Serie A

Domingo cheio no Italiano terá duro desafio para a Inter; confira a prévia da 21ª rodada

Na última quinta, a Serie A foi retomada em meio ao caos: apenas seis dos 10 jogos previstos para a 20ª rodada ocorreram, devido a restrições impostas pelas autoridades de saúde regionais para evitar a propagação da covid-19. Na 21ª jornada, três partidas estão sob risco de adiamento: Cagliari-Bologna, Torino-Fiorentina e Udinese-Atalanta. De qualquer forma, os dois grandes duelos do domingo devem ocorrer sem problemas: buscando manter a ótima sequência e a liderança, a Inter receberá a Lazio, enquanto Roma e Juventus fazem confronto direto por vagas europeias. Confira a prévia.

O jogão

Domingo, 9/1, 16h45

Inter x Lazio

Após ter seu primeiro compromisso de 2022 adiado por conta da covid-19, a Inter finalmente entra em campo para defender a liderança da Serie A. A adversária será uma Lazio que costuma lhe dificultar as coisas para e que tem um técnico contra o qual não tem um bom histórico. Sarri não perde para a rival no campeonato há sete partidas, numa sequência em que conseguiu cinco triunfos. Além disso, os celestes foram derrotados pelos nerazzurri apenas duas vezes nos últimos seis jogos e foram os responsáveis por infligir à equipe de Milão a sua única derrota na competição até o momento.

Apesar disso, vale lembrar que o treinador da Lazio em cinco das seis partidas citadas acima, neste momento treina a própria Inter. Sem Simone Inzaghi, o time celeste perdeu parte considerável de sua solidez: a defesa sofreu 37 gols, um número que não acumulava a esta altura da Serie A desde 1960-61. Por outro lado, a Beneamata é um osso duro de roer em San Siro. Os nerazzurri estão invictos há 26 jogos em casa e têm a sua segunda melhor sequência de invencibilidade caseira em toda a história.

Prováveis escalações

Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Dumfries, Vidal, Brozovic, Barella, Perisic; Sánchez, Martínez.

Lazio: Strakosha; Hysaj, Patric, Radu, Marusic; Milinkovic-Savic, Cataldi, Luis Alberto; Felipe Anderson, Immobile, Pedro.

Fique de olho

Domingo, 9/1, 12h30

Napoli x Sampdoria

Com o dobro de pontos da Sampdoria e um histórico muito favorável contra a rival, o Napoli teria tudo para triunfar com tranquilidade no domingo. No entanto, como o elenco partenopeo ainda está repleto de desfalques, por lesões, covid-19 e jogadores envolvidos na disputa da Copa da África, a tendência é de vida mais complicada do que o usual no Maradona. A propósito, os azzurri perderam seus três últimos compromissos em casa e estão a uma derrota de igualarem seu recorde negativo no quesito.

Se for olhar para os confrontos recentes – e nem os tão atuais assim –, o Napoli não deveria temer a Sampdoria. Para começar, a equipe genovesa não vence em Nápoles desde 1998. Além disso, o time azzurro venceu 11 das últimas 12 partidas da Serie A contra a adversária, incluindo todas as últimas seis. Considerando as 10 derradeiras pelejas contra a Samp que ocorreram no returno, o retrospecto dos partenopei é ainda mais assombroso: obteve 28 dos 30 pontos disponíveis, com média de 3,2 gols marcados por jogo.

O duelo entre Roma e Juventus colocará as pérolas Zaniolo e Locatelli frente a frente (Getty)

Domingo, 6/1, 14h30

Roma x Juventus

Tanto a torcida da Roma quanto a da Juventus esperavam que as suas equipes tivessem apresentado um futebol melhor até o momento. Embora a Velha Senhora esteja acima da Loba na tabela, com três pontos a mais, sem dúvida a decepção é maior para a agremiação de Turim. Por isso, uma vitória no Olímpico é fundamental para que os bianconeri consigam encostar na zona de classificação para a Champions League mesmo sob abundantes (e merecidas) críticas.

A Juventus é a equipe que mais venceu a Roma na Serie A (84 vezes) e perdeu apenas dois dos últimos nove duelos com os giallorossi. Por outro lado, a Loba venceu três dos seus seis jogos mais recentes como mandante contra a Velha Senhora pelo campeonato. A este contexto somam-se os desfalques das duas equipes e as adaptações que Mourinho e Allegri precisam fazer para manter as suas equipes competitivas. O português terá mais trabalho e deve ser obrigado a escalar Reynolds, anteriormente barrado por motivos técnicos, na ala direita de um 3-5-2 que montou por contingência. Chiesa e Bernardeschi poderão aproveitar a imaturidade do norte-americano.

Demais partidas

Domingo, 9/1, 8h30
Venezia x Milan

Domingo, 9/1, 10h30
Cagliari x Bologna
Empoli x Sassuolo
Torino x Fiorentina

Domingo, 9/1, 12h30
Udinese x Atalanta

Domingo, 9/1, 14h30
Genoa x Spezia

Domingo, 9/1, 16h45
Verona x Salernitana

Compartilhe!

Deixe um comentário