Serie A

Na 25ª rodada da Serie A, a Roma, na expectativa de voltar ao G4, recebe uma Juve em alta

A 25ª rodada da Serie A começa com o Napoli 18 pontos à frente de seus rivais, graças a mais um tropeço da Inter, que fez com que a distância aumentasse. Por conta de seu ótimo futebol e da irregularidade dos adversários, o time azzurro está perto do título, o que deixa as emoções concentradas na briga por vagas europeias – e, neste sentido, teremos três duelos muito quentes na jornada.

O mais importante deles é o confronto entre Roma e Juventus. Mesmo após perder 15 pontos, a Velha Senhora está de volta ao pelotão que luta por vagas europeias e chega à 25ª rodada em alta, após ter vencido o Derby della Mole, e com a expectativa de adensar as dúvidas sobre uma Loba que deu à Cremonese sua primeira vitória na Serie A e lhe tirou a lanterna das mãos, passando-a para a Sampdoria. Os giallorossi, por sua vez, saíram do G4 devido ao tropeço e precisam reagir. Para que tal volta por cima possa ocorrer desde já, aliás, os aurirrubros torcerão para um triunfo do Napoli sobre a arquirrival Lazio e secarão o Milan no jogo com a Fiorentina.

A 25ª rodada também colocará frente a frente as últimas seis colocadas e pode ser crucial para reabrir a disputa contra o rebaixamento. O Verona, por exemplo, enfrenta o Spezia e, caso vença, igualará os 20 pontos do time lígure – a depender do resultado, pode até sair do Z3. Cremonese e Sampdoria, caso se sagrem vitoriosos em seus confrontos contra Sassuolo e Salernitana, respectivamente, também encurtariam suas distâncias para os adversários, além de colocar pressão em concorrentes diretos. Acompanhe a prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 5/3, 16h45

Roma x Juventus

Sem José Mourinho, expulso no jogo contra a Cremonese, e vinda de derrota contra a única equipe que ainda não tinha triunfado no certame, a Roma precisa vencer a Juventus para tentar voltar ao G4 já nesta rodada. Com 35 pontos, a Velha Senhora se reaproxima das agremiações que querem uma vaga na Champions League: a distância é de 10, mas qualquer redução em sua punição pode reabrir de vez a disputa. Ademais, a distância para a Atalanta, que abre a zona europeia, é de apenas seis.

Dentro de campo, o momento da Juventus é bom. A equipe vem de cinco vitórias consecutivas no campeonato e com “reforços”: Di María, que parece ter reencontrando seu melhor futebol após o fim dos problemas físicos, e Pogba, finalmente de volta aos gramados após quase um ano parado em virtude de uma lesão no joelho.

Como mencionado anteriormente, Mourinho não estará presente no banco de reservas da Roma contra a Juventus. Mas, para alguns torcedores giallorossi, o vice-treinador é um talismã: Salvatore Foti comandou a equipe em cinco ocasiões e até agora está invicto, tendo inclusive batido adversárias como Atalanta e Inter, por exemplo. O auxiliar, entretanto, terá a dura missão de superar a Juve, rival que mais derrotou a Loba pela Serie A – 85 vezes, incluindo nas quatro mais recentes. Para sair com a vitória, os capitolinos esperam contar com o talento de Dybala, décimo maior artilheiro da história dos bianconeri. Com oito gols e seis assistências até o momento, o argentino espera chegar à sua 15ª participação em tentos neste campeonato, igualando sua marca do ano passado, quando ainda defendia a Velha Senhora.

Prováveis escalações

Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling, Ibañez; Karsdorp, Cristante, Wijnaldum, Spinazzola; Pellegrini, El Shaarawy; Abraham.

Juventus: Szczesny; Danilo, Bremer, Alex Sandro; Cuadrado, Fagioli, Locatelli, Rabiot, Kostic; Di María; Vlahovic.

Fique de olho

Sexta, 3/3, 16h45

Napoli x Lazio

Graças ao tropeço de sua maior rival contra a última colocada, a Lazio chega à 25ª rodada ocupando a quarta posição, que dá vaga na próxima Champions League. Segurar o lugar será uma tarefa difícil, pelo menos nesta jornada, já que enfrentará o líder Napoli, dono de uma sequência de oito triunfos seguidos, sendo os quatro mais recentes sem sofrer gols, e de 18 pontos de vantagem no topo da tabela. O time de Luciano Spalletti caminha a passos largos para conquistar seu terceiro scudetto e, se mantiver o aproveitamento atual, baterá o recorde de 102 pontos da Juventus, obtido na temporada 2013-14.

O Napoli costuma ser um mandante bem chato para a Lazio: na Serie A, venceu pela última vez em solo campano em 2015, quando ainda era comandada por Stefano Pioli. Apesar do retrospecto ruim, a fase dos biancocelestes, hoje treinados pelo napolitano Maurizio Sarri, que grande história construiu pelo adversário, é boa. A equipe romana vem de duas vitórias consecutivas e sonha em alcançar o terceiro triunfo seguido, o que não acontece desde outubro.

Nascido nos arredores de Nápoles, Immobile tentará fazer a Lazio somar pontos importantes contra o time de sua região (Getty)

Sábado, 4/3, 16h45

Fiorentina x Milan

Tanto a Fiorentina quanto o Milan viveram um momento negativo recentemente, mas conseguiram retomar a confiança e reencontraram os bons resultados, inclusive na Europa. É verdade que a temporada da Viola era de expectativas maiores, mas ainda assim a equipe de Vincenzo Italiano está classificada para as oitavas de Conference League e para as semifinais da Coppa Italia. No campeonato, após ter ficado próxima até da zona de rebaixamento, ensaia uma recuperação e enxerga uma vitória sobre o Diavolo como um indício definitivo de renascimento.

Um dos fatores que mais pesam para a Fiorentina e que refletem o desempenho abaixo do esperado no campeonato é o aproveitamento caseiro: no Artemio Franchi, os gigliati venceram apenas quatro de seus 12 compromissos. Ademais, sofreram pelo menos um gol em seus domínios nos últimos oito jogos, podendo inclusive igualar seu recorde negativo no quesito, quando, em 2005, recém-promovidos, foram vazados como mandantes por nove partidas consecutivas. Oito também é o número de duelos em que o Milan marcou contra a Viola de forma seguida na Serie A. Somente uma vez os rossoneri registraram uma sequência superior, de 1947 a 1951, quando chegaram a 10.

Demais jogos

Sábado, 4/3, 11h
Monza x Empoli

Sábado, 4/3, 14h
Atalanta x Udinese

Domingo, 5/3, 8h30
Spezia x Verona

Domingo, 5/3, 11h
Sampdoria x Salernitana

Domingo, 5/3, 14h
Inter x Lecce

Segunda, 6/3, 14h30
Sassuolo x Cremonese

Segunda, 6/3, 16h45
Torino x Bologna

Compartilhe!

Deixe um comentário