Serie A

Favoritos pelo título encaram paradas duras na 2ª rodada do Italiano; confira a prévia

Após uma primeira rodada de alto nível, a Serie A chega a seu segundo final de semana com alguns jogaços. No sábado, a Inter – que teve férias esticadas por conta dos compromissos em 2019-20 – estreia com uma parada dura pela frente: a Fiorentina, que venceu o Torino na abertura do campeonato. No domingo, é a vez de a Juventus viajar para encarar a Roma, em pleno Olímpico.

Além dos dois grandes jogos, que têm destaque absoluto na rodada, devemos ter futebol de bom nível em Cagliari-Lazio, Napoli-Genoa, Torino-Atalanta e no clássico entre Bologna e Parma. Olho também nas estreias dos caçulas Benevento e Spezia, que podem atrapalhar os planos de Sampdoria e Sassuolo, respectivamente. Leia a prévia da jornada e aproveite para ver, no link abaixo, a programação de TV.

O jogão

Domingo, 27/9, 15h45

Roma x Juventus

A Roma começou o campeonato de maneira inédita: escalou Diawara de forma irregular e foi punida com a perda do ponto obtido em empate por 0 a 0 com o Bologna. Além disso, ficou perto de vender Dzeko para a Juventus, mas a hesitação de Milik (Napoli) em aceitar a oferta de substituir o capitão fez com que a Velha Senhora efetivasse o retorno de Morata e desistisse do bósnio. Com seu camisa 9 entre os titulares, então, o time de Fonseca tentará derrubar a equipe de Pirlo, que encantou ante a Sampdoria.

O treinador juventino deve mandar a campo o mesmo onze inicial que atropelou a Samp, e ainda conta com o retorno de Dybala, novamente em condições físicas, ao banco de reservas. Na Roma, a esperança de quebrar um tabu contra a Velha Senhora reside exatamente em Dzeko, que retoma seu lugar no comando de ataque – posto ocupado por Mkhitaryan contra o Verona. Desde 1995 a Loba não vence dois duelos seguidos contra a Juve. Por outro lado, a equipe de Turim não consegue triunfos consecutivos sobre os giallorossi no Olímpico desde 2011. A Roma também foi uma pedra no sapato dos bianconeri em 2015: na última vez em que os piemonteses não venceram seus dois primeiros compromissos no campeonato, os capitolinos os derrotaram na Cidade Eterna.

Prováveis escalações

Roma: Mirante; Mancini, Kumbulla, Ibañez; Karsdorp, Diawara, Veretout, Spinazzola; Pellegrini, Mkhitaryan; Dzeko.

Juventus: Szczesny; Danilo, Bonucci, Chiellini; Cuadrado, McKennie, Rabiot, Ramsey, Frabotta; Kulusevski, Ronaldo.

Fique de olho

A Inter de Lukaku e Lautaro estreia neste fim de semana, contra a Fiorentina (IPA)

Sábado, 26/9, 13h

Cagliari x Lazio

Em sua estreia na temporada, a Lazio terá pela frente um adversário qualificado, mas contra o qual costuma levar vantagem. A invencibilidade dos celestes sobre o Cagliari é de incríveis 12 jogos, com 10 vitórias – e a última derrota ocorreu em maio de 2013. Goleador da equipe e de toda a Europa, Immobile também costuma ter grandes atuações quando encara os sardos: contra os rossoblù, anotou o seu primeiro na Serie A e, em 10 confrontos, já guardou oito bolas na casinha. Ciro também vai bem em debutes, uma vez que marcou seis gols nas rodadas inaugurais dos sete últimos campeonatos.

Para tentar escalar essa montanha, o Cagliari conta com o comando de Di Francesco, velho rival da Lazio como jogador e técnico da Roma. Diante do Sassuolo, o treinador não conseguiu fazer o seu time ter a bola e propor jogo, como é característico de seu estilo. Ao contrário, os neroverdi fizeram com que os sardos terminassem a rodada com a menor posse média (apenas 32,4%) e como o time que mais sofreu chutes a gol (33). A tendência é que o goleiro Cragno e os volantes Nández, Marin e Rog tenham muito trabalho mais uma vez.

Sábado, 26/9, 15h45

Inter x Fiorentina

Também estreante no Italiano, a Inter enfrenta uma Fiorentina que se sagrou vitoriosa no último fim de semana, contra o Torino. Na temporada 2019-20, a Viola foi um dos três únicos adversários que os nerazzurri não conseguiram derrotar, embora a invencibilidade da Beneamata no confronto já dure três anos – a derrota mais recente ocorreu num pirotécnico 5 a 4, em 2017.

A Inter de Conte vem de sua mais prolífica temporada na história, com 113 gols marcados em todas as competições. Número que pode aumentar em 2020-21 graças a Vidal e de seu poder de infiltração nas zagas adversárias, como gosta o treinador. Com 28 tentos, o chileno – provável estreante do sábado – ainda é o jogador que marcou mais vezes sob o comando do apuliano em campeonatos nacionais. Em breve, será logicamente ultrapassado por Lukaku, autor de gols nas três últimas vezes em que atuou em rodadas inaugurais. Do outro lado, a Fiorentina tentará parar os nerazzurri com quatro ex (Duncan, Borja Valero, Biraghi e Kouamé) e com Bonaventura, que já foi carrasco interista em quatro ocasiões.

Demais partidas

Sábado, 26/9, 10h
Torino x Atalanta

Sábado, 26/9, 13h
Sampdoria x Benevento

Domingo, 27/9, 7h30
Spezia x Sassuolo

Domingo, 27/9, 10h
Napoli x Genoa
Udinese x Verona

Domingo, 27/9, 13h
Crotone x Milan

Segunda, 28/9, 15h45
Bologna x Parma

Deixe um comentário