A Serie A vai chegando perto do fim e, com o título bem encaminhado, a Inter quer conquistá-lo o mais rapidamente possível. O calendário e a matemática dizem que a primeira oportunidade será no dérbi contra o Milan, na 33ª rodada. Mas, para isso ocorrer, a Beneamata precisará vencer o Cagliari no domingo, independentemente do resultado que o rival obtiver contra o Sassuolo, horas antes. Caso a possibilidade se concretize, se os rossoneri ganharem dos neroverdi, só a vitória interessará aos nerazzurri no clássico; em caso de derrota ou empate do Diavolo, a igualdade bastará.
Quase garantido está, também, o direito de uma vaga extra para a Serie A na próxima Champions League, devido à surpreendente e expressiva vitória da Atalanta sobre o Liverpool, pela Liga Europa. Olham com atenção para o panorama a própria Dea, sexta colocada, e também Roma (quinta) e Bologna (quarto). Já a Juventus, que reagiu no campeonato após o triunfo sobre a Fiorentina e manteve o terceiro lugar, no último fim de semana, também respira aliviada.
A luta contra o rebaixamento, por fim, vem sendo uma das mais interessantes do campeonato, já que sete times estão separados por apenas cinco pontos. Nesta rodada, teremos mais um confronto direto entre alguns deles (Lecce e Empoli), e compromissos complicados para os demais: o Cagliari encara a Inter, o Sassuolo pega o Milan, a Udinese recebe a Roma, e Verona e Frosinone visitam Atalanta e Napoli, respectivamente – sem falar na Salernitana, virtualmente relegada à Serie B, que vai à Cidade Eterna para enfrentar a Lazio. Confira, abaixo, a prévia da jornada.
O jogão
Domingo, 14/4, 15h45
Inter x Cagliari
Após tomar um susto da Udinese e conseguir a virada apenas nos minutos finais de seu último jogo, a Inter segue a todo vapor rumo ao seu 20º título italiano, podendo inclusive vencê-lo na próxima rodada, no dérbi contra o Milan – mas isso só será possível em caso de triunfo sobre o Cagliari, neste domingo. Já o time de Claudio Ranieri, após surpreendentemente bater a Atalanta dentro de casa, está invicto há duas partidas e se afastou da zona de rebaixamento, agora distante cinco pontos. Quem sabe os sardos não aproveitam as suspensões de Pavard e Lautaro para obterem mais um resultado inesperado, dessa vez em San Siro?
Após uma sequência de quatro derrotas, o Cagliari se recuperou. Os rossoblù deixaram a zona de rebaixamento porque pontuaram em seis dos últimos sete jogos da Serie A, tendo registrado três vitórias e três empates no período. Mas, do outro lado, os sardos terão uma Inter que vem quebrando diversos recordes.
Pela primeira vez em sua história, a Beneamata poderá chegar à marca de 40 partidas consecutivas marcando gols, além de ter a chance de ser a primeira equipe a chegar aos 85 pontos em 32 rodadas do campeonato. Para tal, precisa do triunfo. O resultado também é obrigatório para os planos de conquista do scudetto diante do arquirrival Milan e para manter viva a possibilidade de a Inter superar a maior pontuação já feita no certame – 102 para a Juventus, em 2013-14. A propósito, tal feito só será atingido se os nerazzurri ganharem todos os compromissos restantes.
Prováveis escalações
Inter: Sommer; Bisseck, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Sánchez, Thuram.
Cagliari: Scuffet; Zappa, Mina, Dossena, Augello; Makoumbou, Sulemana; Oristanio, Viola, Luvumbo; Lapadula.
Fique de olho
Sábado, 13/4, 13h
Torino x Juventus
O Torino ainda tem boas chances de se classificar para a Liga Europa ou para a Conference League da próxima temporada, mas deixou pontos importantes pelo caminho na última rodada, ao perder contra o Empoli, com gols nos acréscimos. Para recuperar o rumo na Serie A, o time grená precisará bater apenas a Juventus, sua maior rival, contra a qual vive um amargo jejum de triunfos. O confronto ocorre em má hora para o Toro, visto que a Velha Senhora voltou a vencer no campeonato após quatro jornadas e – contando com o empate do Bologna com o Frosinone – se aproximou de uma vaga na próxima Champions League.
Pela Serie A, a Juventus é a equipe que mais vezes derrotou o Torino: são 77 sucessos contra 35 dos granata e 45 empates. A Velha Senhora ainda venceu os últimos três confrontos com o Toro e não sabe o que é perder para os rivais há 17, desde 2015, há quase uma década.
Mas há uma esperança para o Torino. Artilheiro do time na competição, com 11 gols – além de um marcado pela Atalanta –, Zapata balançou as redes seis vezes em 16 confrontos contra a Juventus pela Serie A. Desde sua estreia na competição, na temporada 2013-14, o colombiano é um dos jogadores que mais anotaram tentos sobre a Velha Senhora, empatado com Giovanni Simeone. Por outro lado, a Juve tem a segunda melhor defesa do campeonato, vazada apenas em 24 ocasiões. E a sua retaguarda ainda conta com o zagueiro mais prolífico do certame: Gatti, que colocou quatro bolas na casinha. A primeira? Justamente no Derby della Mole, na oitava rodada.
Domingo, 14/4, 10h
Sassuolo x Milan
Após sua quinta vitória consecutiva na Serie A, o Milan busca ganhar mais uma e complicar a vida de um adversário que, ao longo dos anos, se tornou uma pedra em seu sapato. O Sassuolo foi protagonista de momentos icônicos contra o Diavolo. Quem esqueceria os quatro gols marcados por Berardi sobre os rossoneri na primeira temporada do clube neroverde na elite ou o 5 a 2 aplicado em pleno San Siro, na campanha anterior? Agora, o time da Lombardia pode se vingar e manter os emilianos afundados na penúltima posição do campeonato.
Desde que foi promovido à Serie A, o Sassuolo recebeu o Milan 10 vezes no Mapei Stadium. Venceu os três primeiros confrontos, mas conseguiu apenas um pontinho nos sete sucessivos. Além disso, os neroverdi marcaram 30 gols sobre os rossoneri no campeonato, porém 16 foram anotados nos sete jogos inaugurais do recorte, enquanto os demais 14 saíram nos 14 seguintes.
Embora o retrospecto contra o Milan seja ambivalente e o tropeço contra a Salernitana tenha lhe impedido de deixar a zona do rebaixamento, o Sassuolo vem em momento ligeiramente positivo, com apenas uma derrota nos últimos quatro jogos – nestes, somou uma vitória e dois empates. Já para o Diavolo, as principais motivações para o confronto são as seguintes: pontuar para dificultar a vida da Inter, garantir o mais rapidamente possível a vaga na Champions League e mostrar reação à derrota para a Roma, na Liga Europa.
Demais jogos
Sexta, 12/4, 15h45
Lazio x Salernitana
Sábado, 13/4, 10h
Lecce x Empoli
Sábado, 13/4, 15h45
Bologna x Monza
Domingo, 14/4, 7h30
Napoli x Frosinone
Domingo, 14/4, 13h
Udinese x Roma
Segunda, 15/4, 13h30
Fiorentina x Genoa
Segunda, 15/4, 15h45
Atalanta x Verona