Faltam apenas três rodadas para o fim da Serie A e a briga entre Milan e Inter pelo scudetto continua aberta. Neste fim de semana, a equipe nerazzurra entra em campo primeiro, na sexta-feira, e encara um adversário bastante acessível: o Empoli, que já está salvo do rebaixamento e faz um péssimo returno. Os rossoneri, por sua vez, viajam para o Vêneto e enfrentam o Verona, rival que já lhe tirou a possibilidade de ser campeão em duas edições do campeonato. A 36ª jornada ainda terá confronto direto entre Fiorentina e Roma por uma vaga na Liga Europa. Confira a prévia.
O jogão
Domingo, 8/5, 15h45
Verona x Milan
O duro calendário do Milan na reta final do campeonato lhe reservou um carrasco. Em 59 duelos já realizados pela Serie A, o Hellas só bateu o Diavolo 10 vezes, mas entrou para a história por dois desses jogos: em 1973 e 1990, derrotas para o “fatal Verona” nas últimas jornadas do certame tiraram dois scudetti dos rossoneri. Caso o time do Vêneto repita a façanha, acabará com uma sequência de 13 rodadas de invencibilidade do gigante da Lombardia, que sofreu apenas um gol nas oito partidas mais recentes do torneio.
Com Stefano Pioli, o Milan venceu seus últimos dois jogos como visitante contra o Verona na Serie A – apesar disso, jamais conseguiu três vitórias consecutivas na casa dos gialloblù na elite. O Diavolo bateu o Hellas no primeiro turno, com direito a uma incrível virada para alcançar o 3 a 2, mas desde que os triunfos passaram a valer três pontos, em 1994, só uma vez foi capaz de superar o rival em ambas as partidas de uma mesma temporada: em 2001-02, quando os butei foram rebaixados. Por outro lado, o time treinado por Igor Tudor, que derrotou o Cagliari no sábado, não engata sucessos seguidos desde janeiro.
Prováveis escalações
Verona: Montipò; Casale, Günter, Ceccherini; Faraoni, Tameze, Ilic, Lazovic; Barák, Caprari; Simeone.
Milan: Maignan; Calabria, Kalulu, Tomori, Hernandez; Tonali, Bennacer; Junior Messias, Kessié, Rafael Leão; Giroud.
Fique de olho
Sexta, 6/4, 13h45
Inter x Empoli
Na sexta, a Inter entra em campo com o objetivo de assumir a liderança do campeonato, ao menos temporariamente, e colocar pressão no Milan. Embora o Empoli tenha sido um duro adversário para os nerazzurri nas oitavas de final da Coppa Italia, o momento agora é outro e a equipe de Simone Inzaghi é franca favorita ao triunfo. Enquanto a Beneamata luta pelo scudetto, seu adversário é o time de pior defesa do returno da Serie A, com 31 gols sofridos, e também o dono da segunda pior campanha no período.
A Inter está invicta há 13 partidas contra o Empoli no campeonato e vem de oito vitórias sobre o adversário, com média de dois gols anotados por jogo. Em casa, contra os azzurri, soma 12 triunfos e apenas uma derrota. Os nerazzurri venceram todos os cinco duelos realizados nesta Serie A contra times recém-promovidos e contam com a grande fase de duas de suas principais peças para chegarem ao sexto: Perisic participou de cinco tentos nas cinco últimas pelejas e Lautaro se envolveu em quatro nas quatro rodadas mais recentes.
Segunda, 9/5, 15h45
Fiorentina x Roma
Quinta colocada da Serie A, com 59 pontos, a Roma viaja para Florença para encontrar a Fiorentina, sétima, com 56. A equipe de José Mourinho está com a moral em alta após a classificação para a final da Conference League, cujo título dá vaga na Liga Europa, mas não deve apostar todas as fichas na conquista do troféu continental. Para manter a boa possibilidade de se garantir na segunda principal competição europeia através do Campeonato Italiano, a Loba precisa de um bom resultado em Florença.
A Fiorentina vive um inesperado momento de baixa na Serie A. No certame, a equipe treinada por Vincenzo Italiano vem de três derrotas consecutivas – duas delas, ante Salernitana e Udinese, inesperadas – e não perde quatro seguidas na competição desde dezembro de 2019. A Roma, por seu turno, também não venceu nas três últimas rodadas, mas jamais passou quatro partidas sem ganhar em 2021-22. A Loba, vale destacar, ainda construiu bom retrospecto recente contra a Viola: teve sucesso nos cinco derradeiros duelos e só caiu uma vez nas nove visitas precedentes ao estádio Artemio Franchi.
Demais partidas
Sexta, 6/5, 16h
Genoa x Juventus
Sábado, 7/5, 10h
Torino x Napoli
Sábado, 7/5, 13h
Sassuolo x Udinese
Sábado, 7/5, 15h45
Lazio x Sampdoria
Domingo, 8/5, 7h30
Spezia x Atalanta
Domingo, 8/5, 10h
Venezia x Bologna
Domingo, 8/5, 13h
Salernitana x Cagliari