Serie A

Pela 29ª rodada do Italiano, Lazio e Juventus agitarão briga por vagas europeias

Os resultados da 28ª rodada deixaram ainda mais acirrada a disputa por uma vaga na próxima Champions League. As vitórias de Lazio, Milan, Roma e Atalanta, além da derrota da Inter, embolaram de vez a corrida pelas vagas na maior competição de clubes da Europa: a diferença entre o terceiro e o sexto colocado na tabela é de apenas três pontos. Já o Napoli viu sua vantagem no topo da tabela cair para “somente” 16 pontos e continua muitíssimo confortável na liderança.

A 29ª rodada antecede as quartas de final das competições continentais, nas quais seis times italianos continuam vivos – Napoli, Milan e Inter na Champions League; Roma e Juventus na Liga Europa; Fiorentina na Conference League. Mas, com uma disputa tão acirrada por vagas nesses mesmos torneios, qualquer tropeço pode ser fatal e é difícil que vejamos estas equipes pouparem seus melhores jogadores para os confrontos europeus. Devido ao feriado de Páscoa, teremos uma jornada um pouco diferente, com partidas apenas na sexta-feira e no sábado. Confira a prévia.

O jogão

Sábado, 8/4, 15h45

Lazio x Juventus

Este jogo pode ser considerado o duelo entre os dois segundos colocados da Serie A: que quem ocupa a posição é a Lazio, mas, se não fossem os 15 pontos de penalização, a Juventus é que estaria na vice-liderança. Após um início de temporada ruim, a equipe de Massimiliano Allegri soube se recuperar e é aquele de melhor aproveitamento na competição desde fevereiro, tendo sido capaz até de contornar a punição que sofreu e se recolocar na disputa por uma vaga na próxima Champions League. Já os capitolinos também vivem ótima fase e estão invictos há seis rodadas.

Se o momento atual das duas equipes é positivo e cria a expectativa de um duelo equilibrado, o mesmo não pode ser dito quando se avaliam os confrontos diretos mais recentes entre elas – e até mesmo se o recorte se estender às duas últimas décadas. A Juventus ficou invicta nos sete jogos anteriores contra a Lazio, com cinco vitórias e dois empates, e só perdeu nove das 51 partidas contra a adversária de 2003 para cá, somando todas as competições. Pela Serie A, o derradeiro triunfo dos biancocelestes sobre a Velha Senhora foi em 2019, quando a formação de Turim ainda era comandada por Maurizio Sarri, hoje treinador do time capitolino.

Um dos pontos chave do duelo deste sábado com certeza será a defesa. Afinal, as duas equipes são aquelas que mais conseguiram clean sheets no certame – 17 para cada. A Lazio, inclusive, tem a melhor defesa da competição, tendo sofrido apenas 19 gols; a Juventus, vazada 22 vezes, é dona da terceira melhor.

Prováveis escalações

Lazio: Provedel; Marusic, Casale, Romagnoli, Hysaj; Milinkovic-Savic, Cataldi, Luis Alberto; Felipe Anderson, Pedro, Zaccagni.

Juventus: Szczesny; Gatti, Bremer, Danilo; De Sciglio, Fagioli, Locatelli, Rabiot, Kostic; Milik, Vlahovic.

Fique de olho

Sexta, 7/4, 14h

Lecce x Napoli

Nesta temporada, apenas uma vez o Napoli não encontrou pelo menos uma vitória em dois jogos consecutivos e foi justamente por causa do Lecce, que ficou no 1 a 1 com os partenopei após um empate sem gols entre os comandados de Luciano Spalletti e a Fiorentina. Em que pese a goleada por 4 a 0 que os azzurri sofreram do Milan, com certeza a missão do time de Marco Baroni será mais difícil dessa vez, devido ao momento ruim que atravessa. Após um surpreendente triunfo sobre a Atalanta, os giallorossi perderam todos os cinco compromissos sucessivos, de modo que não pontuam desde fevereiro. Além disso, sequer balançaram as redes nas duas últimas vezes em que entrou em campo no Via del Mare.

Caso consiga parar o Napoli mais uma vez, o Lecce conseguiria ficar invicto na temporada contra os partenopei pela primeira vez desde 2000-01, quando por duas vezes os times empataram por 1 a 1. Por outro lado, os azzurri têm vantagem no retrospecto geral e marcaram em todos os 12 jogos mais recentes contra os salentinos pela Serie A: a última vez que não balançou as redes contra os apulianos foi em 1997.

Contra um Torino que ainda sonha com uma improvável vaga europeia, a Roma visa entrar no G4 (AFP/Getty)

Sábado, 8/4, 13h30h

Torino x Roma

Torino e Roma têm ambições diferentes nesta temporada: enquanto o time grená ainda guarda remotas chances de se classificar ao menos para a próxima Conference League, os giallorossi querem se firmar e consolidar no G4, aproveitando os tropeços dos rivais e fazendo sua própria parte, vencendo seus jogos. Após duas derrotas, a equipe de José Mourinho reencontrou a vitória contra a Sampdoria e se manteve bem posicionada na disputa por uma vaga na próxima Liga dos Campeões, em uma corrida onde qualquer tropeço pode ser fatal para as concorrentes. Bater o Toro significará engatar uma importante sequência positiva.

Contra o Torino, Belotti deve começar o jogo sendo titular pela Roma, podendo marcar seu primeiro gol pelos giallorossi na Serie A logo contra o time no qual fez história – o centroavante foi capitão dos grenás e é um de seus 10 maiores artilheiros. O Toro, porém, tem conseguido contornar a saída de seu ex-camisa 9 devido ao destaque que Sanabria vem obtendo. O paraguaio é o principal goleador dos piemonteses na temporada e também é o terceiro jogador com mais tentos no campeonato em 2023: seis, menos apenas que Martínez (sete) e Osimhen (12).

Demais jogos

Sexta, 7/4, 12h
Salernitana x Inter

Sexta, 7/4, 16h
Milan x Empoli

Sábado, 8/4, 7h30
Udinese x Monza

Sábado, 8/4, 9h30
Fiorentina x Spezia

Sábado, 8/4, 11h30
Atalanta x Bologna
Sampdoria x Cremonese

Sábado, 8/4, 13h30
Verona x Sassuolo

Compartilhe!

Deixe um comentário