Outros torneios

Serie B: a hora dos pequenos?

Artilheiro, chileno Pinilla pode colocar Grosetto na Serie A pela primeira vez em sua história (Zimbio)
Desde a última coluna temática sobre a Serie B, um mês atrás, foram disputadas cinco rodadas do campeonato, que segue amplamente indefinido. Os resultados dos últimos jogos embolaram a zona dos play-offs, que agora tem, mais do que nunca, seis times brigando de forma parelha pelas duas vagas diretas para a Serie A. O Lecce (líder, 49 pontos) ainda está na frente, mas já deve ligar o sinal de alerta: nas últimas cinco rodadas os salentini enfrentaram equipes que lutam contra o rebaixamento, mas uma forte queda de produção fez com que quatro empates fora dos planos tivessem de ser levados em conta para o planejamento do restante da temporada.

No último sábado, a equipe de Luigi De Canio jogava no Via del Mare, mas levou uma goleada por 5 a 1 do surpreendente Cittadella (7º, 42), que contraria todas as expectativas ao lutar por uma vaga na próxima Serie A após quatro vitórias seguidas. Boa parte dos méritos vão para os atacantes Ardemagni e Iunco, que em sua primeira temporada como protagonistas, marcaram 25 dos 39 gols da equipe no campeonato.

Na vice-liderança, Sassuolo (2º, 48) também subiria diretamente para a Serie A, caso a temporada terminasse hoje. Os neroverdi passaram por uma fase complicada, com apenas uma vitória em quatro jogos, mas derrotaram o Cesena (4º, 45) mais cedo e podem estar se recuperando, ainda que o Grosseto (3º, 47) pareçam mais credenciados a subir diretamente. Os biancorossi tiveram jogos complicados, mas somaram dez pontos graças a resultados importantes, como as vitórias fora de casa contra Modena (8º, 42) e Brescia (6º, 45), que compensaram a goleada sofrida em casa contra o fraco Crotone (15º, 35). A forma atual dos grifoni, embalada pelas ótimas performances do chileno Pinilla (artilheiro do campeonato com 20 gols e pretendido pelo Genoa), os coloca como um dos principais candidatos ao título, no momento.

Entre o terceiro e o sexto colocado, que se classificariam para os play-offs, pouca ou nenhuma diferença de pontos: Cesena, Ancona (5º, 45) e Brescia (6º, 45) são os principais candidatos a passarem pela fase eliminatória. Os cavalos-marinhos de Cesena perderam uma partida importante em casa contra o Sassuolo, confirmando seu período decrescente, com apenas uma vitória em cinco jogos. O Ancona, por sua vez, perdeu dois pontos por causa de complicações com o fisco, mas segue confiante graças às boas atuações do meio-campo liderado pelo uruguaio Surraco e aos gols de Mastronunzio. O bresciano Caracciolo, com 18 gols, também é a esperança de seu time. Fora da zona de classificação, Torino (9º, 41) e Empoli (10º, 41) estão à espreita.

Na briga dos times que querem escapar da Lega Pro Prima Divisione, a Triestina (15ª, 36) de Daniele Arrigoni conseguiu uma ótima vitória fora de casa contra o AlbinoLeffe (13º, 38) e sonha de verdade com a permanência. Tarefa que parece difícil para Padova (17º, 34), Piacenza (18º, 34), Gallipolli (19º, 34), Reggina (20ª, 33) e Mantova (21º, 31) e impossível para a lanterna Salernitana (22). A diretoria do clube amaranto demitiu Gianluca Grassadonia e efetivou Ersilio Cerone, chegando a cota de quatro técnicos na mesma temporada.

Confira aqui a classificação e a tabela da Serie B.

1 comentário

Deixe um comentário