Serie A

Na 6ª rodada da Serie A, a Inter, em busca de retomada pós-dérbi, visita a surpreendente Udinese

As cinco primeiras rodadas da Serie A foram marcadas por muito equilíbrio. Todas as equipes já pontuaram, nenhuma está invicta e várias delas compartilham a mesma quantidade de pontos. Em suma, o chamado bololô. Nesse sentido, não é de espantar que até a Inter, atual campeã, atravesse dificuldades e tenha que buscar a reação neste fim de semana. Após perder o dérbi para o Milan, a formação nerazzurra viaja até o Friuli para encarar a Udinese, uma das vice-líderes da competição.

O fim de semana anterior trouxe também a primeira vitória de diversos times que estavam na fila, como Fiorentina, Bologna e Roma – esta última vencendo já sob o comando de Ivan Juric, que substituiu Daniele De Rossi, primeiro demitido desta edição da Serie A. Na atual rodada, a Viola encara o surpreendente Empoli no clássico toscano, enquanto os giallorossi buscam a confirmação com o Venezia e os bolonheses, por fim, recebem uma Atalanta que também precisa se recuperar. Quem também quer deixar a parte inferior da tabela é o sólido Genoa, que somou menos pontos do que seu futebol mereceu. O problema dos rossoblù é que o compromisso do sábado é contra a Juventus, igualmente desejosa de retomar os melhores momentos.

Por fim, esta empolgante rodada terá mais duelos interessantes. Em San Siro, o Milan, que parecia buscar um novo treinador antes do clássico com a Inter, venceu o dérbi e parece ter feito as pazes com Paulo Fonseca – a se confirmar, já que o português nem pode sonhar com um tropeço no Lecce, no jogo que abrirá a rodada. Já no domingo, entra em campo o surpreendente líder isolado: o Torino, que não ocupava o posto havia 47 anos, recebe a Lazio e busca aproveitar o cansaço dos celestes, empenhados na Europa League nesta semana e também na próxima. Confira, a seguir, a prévia da jornada.

O jogão

Sábado, 28/9, 10h

Udinese x Inter

A derrota para um Milan em baixa levantou algumas dúvidas na Inter, que só venceu dois dos cinco jogos que fez nesta Serie A e ainda não ganhou fora de casa. A equipe apresenta certas oscilações: até agora, transitou por uma goleada sobre a Atalanta, um sofrido empate com o Monza, uma ótima atuação contra o Manchester City e uma queda clamorosa frente a um rival em crise. Será que alguns jogadores não têm mais a mesma ambição da temporada passada? O próprio Diavolo e o Napoli, campeões anteriores, viram isso ocorrer e não conseguiram repetir as boas campanhas nos certames posteriores ao scudetto. Assim, Simone Inzaghi já cogita fazer mudanças no seu onze inicial e já avisou ao plantel que ninguém é intocável.

A Udinese, por sua vez, apesar de ter perdido pela primeira vez na 5ª rodada, já sentiu o gostinho de ter sido líder do campeonato por uma semana e não pode reclamar do que produziu. A equipe friulana segue em boa fase, ainda que tenha sofrido um categórico 3 a 0 da Roma. Os bianconeri fazem um campeonato definitivamente mais tranquilo que o da temporada passada, no qual lutou até a última rodada para não cair. A gordura que já acumulou é importante. Mas sonhar com algo a mais não custa nada.

Pela Serie A, a Inter venceu seis dos últimos sete confrontos contra a Udinese, além de não ter perdido 10 dos 11 mais recentes na casa da antiga algoz – nas décadas de 2000 e 2010, tropeços dos nerazzurri eram comuns no duelo. A equipe de Inzaghi não sabe o que é ganhar há três jogos e não vivia um período de jejum tão longo desde abril de 2023, quando passou seis sem sucessos. Parte dessa seca se deve à falta de brilho do capitão Lautaro, que só balançou as redes em uma das derradeiras 15 partidas pela Beneamata. Quem sabe o socorro não vem de um coadjuvante que pode ascender ao time titular? Zielinski, ex-Udinese, tem justamente nos bianconeri a sua vítima favorita na Itália, com quatro gols marcados.

Prováveis escalações

Udinese: Okoye; Kristensen, Bijol, Giannetti; Ehizibue, Karlström, Lovric, Kamara; Thauvin, Brenner; Lucca.

Inter: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Frattesi, Çalhanoglu, Zielinski, Dimarco; Thuram, L. Martínez.

Fique de olho

Sábado, 28/9, 13h

Genoa x Juventus

Após o terceiro 0 a 0 consecutivo, a Juventus de Thiago Motta perdeu mais uma vez a oportunidade de voltar à ponta da tabela e se vê pressionada a voltar a vencer e, principalmente, a marcar gols na Serie A. Já o Genoa, após uma janela de transferências discreta, na qual perdeu Gudmundsson e Retegui, dois de seus melhores jogadores, começou mal a temporada. O time de Alberto Gilardino soma apenas uma vitória em cinco jogos no campeonato e ainda amargou a eliminação na Coppa Italia na última quarta, perdendo nos pênaltis para a Sampdoria, sua maior rival.

A Juventus tem a melhor defesa da Serie A e, inclusive, é a única equipe dos cinco principais campeonatos europeus a ainda não ter sofrido nenhum gol em 2024-25. Porém, empatou seus últimos três jogos na Serie A por 0 a 0 e quer evitar o quarto consecutivo, algo que jamais ocorreu em sua história. O retrospecto recente, entretanto, não anima os bianconeri, que não ganharam do Genoa em nenhum dos três duelos mais recentes, tendo amargado duas derrotas neste recorte. A derradeira vitória da Velha Senhora no Luigi Ferraris ocorreu em dezembro de 2020, há quase quatro anos.

Depois de três empates sem gols, o ítalo-brasileiro Thiago Motta sofre leve pressão na Juventus (Getty)

Sábado, 28/9, 15h45

Bologna x Atalanta

Após cinco rodadas, o Bologna de Vincenzo Italiano finalmente conseguiu sua primeira vitória na Serie A, e consequentemente, chegou aos mesmos 6 pontos da Atalanta. Após apresentar sinais de recuperação, vencendo a Fiorentina e fazendo um ótimo jogo contra o Arsenal, a Dea perdeu dentro de casa para o Como e chegou a sua terceira derrota no campeonato, o que ligou o sinal de alerta em Bérgamo. Adicione ao duelo mais um componente: ambas as equipes jogarão pela Champions League no próximo dia 2 de outubro, o que dificulta os cálculos dos técnicos em termos de dosagem de energias. Afinal, rossoblù e nerazzurri precisam vencer este confronto direto, e é provável que os dois times tenham força máxima no sábado.

A trupe de Gian Piero Gasperini tem um trunfo, ao menos hipotético. Afinal, a Atalanta tem Bologna e Lazio como rivais que mais vezes derrotou na Serie A (38). Entretanto, em 106 confrontos, a vantagem é do adversário, com 40 vitórias – inclusive nos três últimos jogos, o que permite ao time emiliano alcançar uma inédita sequência de quatro triunfos sobre a Dea no certame. Vale destacar ainda que os nerazzurri têm a pior defesa do campeonato, com 11 gols sofridos em cinco partidas.

Demais jogos

Sexta, 27/9, 15h45
Milan x Lecce

Domingo, 29/9, 7h30
Torino x Lazio

Domingo, 29/9, 10h
Como x Verona
Roma x Venezia

Domingo, 29/9, 13h
Empoli x Fiorentina

Domingo, 29/9, 15h45
Monza x Napoli

Segunda, 30/9, 15h45
Parma x Cagliari

Compartilhe!

Deixe um comentário