Com o fim da fase de grupos das competições continentais, as equipes italianas voltam suas atenções para a Serie A. A 17ª rodada é bastante acessível para Milan, Inter e Napoli, que encaram adversários sobre os quais costumam levar vantagem. Quarta colocada, a Atalanta terá a vida mais difícil entre postulantes ao título: depois de decepcionar e cair na Champions League, a Dea viaja para encarar o Verona, um de seus rivais. Teremos volta por cima ou continuidade de um período difícil? Confira a prévia da jornada.
O jogão
Domingo, 12/12, 11h
Verona x Atalanta
Verona e Bérgamo, embora façam parte de regiões diferentes, estão separadas por cerca de 120 km. A curta distância entre as duas cidades do interior foi um dos principais motivos que acenderam a rivalidade entre o Hellas e a Atalanta. Um antagonismo que raras vezes na história teve registro das duas equipes em situações positivas na Serie A. Desta vez aconteceu e os butei são ameaça real para a Dea, machucada pela eliminação na Liga dos Campeões e cansada por ter entrado em campo – e ter se esforçado muito – apenas na quinta-feira.
Embora o Verona tenha numerosos desfalques, sendo o de Barák o mais importante deles, a sua boa sequência como mandante impressiona: o time gialloblù não perde há seis jogos em casa, o que não acontecia desde 2002. Historicamente, o Hellas consegue fazer valer o seu mando de campo contra a Atalanta, mas essa tendência foi invertida desde a chegada de Gasperini ao comando da rival: os nerazzurri venceram dois dos três confrontos mais recentes no Bentegodi, superando série de cinco derrotas consecutivas no território dos mastini. Sem Malinovskyi, suspenso, e Gosens, lesionado, a equipe lombarda tentará dar continuidade a este desempenho e manter a invencibilidade como visitante no Italiano – são sete vitórias e um empate.
Prováveis escalações
Verona: Montipò; Magnani, Ceccherini, Casale; Faraoni, Tameze, Miguel Veloso, Lazovic; Lasagna, Caprari; Simeone.
Atalanta: Musso; Rafael Toloi, Palomino, Djimsiti; Zappacosta, De Roon, Freuler, Maehle; Pessina; Zapata, Ilicic.
Fique de olho
Sexta, 10/12, 16h45
Genoa x Sampdoria
Habitualmente tenso, o Derby della Lanterna desta sexta ganha contornos dramáticos pelo momento negativo vivido por Genoa e Sampdoria. De um lado, temos o penúltimo colocado, que não marca há quatro jogos e não engrenou com Shevchenko, seu novo técnico; de outro, a ocupante do 15º lugar, com nove derrotas em 16 partidas, o comandante D’Aversa ameaçado de demissão e o presidente Ferrero detido por uma investigação de crimes contra o sistema financeiro. Depois de dois anos sem público, o clássico voltará a ter casa cheia e não há dúvidas de que o Marassi irá ferver.
Curiosamente, ser mandante no dérbi genovês não tem sido auspicioso para o Genoa: não vence a Sampdoria há nove confrontos nessa condição e jamais ficou 10 partidas sem bater a rival em jogos “caseiros”. Por sua vez, a Sampdoria conseguiu estabelecer uma sequência interessante contra os grifoni e balançou as redes do adversário citadino nos seis últimos embates. Depositando suas esperanças nos veteranos Pandev e Quagliarella, os times deverão fazer um belo aperitivo para a rodada.
Sábado, 11/12, 16h45
Udinese x Milan
Líder isolado da Serie A, o Milan irá encarar um adversário chamuscado e que tem potencial de incógnita. Comandada pelo interino Gabriele Cioffi, que substituiu o ex-interino Gotti, que foi efetivado e passou dois anos no cargo, a Udinese precisa reagir para se desgarrar da parte de baixo da tabela. No entanto, os bianconeri sofrem de “empatite aguda”.
A Udinese simplesmente é a equipe que mais empatou partidas na Serie A desde o início de outubro (seis de 10) e ainda acumula três paridades em seus quatro últimos compromissos como mandante. Curiosamente, o Milan é o time contra o qual os friulanos mais vezes empataram na história do campeonato – 40 vezes. Esse resultado, porém, não está nos planos de Pioli e companhia. Com 38 pontos em 16 rodadas, o Diavolo tem seu melhor desempenho no Italiano desde 2003-04 e ainda visa igualar o recorde do certame em número de vitórias como visitante num mesmo ano: tem 16 triunfos contra 18 do Napoli de 2017.
Demais partidas
Sábado, 11/12, 11h
Fiorentina x Salernitana
Sábado, 11/12, 14h
Venezia x Juventus
Domingo, 12/12, 8h30
Torino x Bologna
Domingo, 12/12, 14h
Napoli x Empoli
Sassuolo x Lazio
Domingo, 12/12, 16h45
Inter x Cagliari
Segunda, 13/12, 16h45
Roma x Spezia