Coppa Italia

Napoli e Juventus eliminam equipes da capital e avançam às semifinais da copa

Logo na primeira semana de quartas de final da Coppa Italia ficou decidido que teremos um novo campeão no torneio. É que a detentora do título, a Lazio, foi eliminada pelo Napoli na terça-feira. No dia seguinte, a Juventus garantiu classificação para a próxima fase da competição ao bater, com certa facilidade, a Roma, arquirrival dos laziali. Isso significa que a capital não terá representantes nas semifinais.

Entre os vencedores, podemos dizer que o Napoli superou o seu péssimo momento e teve a sua melhor atuação desde que Gattuso assumiu o comando do time. Já a Velha Senhora fez o que se espera dela na Itália: ganhou sem grandes dificuldades. A equipe de Sarri foi dominante e construiu o resultado sobre a Roma ainda na etapa inicial. Na semana que vem, Milan e Torino definem o adversário da Juventus, enquanto Fiorentina e Inter fazem o duelo que decidirá o último semifinalista, do outro lado do chaveamento.

Juventus 3-1 Roma

Juventus e Roma se enfrentaram pela segunda vez em menos de um mês e a equipe de Turim conseguiu mais uma vitória sobre o time da capital. Como no jogo pelo Campeonato Italiano, a Juventus não tomou conhecimento da Roma e avançou, sem nenhuma dificuldade, para a semifinal da Coppa Itália. A equipe de Maurizio Sarri espera, agora, pela definição do seu adversário, que vai sair do confronto entre Milan e Torino.

A partida começou equilibrada, ao contrário do jogo do dia 12, que a Juventus decidiu com poucos minutos. Porém, quando Roma e Juventus se enfrentaram pela Serie A, a equipe da capital também sofreu, e muito, para sair jogando por baixo, como gosta Paulo Fonseca. A marcação alta de Sarri infernizava Mancini, Diawara e, principalmente, Cristante, o grande responsável pela armação da equipe visitante.

Isso fez com que a Juve também encaminhasse a vitória antes do intervalo. O primeiro gol do jogo aconteceu aos 25 minutos, em um contra-ataque da Velha Senhora. Higuaín aproveitou erro de Florenzi no meio-campo e passou para Ronaldo, que avançou pelo lado esquerdo, invadiu a área e bateu rasteiro, no canto oposto de Pau López.

A Juve não demoraria muito para ampliar o placar. Aos 38, Bentancur passou para Douglas Costa, que carregou a bola e rolou de volta para o uruguaio, na entrada da área. O camisa 30 chutou, a bola bateu no defensor da Roma e sobrou, novamente, para Bentancur bater de bico no canto esquerdo. Nove minutos depois veio o terceiro gol da Velha Senhora na partida, com assistência de Douglas Costa para cabeçada de Bonucci.

O segundo tempo começou agitado. Com menos de 2 minutos, os dois times já haviam finalizado duas bolas na trave. A Roma pressionava e, três minutos depois, Ünder ajudou a equipe da capital a diminuir a diferença com uma belíssima jogada: o ponta turco pegou a bola na lateral direita, carregou para o meio da área e acertou uma bomba, que explodiu no travessão e bateu em Buffon antes de morrer no fundo da rede. Depois disso, a Loba teve uma oportunidade com Florenzi e a Velha Senhora respondeu com Higuaín, mas os goleiros fizeram ótimas defesas e mantiveram o placar inalterado.

Insigne voltou a ser decisivo na Coppa e classificou o Napoli às semifinais (Getty)

Napoli 1-0 Lazio

Napoli e Lazio fizeram um jogo alucinante no estádio San Paolo. Os dois times, que vivem momentos completamente distintos na Serie A, proporcionaram, ao fã do futebol italiano um duelo espetacular, com tudo a que se tem direito: teve gol, expulsões, pênalti perdido e zebra. Com o resultado, a equipe do sul da bota avançou para as semifinais da Coppa Italia e enfrentará Inter ou Fiorentina.

O jogo começou de forma alucinante. Logo aos 2 minutos, Insigne abriu o marcador com um golaço. O capitão napolitano invadiu a área pela esquerda, cortou Luiz Felipe e finalizou rasteiro, quase sem ângulo, no canto direito de Strakosha. Aos 8, pênalti para a Lazio: Hysaj errou o tempo de bola e acertou Caicedo. Immobile, artilheiro da Europa e dono de 100% de aproveito nas cobranças de pênalti nesta temporada, foi para a cobrança e escorregou. A bola saiu mascada, por cima do gol de Ospina.

O Napoli até parecia com sorte, mas aos 18 minutos, Hysaj recebeu o segundo cartão amarelo, após matar um contra-ataque biancoceleste, e foi expulso pelo juiz Davide Massa. E o árbitro italiano não estava economizando cartões: menos de 10 minutos depois, compensou e expulsou Lucas Leiva. O brasileiro fez uma falta duvidosa em Zielinski, exagerou na reclamação e foi expulso.

Os 45 minutos finais foram de muita pressão dos aquillotti. O time de Gattuso se defendia bem e mostrava muito entrega, algo que o treinador italiano cobrou do elenco no final de semana. Insigne vibrava e chamava a torcida em alguns momentos, sendo o capitão que o povo de Nápoles espera. Além de Lorenzo, Ospina foi outro grande nome do Napoli na partida. O goleiro colombiano foi extremamente exigido no segundo tempo e correspondeu com ótimas defesas, levando a equipe da casa para as semifinais. A Lazio ainda teria dois gols anulados e algumas bolas no travessão até Davide Massa apitar o fim da partida.

Deixe um comentário