. Aos 52 minutos, a Roma de Paulo Fonseca quase sucumbiu ao domínio do Ajax no momento em que o brasileiro Ibañez errou na saída de bola e cometeu pênalti sobre Tadic. O sérvio foi para a cobrança e Pau López não precisou se mover muito para fazer a defesa, uma vez que a bola foi chutada no meio do gol.
Cinco minutos após o pênalti perdido pelo capitão do Ajax, veio o castigo para os holandeses. A Roma teve falta a seu favor na entrada da área e Pellegrini foi o designado para a cobrança. O seu chute não saiu muito angulado ou com força excepcional, mas Scherpen deixou passar: pela falha bisonha do arqueiro, o time italiano pode comemorar o empate.
O Ajax sentiu o gol sofrido, mas ainda assim conseguiu manter o controle da posse de bola. O time da casa também continuou a levar perigo, obrigando Pau López a trabalhar. O espanhol foi bem ao fazer defesas à queima-roupa em chute de Brobbey e tentativa de letra de Antony, e também se mostrou presente quando o brasileiro finalizou no ângulo.
A Roma, timidamente, buscava contra-atacar. Mas, num lance fortuito, achou o seu gol aos 88 minutos. Em escanteio batido por Pellegrini, Klaassen desviou de cabeça e a bola sobrou para Ibañez. O brasileiro, que aliou bons momentos e falhas capitais ao longo da temporada, matou no peito e deu um belo chute de canhota, virando o placar ao mesmo tempo que sintetizava os altos e baixos de suas atuações. Nos acréscimos, Tadic ainda tentou empatar com uma cabeçada, após cruzamento de Gravenberch, mas mandou para fora.
A Roma segurou o 2 a 1 no placar e, ao apito final, pode comemorar um belíssimo resultado. O time capitolino está a um passo de disputar uma semifinal europeia, proeza obtida pela última vez em 2018, quando superou o Barcelona e enfrentou o Liverpool na mesma etapa da Champions League. Paulo Fonseca conseguirá adicionar um feito histórico a seu trabalho na Cidade Eterna?
Foi sofrido, mas foi lindo! Rs