Serie A

20ª rodada: em meio ao caos, o Milan colou na ponta e a Juve arrancou empate com o Napoli

A 20ª rodada começou… mas não acabou neste meio de semana na Itália. Na verdade, somente seis dos dez jogos programados neste reinício de campeonato em 2022 aconteceram. O restante foi vetado por órgãos de saúde regionais em virtude do aumento de casos da covid-19 entre atletas e funcionários dos clubes. Muitos times sequer puderam viajar para disputar as partidas.

A liga, entretanto, manteve os confrontos marcados, gerando indefinições quanto à remarcação dos duelos. E isso é algo que ainda deve se arrastar pelos próximos dias — ou até semanas. Enfim, dentro de campo, destaque para o Milan, que venceu o clássico contra a Roma e colou na liderança da Serie A. Cagliari e Verona também conseguiram triunfos importantes, mas jogando fora de casa. De resto, três empates, com menção à chuva de gols no Olímpico para Lazio e Empoli.

Vale relembrar, por fim, os jogos válidos por esta 20ª rodada, mas que não ocorreram: Bologna-Inter, Atalanta-Torino, Salernitana-Venezia e Fiorentina-Udinese. A seguir, confira o resumo especial feito pela Calciopédia do que de mais importante aconteceu nesta (metade) de rodada na Itália.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Milan 3-1 Roma

Gols e assistências: Giroud, (pênalti) Junior Messias e Rafael Leão; Abraham (Pellegrini)
Tops: Maignan e Rafael Leão (Milan)
Flops: Karsdorp e Mancini (Roma)

Em San Siro, o Milan foi melhor, soube aproveitar os erros da Roma e ainda contou com duas expulsões da rival para sair com a vitória por 3 a 1. Ainda poderia ter sido mais, caso Ibrahimovic não tivesse desperdiçado um pênalti nos minutos finais.

Enfim, os rossoneri começaram a resolver a partida cedo. Aos 8 minutos, Giroud marcou na primeira penalidade do dia, assinalada após toque na mão de Abraham dentro da área. Aos 17, saída errada de bola que Giroud, novamente, interceptou e mandou na trave. Mas Junior Messias estava ligado na sobra e não perdeu a chance de ouro.

A Roma foi para os vestiários com um golzinho de honra. Abraham desviou chute forte de Pellegrini e se redimiu pelo pênalti cometido no início. Só que, no segundo tempo, a equipe visitante pouco ameaçou – e quando o fez, Maignan mostrou a segurança já exibida na etapa inicial. Foram duas bolas na trave do Milan (com Brahim Díaz e Florenzi), antes de Rafael Leão ampliar, aos 36 da etapa complementar. O veloz atacante aproveitou a tentativa de escorada de Ibrahimovic, antecipada por Smalling, para percorrer metade do campo e fuzilar para as redes. Neste momento, a Roma já jogava com um a menos por conta da expulsão de Karsdorp. E o zagueiro Mancini também deixaria o jogo mais cedo pouco antes do fim.

Foi, justamente, no lance da segunda penalidade, sobre Leão. Ibra, porém, não bateu bem e parou no goleiro Rui Patrício. Nada que abale o grande resultado do Milan. Os rossoneri chegaram aos 45 pontos e colaram na Inter, com 46, na ponta da tabela. A rival, vale lembrar, não atuou nesta rodada em virtude da covid-19. O time deveria ter jogado contra o Bologna. Já a Roma, que teve alguns desfalques também por conta de casos positivos de coronavírus, estagnou nos 32 pontos, na sétima colocação.

Juventus 1-1 Napoli

Gols e assistências: Chiesa; Mertens (Politano)
Tops: Chiesa (Juventus) e Di Lorenzo (Napoli)
Flops: Morata (Juventus) e Demme (Napoli)

Fechando esta parcial 20ª rodada da Serie A, Juventus e Napoli empataram, por 1 a 1, no Allianz Stadium. O time da casa até começou melhor, com chances boas criadas por McKennie e Chiesa. No entanto, foi o Napoli que tomou a dianteira do placar. O belga Mertens recebeu de Politano dentro da área e bateu cruzado, de perna direita, vencendo o goleiro Szczesny e o zagueiro De Ligt, que também estava na linha de gol.

Repleto de desfalques por conta da covid-19, o time visitante, contudo, não conseguiu manter o mesmo ímpeto na segunda etapa e acabou sendo dominado pela Juventus. O gol de empate veio logo aos nove minutos da etapa final. Cuadrado fez ótimo lançamento para McKennie, que cruzou para a área. Morata não conseguiu competir pela bola, mas ela sobrou limpa para Chiesa arrematar. Um desvio ainda contribuiu para limitar o alcance de Ospina. Gol da Juve e empate selado.

Daí em diante, o que se viu foram alguns tiros de longa distância da Vecchia Signora. Nada com muito perigo, mas ao menos mais contundente que a atuação do Napoli na etapa final – Marco Domenichini, que substituía o infectado Spalletti no banco azzurro, tentou não colocar jovens da base em campo e se segurar com os profissionais. No fim das contas, um resultado que não ajuda ninguém. A Juventus segue em quinto lugar, com 35 pontos na tabela. Um pouco à frente está o Napoli, com 40, na terceira posição. O problema para o time partenopeo, porém, é que a distância para a líder Inter segue considerável. No momento, ela está em seis pontos — com o time de Milão ainda com um jogo a fazer.

Mesmo com muitos desfalques, o Napoli conseguiu um empate contra a Juventus, em Turim (AFP/Getty)

Lazio 3-3 Empoli

Gols e assistências: Immobile (Milinkovic-Savic), Milinkovic-Savic (Felipe Anderson) e Milinkovic-Savic (Zaccagni); Bajrami (pênalti), Zurkowski e Di Francesco (Marchizza)
Tops: Milinkovic-Savic (Lazio) e Bajrami (Empoli)
Flops: Strakosha (Lazio) e Stojanovic (Empoli)

A Lazio segue bastante comprometida com o entretenimento do público nesta temporada do Campeonato Italiano. Após um 4 a 4 recente com a Udinese, o time da capital voltou a protagonizar um jogo cheio de gols diante de seu torcedor. Mas o resultado poderia ter sido bem pior, já que o Empoli saiu na frente com dois tentos logo no comecinho.

Bajrami, de pênalti, e Zurkowski, aproveitando falha da defesa, colocaram o time visitante em vantagem com apenas oito minutos de jogo. A Lazio acordou e correu atrás do empate. Aos 14 minutos, Immobile, de cabeça, desviou cruzamento de Milinkovic-Savic no contrapé do goleiro Vicario. Já no segundo tempo, o garçom do primeiro gol apareceu na área batendo bonito, após passe de Felipe Anderson. Só que a Lazio acabou ficando atrás no placar de novo. Jogadaça de Marchizza (com direito à caneta) e gol de Di Francesco. Parecia que a vitória ficaria, de fato, com o Empoli. Mas não aconteceu.

A Lazio bem que martelou. Patric empatou aos 36 da etapa complementar, mas o VAR anulou por conta de um toque no braço do espanhol. Depois, Immobile desperdiçou uma cobrança de pênalti, bem defendida por Vicario. Contudo, de tanto insistir, o gol de empate veio aos 48. Novamente, com o nome da partida: Milinkovic-Savic. O sérvio subiu mais alto do que a defesa e completou de cabeça para dar números finais ao duelo.

Com o empate, a Lazio perdeu a chance de ultrapassar Roma e Fiorentina. O time da capital italiana tem 32 pontos — assim como as rivais —, mas fica em oitavo lugar devido aos critérios de desempate. Já o Empoli segue dando continuidade a sua boa campanha na primeira divisão. O atual campeão da Serie B tem 28 pontos e é o nono colocado.

Sampdoria 1-2 Cagliari

Gols e assistências: Gabbiadini (Yoshida); Deiola e Pavoletti (Grassi)
Tops: Marin e Pavoletti (Cagliari)
Flops: Candreva e Ekdal (Sampdoria)

Jogando em Gênova, o Cagliari voltou a vencer após 11 rodadas e conseguiu saltar uma posição na tabela. O triunfo por 2 a 1 contra a Sampdoria deixou o time da Sardenha na antepenúltima posição e, portanto, ainda não representa uma fuga da zona de rebaixamento da Serie A. Ainda assim, já se trata de uma pequena reação.

Mas tudo poderia ter sido diferente, já que o time da casa abriu o placar. O japonês Yoshida fez um belo passe com o peito para Gabbiadini, que fuzilou com sucesso nas redes de Audero. O problema é que a Sampdoria só jogou uma etapa no estádio Luigi Ferraris.

O segundo tempo foi totalmente dominado pelo Cagliari, que conseguiu a virada com gols aos 55 e 71 minutos. Primeiro, Deiola aproveitou rebote do próprio chute para marcar. Destaque para a roubada de bola e passe de Marin, o camisa 8 rossoblù. Enfim, Pavoletti colocou os visitantes na vantagem, com boa dose de oportunismo. O atacante, que estava no limite da posição legal, aproveitou chute errado de fora da área, dominou e bateu com sucesso.

A Samp seguiu inerte, e o Cagliari ainda teve outras chances de marcar. O brasileiro João Pedro não esteve nada bem no jogo, perdendo duas oportunidades claras no fim – e já havia desperdiçado uma no início. Candreva ainda foi expulso, facilitando a tarefa do Cagliari em segurar o triunfo, sem sequer permitir um chute a gol na metade final do duelo. É apenas a segunda vitória da equipe em 20 rodadas. Uma curiosidade bizarra? Ambos foram contra a Sampdoria. É o retrato da decepcionante temporada da esquadra de Gênova, que é 15ª colocada, com 20 pontos. O Cagliari tem 13, no 18º lugar.

Com dois gols, sendo um no finalzinho, Milinkovic-Savic salvou a Lazio de derrota para o Empoli (Getty)

Spezia 1-2 Verona

Gols e assistências: Erlic; Caprari (Simeone) e Caprari (Lasagna)
Tops: Caprari e Lazovic (Verona)
Flops: Agudelo e Gyasi (Spezia)

Após conseguir o feito de vencer o Napoli, fora de casa, o Spezia tropeçou diante do Verona e segue flertando com a zona de rebaixamento. Na verdade, a partida foi dominada por completo pelos visitantes, que perderam algumas chances na primeira etapa. Lasagna bateu para fora com a perna esquerda e Lazovic soltou uma bomba que explodiu no travessão.

Os gols, porém, vieram na primeira metade do segundo tempo. Com a própria torcida atrás da baliza, Caprari foi às redes duas vezes, com dois tiros precisos de canhota. O delírio dos fãs do Hellas Verona ainda rendeu ao camisa 10 um belo banho de cerveja. Mas, certamente, sair ensopado de campo valeu a pena com os dois tentos marcados e mais três pontos na conta

O Spezia ainda descontou no finalzinho, com gol de cabeça de Erlic, mas já era tarde. Ainda sobrou tempo para Agudelo ser expulso pelo lado do time mandante… e só. Dessa forma, o Verona voltou a vencer após três jogos na Serie A e chegou à décima colocação, com 27 pontos somados. Já o Spezia estacionou nos 16 pontos, na 17ª posição. O time da Ligúria está, agora, somente três pontos à frente do Cagliari, primeiro time dentro da zona vermelha da competição.

Sassuolo 1-1 Genoa

Gols e assistências: Berardi; Destro (Ekuban)
Tops: Berardi (Sassuolo) e Destro (Genoa)
Flops: Defrel (Sassuolo) e Hernani (Cagliari)

Mais uma vez o Sassuolo dominou, pressionou, finalizou… mas foi incapaz de vencer. Jogando em casa, a equipe da Emília-Romanha disparou 28 chutes contra apenas quatro do Genoa. No entanto, como são as bolas nas redes que contam, cada time levou um ponto para casa após o empate por 1 a 1.

O veterano Destro foi quem deu números iniciais ao duelo com um lindíssimo gol de letra logo aos 6 minutos de jogo. Foi, de fato, o único bom momento da equipe comandada por Shevchenko no confronto. Daí em diante, o Sassuolo dominou as ações do jogo, sem ser muito incisivo durante o primeiro tempo, é verdade. Foi somente na etapa final que as ações se tornaram um pouco mais animadas. Defrel perdeu gol incrível, cara a cara com Sirigu. Injusto, porém, não valorizar a boa defesa do goleiro do Genoa no lance, que ainda foi buscar chute de Berardi de fora da área posteriormente.

Só não deu para pegar quando o tiro veio à queima-roupa. De novo Berardi, dessa vez contando com um bate-rebate na área da equipe visitante. O craque do Sassuolo foi quem mais tentou, com uma sucessão de disparos de longa distância. No mais, pouca criatividade para o time da casa, que já amarga três partidas sem vitória na Serie A. Os neroverdi estão em 13º lugar, com 25 pontos somados. Já o Genoa empatou a segunda seguida após uma longa série de derrotas. Entretanto, os pontinhos solitários não estão fazendo efeito para a equipe rossoblù. Com o triunfo do Cagliari, o Genoa caiu mais uma posição e agora é o penúltimo na tabela, com apenas 12 pontos. Sinal vermelho para o eneacampeão italiano nesta temporada…

Seleção da rodada

Maignan (Milan); Di Lorenzo (Napoli), Carboni (Cagliari), De Ligt (Juventus); Chiesa (Juventus), Marin (Cagliari), Tonali (Milan), Milinkovic-Savic (Lazio), Bajrami (Empoli); Caprari (Verona), Rafael Leão (Milan). Técnico: Stefano Pioli (Milan).

Compartilhe!

Deixe um comentário