Liga Europa

Pela ida das oitavas da Liga Europa, a Atalanta foi a Portugal e arrancou empate do Sporting

Nesta quarta-feira, 6 de março, a Atalanta foi até Lisboa, capital de Portugal, e conseguiu um bom resultado em sua visita ao Sporting, no jogo de ida válido pela fase de oitavas de final da Liga Europa. Numa partida bastante movimentada no estádio José Alvalade, a equipe comandada por Gian Piero Gasperini teve uma atuação expressiva e poderia ter vencido. Entretanto, o empate por 1 a 1 já foi válido para os nerazzurri, considerando dois fatos: estão invictos contra os Leões nesta temporada, graças a duas igualdades e uma vitória, e decidirão a vaga para as quartas, na próxima quinta, diante de sua torcida.

Sporting e Atalanta podem dizer que são velhos conhecidos. Afinal, nesta temporada, integraram o Grupo D da Liga Europa e se enfrentaram duas vezes – nesta fase, a Dea ganhou por 2 a 1 em Portugal e, já classificada em primeiro lugar da chave, acabou empatando em Bérgamo. Portanto, Rúben Amorim, de um lado, e Gasperini, do outro, já sabiam bem como explorar as fraquezas adversárias.

Por conta disso, o jogo se tornou franco, quase sem fase de estudos. E, nesse sentido, foram os donos da casa que começaram a todo vapor: aos 7 minutos, Edwards fez ótima jogada individual pelo lado direito e tentou tocar no meio da pequena área, mas a defesa da Atalanta, atenta, cortou. Aos 13, na primeira chegada da Dea, o brasileiro Éderson pegou a sobra de uma cobrança de escanteio e arriscou chute de fora da área, mas não obteve sucesso.

Sporting e Atalanta fizeram um duelo intenso e de muitas chances para ambos os lados (AFP/Getty)

Aos 17 minutos, o Sporting conseguiu abrir o placar. O time de Amorim trouxe a marcação dos visitantes para o seu campo e, em rápida troca de passes, Trincão encontrou Paulinho em profundidade: o atacante arrancou e bateu rasteiro para o gol de Musso, inaugurando o marcador. A tentativa de reação da Atalanta foi quase imediata, na casa dos 24, quando Holm recebeu e levou sorte no lance. No que a pelota sobrou para o lateral sueco, saiu um chute que carimbou a trave. Em seguida, Scamacca arriscou da entrada da área e também acertou o poste.

Dois minutos depois da oportunidade desperdiçada, Scamacca aproveitou o erro de saída de bola do Sporting e tocou para Éderson, mas o goleiro Israel saiu rápido da baliza e evitou o pior para os portugueses. O arqueiro voltou a aparecer aos 30, após cobrança ensaiada de escanteio da equipe de Gasperini: De Roon soltou uma pancada de fora da área e o uruguaio espalmou para escanteio.

A insistência do time de Bérgamo foi coroada aos 39, quando, mais uma vez, os donos da casa saíram jogando errado, com Quaresma. Lookman tentou na primeira vez, e o goleiro Israel conseguiu evitar. Só que a bola sobrou para Miranchuk acionar Scamacca, que aproveitou a oportunidade e a colocou no cantinho, deixando tudo igual. Três minutos depois, em escanteio, o atacante italiano ainda ficou próximo da doppietta, ao cabecear para o chão e no canto. Contudo, Israel se esticou e espalmou a pelota para fora, em uma linda defesa.

Na segunda etapa, foi novamente o Sporting quem começou incomodando. Aos 52, Paulinho, fez o pivô para Catamo, que invadiu a área e chutou em cima de Musso. Cinco minutos depois, em cobrança de falta dos donos da casa, Trincão percebeu Musso adiantado e tentou surpreender o arqueiro uruguaio, colocando por cobertura – mas mandou para fora.

Além de ter marcado o gol de empate da Atalanta em Portugal, Scamacca acertou a trave uma vez (AFP/Getty)

A partida continuou aberta, apesar de Gyökeres, grande estrela do Sporting, não ter conseguido nenhuma oportunidade de marcar desde que entrou, após o intervalo. Do outro lado, Lookman quase virou para a Atalanta em uma linda jogada individual, em que deu uma caneta em Quaresma e acertou um chute na trave. Na sequência, os Leões responderam quando Trincão cruzou da direita e Coates, de cabeça, também carimbou o poste de Musso.

Depois de alguns minutos de intensidade, mas poucas chances claras, a partida ganhou novas emoções aos 75. Àquela altura, Éderson cruzou para a área e Djimsiti, de dentro da pequena área, cabeceou para fora. Aos 86, Touré ficou cara a cara com Israel e, aproveitando o rebote do arqueiro alviverde, fez um lindo gol de bicicleta. Só que houve impedimento no lance e toda a jogada foi invalidada. Já nos acréscimos, Koopmeiners foi bloqueado na hora H e, por muito pouco, não deu a vitória à Atalanta.

Vivendo seu momento mais delicado na temporada, em termos de resultados, a Atalanta conquistou apenas uma vitória nas cinco últimas partidas disputadas, somando todas as competições. Entretanto, o nível de atuações tem sido bom e nem mesmo o fim de sua forte sequência caseira pela Serie A – a derrota para o Bologna arquivou os sete triunfos consecutivos – parece intimidar a Dea, que segue praticando seu futebol vistoso.

Como ainda tem objetivos no Campeonato Italiano, a visita a Turim, onde enfrenta a Juventus, no domingo, obrigará a equipe nerazzurra a dosar energias antes do duelo de volta contra o Sporting. Na próxima quinta, 14 de março, os comandados de Gasperini vão precisar mostrar um pouco mais de eficiência nas finalizações para que possam seguir vivos na Liga Europa. O favoritismo, porém, está a seu lado.

Compartilhe!

Deixe um comentário