Liga Conferência

Com gol de Abraham, a Roma bateu o Leicester e chegou à final da primeira Conference League

Nesta quinta-feira, 5 de maio, a Roma recebeu o Leicester, pelo jogo da volta das semifinais da Conference League, e fez festa com casa cheia. O gol precoce de Abraham, artilheiro giallorosso no ano, com 25 tentos, foi suficiente para garantir o triunfo sobre os ingleses e a passagem para a primeira decisão do mais recente torneio organizado pela Uefa. No dia 25 deste mês, a Loba encara o Feyenoord na Arena Kombëtare, em Tirana, capital da Albânia. Os holandeses derrotaram o Marseille.

A Roma foi avassaladora no primeiro tempo. Logo aos 8 minutos, após Zalewski sofrer falta de Ricardo Pereira na faixa lateral esquerda do gramado, Pellegrini cobrou diretamente para o gol e obrigou Schmeichel a espalmar para escanteio. No corner, o capitão giallorosso colocou na cabeça de Smalling, que subiu mais do que toda a defesa e mandou por cima da baliza. Segundos depois, o camisa 7 romanista anda teve arremate desviado em Tielemans e saindo pela linha de fundo.

Aos 11 minutos, a Roma teve mais um escanteio a seu favor e abriu o placar. Pellegrini cruzou a bola na altura da marca da cal, e Abraham testou com violência, sem oferecer chances para Schmeichel. Na sequência, na única oportunidade criada pelos visitantes, Dewsbury-Halll arriscou de fora da área e Rui Patrício só acompanhou a bola sair pela linha de fundo. Aos 16, em rápida troca de passes, Zalewski encontrou o capitão romanista com linda enfiada de bola e o goleiro dinamarquês defendeu como pode o seu forte chute.

A partir dos 20 minutos, a Roma diminuiu o seu ritmo e o Leicester começou a ter mais posse, mas sem criar chances. Os arremates dos ingleses quase sempre eram bloqueados pela defesa romanista, que estava muito bem postada. Ao fim da primeira etapa, o time de Brendan Rodgers não conseguiu sequer acertar o gol italiano.

Mourinho está a um jogo de se tornar o primeiro técnico campeão de um torneio Uefa pela Roma (AFP/Getty)

O Leicester voltou para a segunda etapa com duas mudanças para tentar furar o bloqueio defensivo do time de José Mourinho: Iheanacho e Amartey entraram nos lugares de Lookman e Barnes. Porém, as trocas não surtiram muito efeito, já que a Roma continuou a se defender com maestria.

Rodgers foi colocando o seu time mais para frente, mas primeiro chute dos visitantes na direção do gol só aconteceu aos 79 minutos: Maddison arriscou da entrada da área, mas Rui Patrício encaixou facilmente. Aos 83, foi Iheanacho que tentou, mas o arqueiro português defendeu em dois tempos. À medida que o tempo passava, a festa nas arquibancadas do Olímpico, que recebeu quase 64 mil espectadores, ficava ainda mais linda. Um deles era o homenageado Claudio Ranieri, que treinou as duas equipes, mas não tinha dúvidas sobre seu coração romanista.

A vitória ficava cada vez mais perto da Roma e, nos acréscimos, o placar quase aumentou. Na melhor chance de todo o segundo tempo, Sérgio Oliveira assustou Schmeichel com chute forte e de posição improvável, obrigando o goleiro a colocar a bola para escanteio. Estava claro que a Loba dominava e que o Leicester não conseguiria reagir.

Com o triunfo, a Roma fez 2 a 1 sobre os ingleses no placar agregado e conseguiu voltar a disputar uma final de competição europeia depois de 31 anos – em 1991, perdeu a Copa Uefa para a Inter. Os giallorossi também não iam a qualquer decisão desde 2013, quando foram derrotados pela arquirrival Lazio na Coppa Italia.

Mourinho, que já venceu Liga dos Campeões, Liga Europa e Supercopa Uefa, pode agora garantir mais uma taça continental para a sua galeria de troféus. E pode ser o primeiro treinador a dar aos capitolinos um caneco de torneio organizado pela máxima entidade do futebol europeu. Falta um jogo para entrar definitivamente para a história da Roma.

Compartilhe!

Deixe um comentário