Extracampo

Narradores-torcedores criam tendência e fazem parte da cultura do futebol italiano

Quando o assunto é futebol, Brasil e Itália têm muitas semelhanças. O fanatismo das torcidas, os longos debates sobre arbitragem e os programas esportivos de TV são algumas das marcas características na rotina futebolística de ambos os países. Há, também, os “narradores-torcedores”. Se, no Brasil, inúmeros locutores ganharam status pela forma como relatavam a partida e torciam para seu time do peito, na Itália a história não é diferente.

Personagens essenciais durante a descrição de um jogo, os narradores-torcedores possuem grande fama na Bota por descreverem, com paixão efusiva, cada momento especial da equipe à qual torcem. “O jornalista-torcedor já se tornou uma constante no futebol italiano”, determina Fabiana Della Valle, jornalista da Gazzetta dello Sport, em conversa com a Calciopédia.

“São personagens que os torcedores se identificam com seu time de coração e transformaram o torcer em um trabalho. Exatamente o oposto do que acontece no jornalismo esportivo clássico, onde o repórter é, com razão, solicitado a ser equidistante e ‘esquecer’ o próprio time de coração”, complementa Fabiana, explicando a diferença entre um jornalista-torcedor e um jornalista esportivo “clássico”.

Tiziano Crudeli, milanista de carteirinha, talvez seja o narrador-torcedor mais conhecido entre os brasileiros; seus vídeos comemorando gols do Milan frequentemente viralizam nas redes sociais. Mas existem outros locutores-torcedores de destaque no Belpaese. “Eles são divertidos porque criaram um estilo, um modo diferente de assistir e contar os jogos”, afirma Fabiana.

Para você conhecer um pouco mais sobre os narradores-torcedores do futebol italiano, a Calciopédia produziu esta matéria, na qual contamos um pouco da história desses profissionais junto aos seus times do peito. Confira, abaixo, em ordem alfabética.

Inter

Representante interista no programa Diretta stadio… ed subito goal!, da emissora 7 Gold, Filippo Tramontana é uma das vozes mais conhecidas na Itália quando se trata do clube nerazzurro. Ele é formado em Ciência Políticas pela Universidade de Milão, mas logo descobriria que faria mais sucesso no jornalismo esportivo. Tornou-se o narrador e comentarista da Inter no Diretta stadio… ed subito goal! em 2007, quatro anos depois de sua primeira aparição na TV.

Desde então, Tramontana conquistou muitos fãs nerazzurri e se estabeleceu como um ótimo parceiro de bancada de Crudeli, o cronista e defensor do Milan no programa. Atualmente, Filippo também é diretor de comunicações do futebol feminino da Inter, editorialista do FcInterNews.it e colaborador dos sites calciomercato.com e linterista.it.

Outro narrador-torcedor que expressa todo seu amor pela Beneamata através de narrações inesquecíveis é Roberto Scarpini. Diretor da Inter TV, canal oficial da equipe nerazzurra, Scarpini possui um bordão de “gol” marcante. Todas vezes que a Inter balança as redes, ele solta um “é gol, é gol, é gol-é gol-é gol”. Nos tempos de Samuel Eto’o, um dos grandes destaques da Inter durante a mágica temporada 2009-10, Scarpini adaptou o bordão: em vez de “é gol”, ele gritava “Eto’o, Eto’o, Eto’o-Eto’o-Eto’o” quando o camaronês ia às redes (veja abaixo).

Por fim, há também Christian Recalcati, atualmente na Radio Nerazzurra. Ex-locutor de WWE para a Itália, ele passou a comentar os jogos da Inter para os canais de futebol da Mediaset Premium, em 2009. No mesmo ano, aproveitou a expansão da internet e criou um site destinado a informações da Beneamanta, o FcInter1908.it, do qual foi diretor até fevereiro de 2011.

Recalcati também chegou a ser editor-chefe da Inter TV. Quando inserimos seu nome na caixinha de pesquisar do YouTube, encontramos diversas narrações engraçadas dele. Por haver pegado uma década ruim da equipe milanesa (2011 a 2020), há muitas compilações do cronista revoltado com os gols que o time sofria e quase sempre dizendo “mas qual é, rapazes…” ou “não posso acreditar…”, como este abaixo.

Juventus

Muitos triunfos, empates e reveses da Juventus neste século foram descritos aos torcedores pela voz de Antonio Paolino. Desde o início de sua carreira, ele atuou em rádio, TV e jornal. Os trabalhos de mais prestígio são por Juventus Channel, Mediaset Premium, 7 Gold e Tuttosport. O principal bordão do jornalista é o “let’s gol” durante as narrações dos jogos da Juventus. Assim como Tramontana, ele também fez parte da bancada do já citado programa Diretta stadio… ed subito goal!, da 7 Gold. Hoje é diretor da Radio Bianconera.

Claudio Zuliani é outro narrador com forte apego à Juventus. Ele começou (advinha?) no Diretta stadio… ed è subito goal! e, depois, entre 2009 e 2016, se tornou o locutor designado às partidas da Vecchia Signora pelos canais de futebol da Mediaset Premium. Em parceria com Massimo Pavan, Zuliani possui dois livros publicados sobre a Juventus: “1-2-3 stella! Vincere è l’unica cosa che Conte!” (2012) e “Trentuno – Juve, storia di un tricolore” (2013).

Após deixar a Mediaset, o jornalista foi anunciado como diretor da Juventus TV, em junho de 2016. Ele retornou à sua primeira casa, a 7 Gold, para participar dos programas Diretta stadio… ed è subito goal! e Processo di 7 Gold. Uma de suas narrações mais icônicas ocorreu em fevereiro de 2016, quando Simone Zaza decidiu o clássico contra o Napoli, em Turim, pelo returno da Serie A 2015-16.

Lazio

Futebol, música, jornalismo. E Lazio. Assim podemos descrever Guido De Angelis, um cronista fanático pelo clube biancoceleste. Sua carreira está bastante atrelada às águias. Laziale desde garotinho, o garoto cresceu amando o clube. Encontrou no jornalismo uma forma de casar trabalho com seu time do coração.

Ele é editor e diretor da revista Lazialità – também foi o responsável por criar o site Lazialita.it, em 2008 –, apresentador de programa esportivo de rádio, foi narrador de jogos da Lazio pela Mediaset Premium entre 2007 e 2018… Enfim, uma infinidade de trabalhos envolvendo o clube romano.

Em dezembro de 2020, sua autobiografia foi lançada: C’era un ragazzo che come me… amava la Lazio e Long John. O título, obviamente, fazia referência a “C’era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones”, canção que ficou famosa na Itália nos anos 1960, cantada por Gianni Morandi, e que ganhou versões em português – “Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”, gravada pela banda Os Incríveis, em 1968, e pelos Engenheiros do Hawaii, em 1990. Long John é o apelido de Giorgio Chinaglia, grande artilheiro no primeiro scudetto do time capitolino, conquistado em 1974.

Abaixo, uma narração icônica de De Angelis num Derby della Capitale, no qual os biancocelesti conquistaram a vitória, de virada, no último minuto do duelo, graças ao gol de Miroslav Klose.

Milan

Mencionado no início desta matéria, Tiziano Crudeli é o maior expoente da safra de narradores-torcedores na Itália. Afinal, com suas clássicas comemorações, o “vovô rossonero”, de 78 anos, quebrou barreiras e conquistou a simpatia de torcedores e simpatizantes do Milan pelo mundo. No Brasil, por exemplo, ele virou uma espécie de “amuleto” em dia de jogos do Diavolo.

Crudeli, que chegou a jogar nas categorias de base do Milan quando mais jovem, alcançou maior destaque através do – claro – Diretta stadio… ed è subito goal!, programa do qual faz parte desde dezembro de 2006, junto a seu “amigo-inimigo” Elio Corno, comentarista e torcedor da Inter.

Crudeli é tão conhecido fora da Bota que, em 2011, chegou a ser protagonista de um comercial da agência de apostas inglesa Ladbrokes. Entre tantas comemorações épicas de Tiziano, selecionamos (veja abaixo) uma na qual ele quase quebra o cenário inteiro, após o zagueiro Thiago Silva salvar, nos acréscimos do segundo tempo, um empate em 2 a 2 para o Milan diante do Barcelona, no Camp Nou, pela fase de grupos da Liga dos Campeões de 2011-12. O vídeo tem mais de 1 milhão de visualizações no YouTube.

Embora não seja tão popular quanto Crudeli, Carlo Pellegatti também tem raízes bem rubro-negras. Milanista desde os 7 anos de idade, o jornalista ganhou maior fama como narrador dos jogos dos rossoneri no Milan Channel, antigo canal oficial do clube. Ele integrou a equipe da emissora nos primeiros anos da década de 2000, mas já narrava partidas do time milanês desde a temporada 1983-84.

Pellegatti foi o responsável por criar apelidos para vários jogadores: Tempesta Perfetta (Alessandro Nesta), Ringhio (Gennaro Gattuso), Effetto Serra (Clarence Seedorf), Smoking Bianco (Kaká), Kiss Kiss Bang Bang (Marco Borriello), entre outros. Em 2018, ele abandonou o microfone, depois de 35 anos, e criou um canal no YouTube, onde fala de qualquer assunto envolvendo o Milan.

Outra grande voz rossonera é Mauro Suma, atual narrador de jogos da Milan TV. A história de Suma com o canal oficial do Milan (antigo Milan Channel, hoje Milan TV) vem desde os anos 1990. Lá, exerceu diversos papéis: diretor, comentarista, coordenador editorial. O jornalista também trabalhou – e trabalha – em outros veículos, mas sempre falando sobre o Diavolo. Ele caiu tanto nas graças dos torcedores que até criaram um perfil no Twitter para divulgar momentos de “Mauro Suma fora do contexto”. Abaixo, uma narração marcante de Suma: a vitória por 3 a 0 sobre a Juventus, no Allianz Stadium, pela Serie A 2020-21.

Napoli

Os altos e baixos que o Napoli viveu desde a década de 1990 até hoje certamente foram relatados pela voz de Raffaele Auriemma. Formado em Direito, ele alcançaria notoriedade no jornalismo esportivo ao se tornar narrador de partidas da equipe partenopea. Tal qual vários locutores citados nesta matéria, Auriemma passou por muitos veículos (Radio Marte, Libero, Panorama, L’Europeo, Tuttosport, Mediaset Premium) e programas esportivos de notoriedade na  TV italiana (Tiki Taka, Centrocampo).

Seu Instagram, onde se define também como escritor, é quase inteiramente dedicado a postagens sobre o Napoli. A exemplo de Pellegatti, ele tem um canal no YouTube, no qual fala, evidentemente, do time napolitano. Inclusive, quando os azzurri bateram o Milan, por 1 a 0, em San Siro, pela 18ª rodada da Serie A 2021-22, ele provocou seu amigo rossonero Pellegatti. Veja, abaixo, um compilado das narrações do narrador-torcedor do Napoli.

Carlo Alvino também é um cronista apaixonado pelo Napoli. Ele entoa sua voz nos microfones da Sky Sport Italia e da Radio Kiss Kiss Napoli. Nascido em Fuorigrotta, distrito da região oeste de Nápoles, onde está localizado o estádio Diego Armando Maradona, é um verdadeiro napolitano. Deu o pontapé inicial no mundo jornalístico em 1984. Desde então, uniu duas paixões: narração e Napoli.

Em 2010, foi contratado pela Sky, onde realizou uma locução memorável durante um 3 a 0 do Napoli em cima da rival Juventus, em Nápoles, com direto a três gols de cabeça do artilheiro Edinson Cavani. Quando o uruguaio balançava as redes, Alvino vociferava a plenos pulmões: “Ieri, oggi e domani: segna sempre matador Cavani” (“Ontem, hoje e amanhã: marca sempre o matador Cavani”). A narração está logo abaixo.

Há outro narrador bem conhecido entre os partenopei. Trata-se de Carmine Martino. Jornalista da Mediaset e colaborador da Radio Kiss Kiss Napoli, opta por uma vida mais privada, de modo a não postar muitas coisas nas redes sociais – e quando o faz, é alguma publicação envolvendo o Napoli. Sua primeira narração data de 16 de setembro 1984, curiosamente a estreia de Diego Maradona com a camisa partenopea.

De suas centenas de locuções, separamos uma que fez qualquer napolitano se arrepiar, à época: a narração do gol de Amadou Diawara, no 2 a 1, de virada, sobre o Chievo, no estádio Diego Armando Maradona, pela 31ª rodada da Serie A 2017-18, mantendo vivo o sonho do scudetto, que, porém, viria a ser conquistado pela Juve.

Roma

“A Roma perde a sua voz simbólica, os seus gritos e suas emoções, Carlo Zampa, ‘A Voz de Roma’ assim apelidado pelos fãs leais, não poderá mais comentar os jogos da Roma”. Foi assim que a Gazzetta dello Sport noticiou a aposentadoria de Carlo Zampa, narrador-torcedor da Roma, em 19 de agosto de 2018, após mais de 35 anos de carreira pintada de giallorosso.

Zampa, que também foi speaker (locutor do estádio e, portanto, responsável por animar a torcida, sobretudo quando o time da casa marca gol) do time da capital, foi o responsável por criar alcunhas para jogadores giallorossi: Il Re Leone (Gabriel Batistuta), Puma (Emerson), Il Pendolino (Cafu), The Wall (Walter Samuel), entre outros.

O melhor momento de sua carreira é, claro, o scudetto de 2001. “A recordação mais bonita de todas é o scudetto. Nada conseguirá superar aquelas emoções. Eu as vivi como cronista, speaker e torcedor da Roma. Não poderia pedir algo melhor”, contou, à Gazzetta, em 2018. Aqui é possível ouvir a narração de todos os gols da Roma na Serie A 2000-01 na voz incomparável de Zampa.

Abaixo, uma locução marcante do jornalista durante um Derby della Capitale, com Francesco Totti marcando uma doppietta para evitar a derrota dos lupi – o famoso dérbi no qual o ídolo romanista tirou uma selfie após anotar o segundo gol.

Por fim, vale conhecer os rostos que “se escondem” atrás das vozes dos narradores. Confira na galeria.

Compartilhe!

Deixe um comentário