A Calciopédia é o maior veículo dedicado exclusivamente ao futebol italiano em língua portuguesa e, em 2019, está dando início a um novo ciclo. No intuito de viabilizar formas inovadoras de custeio para o site e aprimorar o seu conteúdo, estamos buscando, através de um financiamento coletivo no Catarse, inaugurar uma lojinha online.
A Calciopédia Store será a casa dos fãs do futebol italiano no Brasil. A nossa loja proporcionará aos aficionados pelo calcio uma experiência afetiva única, com produtos alusivos aos principais e mais tradicionais clubes da Velha Bota.
Inicialmente, a Calciopédia Store oferecerá produtos confeccionados com artes próprias e exclusivas: camisas, canecas, bandeiras, pôsteres, cartões postais, adesivos, bottons, capas de celular, chinelos, ecobags e almofadas estão no nosso horizonte. Também planejamos agregar a nosso estoque produtos oficiais e licenciados pelas agremiações, como uniformes atuais e vintage, cachecóis e livros. Tudo para que os fanáticos pelo futebol italiano possam se sentir o mais próximo possível das equipes que amam.
Para apoiar, clique na imagem! As informações sobre o projeto e as recompensas para os apoiadores estão detalhados na página do Catarse e também mais abaixo.
O site
A Calciopédia surgiu em julho de 2006, ainda com o nome Quattro Tratti, e só em maio do ano seguinte ganhou o formato atual, de dedicação exclusiva ao futebol italiano. É um tema querido por tantos brasileiros, que se acostumaram a acompanhar o calcio desde 1983, quando a TV Bandeirantes apostou e trouxe para o Brasil o primeiro campeonato estrangeiro.
Aos domingos de manhã, o país torcia pela Roma de Falcão, pela Udinese de Zico, pela Sampdoria de Toninho Cerezo. E ainda assistia a Baresi, Antognoni, Platini, Ancelotti, Conti e Mancini. Desde então, a Serie A já foi exibida por quase todas as grandes redes abertas do Brasil e entrou no dia a dia do brasileiro, assim como outros campeonatos europeus. As crianças de hoje cresceram torcendo por Totti, Del Piero, Nedved, Maldini, Buffon, Zanetti, Shevchenko e outros craques que desfilam ou desfilaram por campos italianos e europeus.
Ao longo dos anos, o Quattro Tratti se tornou referência no que diz respeito ao futebol italiano. Em junho de 2017, seus editores decidiram apostar na mudança para o nome Calciopédia, que traduz melhor a proposta do site e pode atingir um público ainda maior. Sob qualquer uma das nomenclaturas, o site tem como objetivo ser a mais completa fonte de informações em língua portuguesa sobre o futebol italiano do presente e do passado.
Cobrimos não apenas as principais competições do país – a Serie A e a Coppa Italia – e as participações das equipes da Bota na Liga dos Campeões e na Liga Europa: publicamos todas as transferências envolvendo jogadores de clubes da primeira divisão do país e fazemos especiais de início e fim de temporadas. Buscamos ainda levar a nossa qualificada audiência as mais relevantes informações da divisões de acesso, do futebol feminino e também dos principais campeonatos de categorias de base do país.
Com seu respaldo, a Calciopédia é material de consulta para jornalistas esportivos de todo o Brasil e está na pauta de FoxSports, ESPN, DAZN, Esporte Interativo e SporTV. Esta relevância foi sendo construída através de furos, da maior abrangência possível na veiculação das informações e, também, por colaborações de conteúdo nas mídias nacional e internacional, com textos e entrevistas para Olheiros, Trivela, UOL e RAI. O site já reuniu alguns dos principais jornalistas brasileiros e estrangeiros nas suas premiações do fim de temporada italiana, e coleciona parcerias com veículos como Esporte Interativo, Footure FC, Doentes por Futebol e Imortais do Futebol.
Por que a Calciopédia quer abrir uma loja?
Duas razões principais norteiam a nossa escolha.
A primeira delas é a busca pela viabilização de novas formas de custeio para o site. A renda obtida pela venda de produtos da loja servirá tanto para a remuneração dos colaboradores quanto para o aprimoramento do conteúdo da Calciopédia, com a elaboração de mais reportagens especiais, incursões em novas plataformas de mídia e traduções de publicações estrangeiras.
Ao mesmo tempo, entendemos que, historicamente, o campeonato de futebol estrangeiro que mais angariou fãs foi – e é – o Italiano. Este público se apaixonou pela Serie A (e não só!) por diversos motivos: laços familiares, devido à grande imigração itálica para o Brasil; pelos seus inúmeros craques ou mesmo pelos belíssimos uniformes de suas equipes. Essas pessoas podiam encontrar conteúdo exclusivo sobre o futebol italiano na Calciopédia, mas nunca tiveram uma loja voltada só para elas, que contemplasse suas identidades. Agora terão: a Calciopédia Store será a casa dos fanáticos pelos azzurri no Brasil.
A nossa loja proporcionará aos aficionados pelo calcio uma experiência afetiva única, com produtos alusivos aos principais e mais tradicionais clubes da Velha Bota. Inicialmente, a Calciopédia Store oferecerá produtos confeccionados com artes próprias e exclusivas. Também planejamos agregar a nosso estoque produtos oficiais e licenciados pelas agremiações. Tudo para que os fanáticos pelo futebol italiano possam se sentir o mais próximo possível das equipes que amam.
Quem faz
A equipe da Calciopédia é coordenada desde 2008 pelo jornalista Nelson Oliveira. Atualmente, a redação conta com 20 colaboradores de texto, oriundos de todas as regiões do Brasil, e profissionais da qualidade de Arthur Barcelos, Braitner Moreira, Charley Moreira, Felipe Portes e Murillo Moret.
Nosso time também conta com quatro designers gráficos, que elaboram todas as artes do site. Dois deles são os responsáveis pelas artes das recompensas: Douglas Anholeti e Eduardo Figueira, cujos portfólios estão linkados. Antes de apoiar o projeto, você pode conferir os trabalhos de cada um deles!
O que você recebe em troca do apoio?
As recompensas do nosso financiamento coletivo são apenas um aperitivo do que você poderá encontrar na loja! Para simplificar, optamos por oferecer mimos impressos (adesivos, cartões postais e pôsteres), cupons de desconto e uma raridade – sim, uma mesmo, pois é artigo único! Também ofereceremos combos para aqueles ou aquelas que desejarem apoiar o projeto.
A lista completa das recompensas (confira detalhes aqui e veja a galeria abaixo):
– Adesivos da linha MASCOTES, em tamanho 7 x 9 cm. Os clubes representados nas artes das recompensas são Inter, Juventus, Lazio, Milan, Napoli e Roma.
– Cartão postal ANDIAMO A BERLINO, em tamanho 10 x 15 cm. A arte relembra a histórica vitória da Itália sobre a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2006, que encaminhou o tetracampeonato.
– Pôster CALCIO, IL MIO PAESE, em tamanho A4. Disponível em papel couchê fosco.
– Pôster PIRLO NOT IMPRESSED, em tamanho A4. Disponível em papel couchê fosco e fine art.
– Cupons de desconto de 10% a 25% em compras na loja.
– Camisa reserva do Napoli na temporada 2018-19. O uniforme oficial, da linha Kombat, corresponde ao tamanho G brasileiro e é um modelo para torcedores.
– Camisa OFICIAL do Milan na temporada 2012-13. Tamanho M.
– Camisa OFICIAL away do Milan na temporada 2005-06, personalizada com número 22, do Kaká. Tamanho M.
– Camisa OFICIAL da Roma na temporada 2008-09. Tamanho M.
– Álbum de cards OFICIAL das séries A e B de 1992-93, produzido pela Score em parceria com a AIC – Associação Italiana de Jogadores. O produto, que é um notório item de colecionador, tem capa dura e está em perfeito estado de conservação, com todos os 440 cards em invólucro plastificado. Apenas um exemplar.