Serie A

Repleta de indefinições devido à covid-19, Serie A volta com clássicos na 20ª rodada

Que tal 10 horas seguidas de futebol italiano? Se prepare, pois a Serie A será retomada neste ritmo: a 20ª rodada terá cinco faixas de horário e todas as suas partidas serão realizadas nesta quinta. Ou não, já que a covid-19, através da variante Ômicron tem provocado ondas de infecção na Europa e quatro jogos podem não ocorrer – estão em risco os confrontos entre Juventus e Napoli, Fiorentina e Udinese, Spezia e Verona e e Salernitana e Venezia. Ainda assim, pelejas importantes, como aquelas entre Milan e Roma e Bologna e Inter, movimentarão o Dia de Reis. Confira a prévia.

O jogão

Quinta, 6/1, 16h45

Juventus x Napoli

Assim como em 2020-21, um confronto entre Juventus e Napoli volta a chamar a atenção por conta da covid-19. Naquela ocasião, o duelo que ocorreria no início do primeiro turno da Serie A só foi recuperado após a 29ª rodada e terminou com vitória da equipe de Turim. Curiosamente, foi a única da Velha Senhora nos quatro últimos duelos contra os azzurri, que venceram três vezes – tantas quantas obtiveram nos 18 clássicos anteriores. Por outro lado, a gigante do Piemonte bateu os partenopei em nove das 10 vezes em que eles se enfrentaram no Allianz Stadium pelo campeonato.

Com covid-19, Spalletti tem uma quilométrica lista de desfalques, considerando jogadores contaminados, lesionados ou concentrados para a Copa Africana de Nações e, em meio a um série de quatro derrotas em sete jogos no Italiano, ainda vê Insigne negociar sua saída para o Toronto. A Juventus, também golpeada pelo coronavírus, terá baixas principalmente na retaguarda, o que pode comprometer a sua boa sequência defensiva: foram apenas dois gols sofridos nos oito últimos jogos, tendo passado incólume em seis deles. Por outro lado, Allegri celebra os retornos de Chiesa e Dybala.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Cuadrado, Rugani, De Ligt, Alex Sandro; Bentancur, Locatelli; Chiesa, Dybala, Bernardeschi; Morata.

Napoli: Ospina; Di Lorenzo, Rrahmani, Juan Jesus, Ghoulam; Demme, Lobotka; Politano, Zielinski, Insigne; Mertens.

Fique de olho

Quinta, 6/1, 8h30

Bologna x Inter

Nos anos 1960, Bologna e Inter fizeram disputa direta pelo título italiano. Atualmente, a situação dos bolonheses é mais modesta, mas o time treinado por Mihajlovic vive um bom momento e chega a brigar por vaga em competições europeias. Na teoria, será um adversário com potencial de incomodar a líder do campeonato, apesar da goleada por 6 a 1 que sofreu no jogo do primeiro turno e das ausências de Domínguez, Hickey e Barrow.

O histórico no confronto com o Bologna é favorável à Inter, que venceu o rival em seis dois últimos oito duelos e não foi derrotada no Renato Dall’Ara em nenhuma das suas últimas 15 visitas. São bons presságios para uma equipe que vem de seis vitórias sem ser vazada – aliás, se triunfar e não sofrer gol, a Beneamata igualará sua melhor sequência no quesito pela Serie A. Sem Dzeko, com covid-19, Simone Inzaghi escalará Sánchez no ataque, ao lado de Martínez, e terá Correa como opção. Çalhanoglu, suspenso, deve ser substituído por Vidal.

Após vitória rossonera no primeiro turno, o Milan de Ibrahimovic e Pioli e a Roma de Mourinho voltam a se enfrentar (AFP/Getty)

Quinta, 6/1, 14h30

Milan x Roma

Visando encostar na Inter, o Milan recebe uma Roma desejosa por se manter na zona europeia. Diferentemente de muitos outros times da Serie A, a covid-19 não é um problema para os treinadores nesta partida: embora os elencos tenham contaminados, nenhum deles é titular. Enquanto Mourinho tem desfalques que já tinha de lidar há longa data – como Spinazzola, cujo retorno está previsto para fevereiro –, Pioli terá pela frente a primeira de uma sequência de jogos sem Ballo-Touré, Kessié e Bennacer, que disputarão a Copa Africana de Nações.

A Roma é a equipe que o Milan mais vezes venceu na Serie A – o fez em 77 ocasiões. Nas últimas duas partidas, aliás, os rossoneri saíram vitoriosos, mas uma sequência de três triunfos seguidos sobre os giallorossi na competição não ocorre desde o distante 1996. A expectativa para Pioli e seus comandados é a de aproveitar o aproveitamento ruim dos romanistas como visitantes (são cinco derrotas em nove partidas fora de casa no certame) e fazer o carrasco da Loba se impor novamente sobre ela. Ibrahimovic já fez 11 gols sobre os capitolinos, que são suas vítimas favoritas na competição. Em quatro ocasiões, o sueco guardou uma doppietta sobre a adversária.

Demais partidas

Quinta, 6/1, 8h30
Sampdoria x Cagliari

Quinta, 6/1, 10h30
Lazio x Empoli
Spezia x Verona

Quinta, 6/12, 12h30
Atalanta x Torino
Sassuolo x Genoa

Quinta, 6/1, 14h30
Salernitana x Venezia

Quinta, 6/1, 16h45
Fiorentina x Udinese

Compartilhe!

Deixe um comentário