Serie A

Na 22ª rodada do Italiano, a Inter inicia dura sequência em busca por retomada da liderança

Concluída a Supercopa Italiana, que resultou no primeiro título da temporada ficando com Simone Inzaghi e sua Inter, a Serie A volta a ter uma rodada completa, após fim de semana de apenas seis jogos – dessa vez, todos os times estarão novamente em campo. Coincidentemente, dois dos confrontos envolverão quatro equipes que disputaram o final four na Arábia Saudita, mas em chaves opostas. No domingo, a Fiorentina recebe a Inter e o Napoli visita a Lazio, naquelas que são partidas mais importantes da jornada.

A Inter perdeu a liderança da Serie A para a Juventus, devido a seu jogo a menos, e, com desfalques, irá enfrentar uma gabaritada Fiorentina no intuito de ao menos não perder a rival de vista. Já Lazio e Napoli farão um confronto direto por vagas europeias, podendo até entrar no G4 ao fim da rodada. Outro duelo importantíssimo em termos de classificação à Champions League é aquele entre Milan e Bologna. Confira, a seguir, a prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 28/1, 16h45

Fiorentina x Inter

Para a Inter, a participação – e a vitória – na Supercopa Italiana atrasou seu compromisso da 21ª rodada da Serie A e lhe custou a liderança do campeonato, que agora está nas mãos da Juventus, com um jogo a mais. Para continuar dependendo apenas de si mesma para se manter na ponta, a equipe de Inzaghi precisa bater a Fiorentina, que também disputou a competição na Arábia Saudita e visa manter a cobiçada quarta posição. Vale destacar que seis times estão separados por somente três pontos de diferença naquela região da tabela.

Em caso de vitória sobre a Fiorentina, a Inter chegaria ao próximo confronto, contra a Juventus, com a possibilidade de ultrapassar a rival antes mesmo recuperar o jogo atrasado contra a Atalanta, o que deixaria os nerazzurri mais próximos de seu vigésimo scudetto e da tão sonhada segunda estrela no escudo. Para os violetas, um triunfo, somado a uma combinação de resultados, lhe faria acumular uma importante gordurinha na disputa por vaga na Champions League – competição que não disputa desde 2010.

Pela Serie A, a Fiorentina venceu apenas um dos últimos 13 jogos contra a Inter, somando cinco empates e sete derrotas no período. A propósito, o confronto deste domingo tem potencial caráter histórico para a Beneamata: se sair vitoriosa, seria a primeira vez que bateria a Viola em quatro compromissos consecutivos no Artemio Franchi, onde não perde há seis partidas. Entretanto, a equipe de Inzaghi terá os importantes desfalques de Barella e Çalhanoglu, que cumprem suspensão. Com o turco em campo, a formação de Milão tem uma média de 2,2 pontos por peleja e de 72% de triunfos. Sem ele, a queda é vertiginosa: 0,8 ponto por duelo e taxa de 20% de sucessos.

Prováveis escalações

Fiorentina: Terracciano; Kayode, Milenkovic, Martínez Quarta, Parisi; Arthur, Duncan; Ikoné, Bonaventura, Sottil; Beltrán.

Inter: Sommer; Pavard, De Vrij, Acerbi; Darmian, Frattesi, Asllani, Mkhitaryan, Dimarco; Martínez, Thuram.

Fique de olho

Sábado, 27/1, 16h45

Milan x Bologna

Após chegar à quarta posição da Serie A, o Bologna desmoronou: amarga sequência de três jogos sem vitórias e ainda não ganhou em 2024, o que o levou ao oitavo lugar, fora da zona de acesso para qualquer competição europeia. Já o Milan vive momento oposto, com triunfos nas três partidas de campeonato que disputou neste ano. Simone Inzaghi coloca os rossoneri como postulantes ao scudetto, ainda que Stefano Pioli diga que o objetivo para o seu time é a – por enquanto bem encaminhada – classificação para a Champions League.

Pela Serie A, o Bologna não vence o Milan há 16 jogos, com direito a 13 derrotas, numa sequência que começou em 2016. Além disso, os rossoblù não anotam gols sobre o Diavolo em San Siro há três partidas. É um tabu para ser derrubado, visto que a boa campanha do time de Thiago Motta passava pelo bom aproveitamento nos compromissos fora de casa: antes de terem perdido os dois confrontos mais recentes que fizeram longe do estádio Renato Dall’Ara, os felsinei vinham de 10 triunfos em 11 possíveis. Vale destacar ainda que o duelo com o Milan será especial para o técnico ítalo-brasileiro, que comandará uma equipe pela centésima vez no campeonato. Ele tem apenas 41 anos e somente outros quatro treinadores atingiram a marca mais cedo – Vincenzo Montella, Roberto Mancini, Carlo Ancelotti e Roberto De Zerbi.

Após terem sido derrotados pela Inter na Supercopa Italiana, Lazio e Napoli duela por vagas europeias na Serie A (Getty)

Domingo, 28/1, 14h

Lazio x Napoli

Entre as equipes que brigam pela quarta posição, encontramos a Lazio, quinta, e o Napoli, nono, separados por apenas dois pontos. Vindo de uma vitória heroica na 20ª rodada, no clássico com a Salernitana, o time azzurro busca emendar uma sequência de sucessos sobre a rival romana, que se recuperou após um começo ruim de Serie A e engatou quatro triunfos no certame.

Na Serie A, o Napoli é o time que a Lazio mais vezes venceu dentro de casa – 54 em 135 jogos. Os biancocelestes também ganharam os últimos dois confrontos entre as equipes, que, curiosamente, não empatam há 14 compromissos, desde 2016. O balanço no período é de 10 vitórias dos partenopei e de apenas quatro dos aquilotti.

Maurizio Sarri terá a chance de alcançar cinco vitórias consecutivas no comando da Lazio pela Serie A. Ironicamente, o feito inédito pode ser atingido justamente contra o Napoli, seu time do coração, que treinou durante três temporadas. Pelo lado campano, olho em Ngonge, reforço da janela de transferências de inverno. O belga pode fazer sua estreia com a camisa azzurra neste domingo e foi sobre a equipe romana que anotou o primeiro de seus 11 gols no campeonato, em fevereiro de 2023.

Demais jogos

Sexta, 26/1, 16h45
Cagliari x Torino

Sábado, 27/1, 11h
Atalanta x Udinese

Sábado, 27/1, 14h
Juventus x Empoli

Domingo, 28/1, 8h30
Genoa x Lecce

Domingo, 28/1, 11h
Verona x Frosinone
Monza x Sassuolo

Segunda, 29/1, 16h45
Salernitana x Roma

Compartilhe!

Deixe um comentário