Serie A

A 13ª rodada do Italiano terá clássicos e confrontos diretos no topo da tabela; confira prévia

Após a definição dos grupos de Champions, Europa e Conference League, a Serie A volta com uma rodada que tem tudo para ser emocionante: o campeonato apresentará dois dos maiores clássicos italianos, além de colocar frente a frente líder e vice líder. Teremos, portanto, o Derby d’Italia, entre Juventus e Inter, o Derby della Capitale, entre Roma e Lazio, e o duelo entre Atalanta e Napoli. Está bom ou quer mais?

Numa rodada em que seis dos primeiros sete colocados se enfrentarão, uma vitória é fundamental, visto que, além dos três pontos conquistados, o vencedor consequentemente deixaria para trás um rival direto. O fim de semana também pode ser benéfico para o Milan. Após ter perdido para o Torino, o Diavolo precisa fazer o dever de casa e bater o Spezia, podendo aproveitar eventuais tropeços nos confrontos diretos entre os adversários. Assim, pode se estabelecer cada vez mais no G4 ou até mesmo se aproximar da liderança. Confira a prévia da 13ª jornada.

Os jogaços

Sábado, 5/11, 14h

Atalanta x Napoli

Uma vitória do Napoli contra a Atalanta ampliaria a vantagem dos partenopei no topo da tabela e faria o time de Luciano Spalletti se distanciar cada vez mais das outras equipes do G4. Por outro lado, um triunfo da mandante Atalanta reabriria a competição, já que colocaria a Dea a apenas dois pontos de distância dos napolitanos. Além disso, obrigaria os azzurri a lidarem com um cenário novo: o de duas partidas sem sucessos, já que a invencibilidade na temporada foi perdida contra o Liverpool, pela Champions League.

Spalletti vem fazendo um trabalho espetacular à frente do Napoli e, pelo segundo ano consecutivo, alcançou a marca de oito vitórias seguidas pelo time. Agora, o técnico busca igualar o feito de Maurizio Sarri, que venceu 10 partidas pelos azzurri na Serie A, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018.

A Atalanta, por sua vez, é reconhecida há alguns anos pelo seu futebol ofensivo. No entanto, não tem números tão animadores na atual temporada: com 18 gols em 12 jogos, marcou menos do que Napoli, Milan e Inter, por exemplo. Muito disso se deve à escassez de Zapata, que até o momento não participou diretamente de nenhum tento pela Serie A. O colombiano busca desencantar diante do time pelo qual estreou na máxima divisão italiana e contra o qual tem bom retrospecto. Nos seis últimos embates, o centroavante balançou as redes três vezes e forneceu três assistências.

Prováveis escalações

Atalanta: Musso; Rafael Toloi, Demiral, Djimsiti; Hateboer, Pasalic, Koopmeiners, Soppy; Éderson; Lookman, Zapata.

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Kim, Juan Jesus, Mário Rui; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Lozano, Osimhen, Kvaratskhelia.

Domingo, 6/11, 14h

Roma x Lazio

As equipes da capital tiveram uma rodada diferente na Europa League. Enquanto os giallorossi garantiram vaga para os 16 avos de final da competição, os biancocelesti foram “rebaixados” para a Conference League. Agora, a Lazio irá em busca do título que, atualmente, pertence à Roma, sua maior rival.

Após a derrota contra a Salernitana e a eliminação do torneio continental, vencer o Derby della Capitale e ultrapassar os conterrâneos na tabela seria a resposta ideal para a Lazio. Até porque, além do jogo duro por natureza, os comandados de Maurizio Sarri precisarão superar a ausência do lesionado Immobile e do suspenso Milinkovic-Savic.

O último clássico terminou com um imponente 3 a 0 aplicado pela Roma, que não vence dois dérbis consecutivos desde a temporada 2013-14, quando ainda era comandada por Rudi Garcia. Contudo, a Lazio não perde dois jogos em sequência na Serie A desde novembro do ano passado. Na ocasião, a equipe celeste foi derrotada por Juventus e Napoli.

Prováveis escalações

Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling, Ibañez; Karsdorp, Cristante, Matic, Zalewski; Zaniolo, Pellegrini; Abraham.

Lazio: Provedel; Lazzari, Casale, Romagnoli, Marusic; Vecino, Cataldi, Luis Alberto; Pedro, Felipe Anderson, Zaccagni.

Romano e romanista, o capitão Pellegrini já construiu história no Derby della Capitale (AFP/Getty)

Domingo, 6/11, 16h45

Juventus x Inter

Apesar das duras críticas que vem recebendo pelo seu segundo trabalho como treinador da Juventus, Massimiliano Allegri também tem sido alvo de alguns elogios. Os aplausos se devem principalmente às oportunidade que vem dando aos jovens que estão à disposição no elenco bianconero: Miretti, que já é titular há alguns jogos, além de Iling Junior e Fagioli, que, com assistência e gol, respectivamente, foram os responsáveis pela vitória sobre o Lecce.

Além dos três jovens já citados, Kean e Vlahovic foram outros dois jogadores nascidos a partir dos anos 2000 que participaram diretamente de gols da Juventus. Dessa forma, a equipe é aquela que mais envolveu em tentos atletas nascidos neste milênio. Faz parte de um esforço de renovação da Velha Senhora, mas a inexperiência pode vir a pesar no Derby d’Italia.

Por enquanto, a Juventus está num bom momento no campeonato. A equipe vem de três vitórias consecutivas na Serie A, todas elas sem sofrer gols, e busca o quarto “clean sheet” consecutivo na competição, o que não ocorre desde 2018. Para isso, precisará parar o ataque da Inter, que venceu seus últimos quatro jogos sempre com pelo menos dois tentos anotados.

Lukaku ficará de fora de mais um jogo por conta de lesão muscular, de modo que a referência ofensiva dos nerazzurri continuará a ser Martínez. Lautaro, porém, marcou apenas um gol em oito aparições contra a Velha Senhora pela Serie A. Quem pode surpreender é Barella, que vem vivendo uma fase iluminada e já soma cinco tentos nas 12 primeiras rodadas, sendo três nas últimas três partidas. Olho ainda em Çalhanoglu, que vem sendo importante na vaga normalmente ocupada por Brozovic: em fase final de recuperação de um problema físico, o croata pode ser relacionado para o clássico.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Danilo, Bremer, Alex Sandro; Cuadrado, Miretti, Locatelli, Rabiot; Kostic, Vlahovic, Milik.

Inter: Onana; Skriniar, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Dzeko, Martínez.

Demais jogos

Sexta, 4/11, 16h45
Udinese x Lecce

Sábado, 5/11, 11h
Empoli x Sassuolo
Salernitana x Cremonese

Sábado, 5/11, 16h45
Milan x Spezia

Domingo, 6/11, 8h30
Bologna x Verona

Domingo, 6/11, 11h
Monza x Verona
Sampdoria x Fiorentina

Compartilhe!

Deixe um comentário