A 7ª rodada precede a primeira data Fifa desde o início do campeonato e também colocará frente a frente vários times da parte de cima da tabela. Para sermos mais exatos, os seis primeiros colocados se enfrentam no fim de semana. O destaque maior vai, obviamente, para o jogaço entre Milan e Napoli, que somam 14 pontos e dividem a liderança com a Atalanta. A própria Dea, aliás, encara a Roma, localizada logo atrás na classificação, com um pontinho a menos. O outro grande duelo ocorrerá entre Udinese e Inter.
O fim de semana também marcará duas estreias, já as primeiras demissões de treinadores foram confirmadas nos últimos dias. O ítalo-brasileiro Thiago Motta, que na temporada passada cumpriu a missão de salvar o Spezia, substitui Sinisa Mihajlovic, demitido após quatro anos e meio no Bologna. Fim da linha também para Giovanni Stroppa, que conseguiu apenas um empate pelo Monza e deu lugar a Raffaele Palladino. Interino, o ex-atacante foi promovido da equipe Primavera para a principal e vai viver sua primeira experiência como treinador profissional, na busca pela efetivação. Confira a prévia da jornada.
O jogão
Domingo, 18/9, 15h45
Milan x Napoli
O “big match” dessa rodada fica por conta de Milan e Napoli, em um jogo em que as equipes não poderão escalar suas principais referências ofensivas. Pelos rossoneri, Rafael Leão cumpre suspensão após ter sido expulso na última partida, ante a Sampdoria; os partenopei vão para o terceiro compromissos consecutivo sem Osimhen, que saiu lesionado contra o Liverpool.
Nesse jogo, sair na frente não será uma garantia para nenhum dos dois times, visto que Milan e Napoli são as duas equipes que mais conseguiram pontos após levarem o primeiro gol numa partida – sete e seis, respectivamente. Vale destacar, porém, que os últimos dois confrontos em San Siro terminaram da mesma forma: 1 a 0 para os azzurri. Caso vençam novamente, igualarão o recorde de vitórias consecutivas fora de casa contra o Diavolo. Para isso, Luciano Spalletti e seus pupilos precisarão interromper uma sequência de 22 pelejas sem derrotas da formação de Stefano Pioli pela Serie A.
Prováveis escalações
Milan: Maignan; Calabria, Kalulu, Tomori, Hernandez; Bennacer, Tonali; Junior Messias, De Ketelaere, Saelemaekers; Giroud.
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Kim, Olivera; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Politano, Simeone, Kvaratskhelia.
Fique de olho
Domingo, 18/9, 7h30
Udinese x Inter
A Udinese é provavelmente a surpresa positiva desse começo de temporada. A equipe de Andrea Sottil somou 13 pontos, estando apenas um atrás de Atalanta, Napoli e Milan, três times que dividem a liderança – além disso, se encontra à frente da própria Inter, adversária desse domingo. Os friulanos vêm de quatro vitórias consecutivas, e tentam vencer o quinto jogo em sequência, coisa que não acontece desde 2017, quando eram comandados por Massimo Oddo.
Porém, caso queira se manter à frente do time de Simone Inzaghi e continuar sonhando alto na tabela, a Udinese precisará reverter um longo jejum: a última vitória dos bianconeri contra a equipe de Milão ocorreu em dezembro de 2017. De lá para cá foram dois empates e sete triunfos da Inter. O retrospecto positivo da Beneamata fica ainda maior se considerarmos apenas os jogos como visitante – caso do confronto desse domingo. Os nerazzurri não perdem em Údine desde 2013.
Domingo, 18/9, 13h
Roma x Atalanta
Após o choque de ter perdido por 4 a 0 contra a Udinese, a Roma conseguiu uma recuperação rápida, batendo o Empoli por 2 a 1 – e, depois, o HJK Helsinki por 3 a 0. Tudo isso ocorreu graças a um cada vez mais inspirado Dybala, que participou ativamente de cinco dos oito gols giallorossi nesta Serie A, tendo marcado três e fornecido duas assistências. Mas a Atalanta também parece ter encontrado um novo líder: o holandês Koopmeiners, que conta com quatro tentos e um passe decisivo nos últimos quatro jogos.
Na edição 2021-22 da Serie A, os giallorossi ficaram com o triunfo sobre a Atalanta em turno e returno. Portanto, se vencerem o confronto de domingo, chegarão à terceira vitória consecutiva sobre a Dea, o que aconteceu pela última vez há mais de uma década. A equipe nerazzurra, porém, costuma ser uma visitante chata para a Roma. Desde 2015, ganhou apenas o mais recente duelo entre as duas agremiações no Olímpico, tendo empatado quatro e perdido três dos oito anteriores.
Demais jogos
Sexta, 16/9, 15h45
Salernitana x Lecce
Sábado, 17/9, 10h
Bologna x Empoli
Sábado, 17/9, 13h
Spezia x Sampdoria
Sábado, 17/9, 15h45
Torino x Sassuolo
Domingo, 18/9, 10h
Cremonese x Lazio
Fiorentina x Verona
Monza x Juventus