Nesta quinta-feira, 25 de novembro, a Roma recebeu o Zorya Luhansk no estádio Olímpico e cumpriu o seu papel. Ao vencer os ucranianos de forma avassaladora, por 4 a 0, a Loba garantiu sua vaga no mata-mata da Liga Conferência. Por enquanto, a equipe capitolina ocupa a segunda posição do Grupo C, que a obrigaria a jogar os 16 avos de final contra um time proveniente da Europa League, mas ainda pode superar o Bodo/Glimt na última rodada e ir diretamente para as oitavas. Este, contudo, é um assunto para daqui a duas semanas. No momento, os giallorossi celebram as ótimas atuações de Zaniolo e Abraham.
Escalada por José Mourinho com um grande número de titulares, a Roma foi logo mostrando perigo aos 3 minutos, quando Zaniolo cruzou e Abraham desperdiçou ótima oportunidade de dentro da pequena área, ao finalizar por cima do gol. Aos 7, o Zorya teve a sua melhor oportunidade em toda a peleja. Cvek recebeu na entrada da área e chutou para uma boa defesa de Rui Patrício, que espalmou para escanteio.
O pequeno susto aplicado pelos ucranianos logo foi dissipado pela Roma, que mostrou maturidade para se impor perante um adversário bem menos qualificado. A Loba abriu o placar logo aos 15 minutos, em bom contra-ataque. El Shaarawy recebeu passe de Zaniolo e cruzou de três dedos para Pérez, que chegou finalizando sem oferecer chances de reação ao goleiro Matsapura, destaque do Zorya no Olímpico.
Dali em diante, a equipe da casa tomou conta da partida. Aos 24, Zaniolo recebeu pelo passe em profundidade de Karsdorp, mas finalizou para fora. Protagonista de ótima atuação, o camisa 22 ainda parou em boa defesa de Matsapura antes de ter sua insistência recompensada: Veretout roubou a bola no meio-campo, arrancou e tocou para Nicolò, que dominou e fuzilou as redes dos visitantes, ampliando o placar.
O time giallorosso comandava todas as ações e poderia ter feito o terceiro antes mesmo do intervalo. Aos 38 minutos, Pérez teve outra boa oportunidade ao cortar para dentro e arriscar da entrada da área, mas seu chute passou muito perto do gol. Pouco depois, o espanhol fez boa jogada e sofreu pênalti, mas Veretout bateu fraco e Matsapura defendeu.
Na segunda etapa, a Roma voltou com ritmo forte nos minutos iniciais, e logo aos 46, Zaniolo, fez lindo drible de corpo para cima do marcador e deixou Abraham na cara do gol: o inglês só escorou para ampliar para a Loba. Na sequência os dois protagonistas do terceiro tento arriscaram um chute cada e viram a bola passar perto da baliza adversária. No minuto 55, após rápida jogada, El Shaarawy ainda parou em Matsapura.
A Roma, que empilhava chances, decidiu diminuir o ritmo a partir desse momento da partida, já que a vitória estava garantida. Isso não significa que os comandados de José Mourinho tenham deixado de controlar a posse e, consequentemente, o Zorya – que não conseguia criar nenhuma chance. O técnico português passou a conceder minutos para peças que estavam no banco e, mesmo modificada, a equipe da casa marcou mais um. E o mais bonito do jogo: Abraham aproveitou sobra de chute de Mkhitaryan e emendou uma linda bicicleta para marcar o quarto da Loba. No finalzinho, Shomurodov ainda obrigou Matsapura a fazer boa defesa após cruzamento de Karsdorp.
Mesmo com o massacre, os comandados do Special One continuam na segunda colocação do Grupo C, com 10 pontos, já que o Bodo/Glimt venceu o CSKA Sofia por 2 a 0 e lidera a chave, com 11. No dia 9 de dezembro, a Roma visita os búlgaros na última rodada desta etapa da Liga Conferência e, além de terem de vencer, torcerão por um tropeço dos noruegueses, que viajam para enfrentar o Zorya na Ucrânia. É o único jeito de evitar um confronto com um time terceiro colocado na fase de grupos da Europa League e não precisar encarar os playoffs que antecedem as oitavas da competição.