Nesta quinta-feira, 3 de novembro, Roma e Lazio entraram em campo para jogos válidos pela última rodada da fase de grupos da Liga Europa. Ambas as equipes da capital dependiam apenas de si mesmas para se classificarem à próxima etapa da competição. A Loba viveu um drama, mas sua história terminou com final feliz, enquanto os biancocelesti não podem dizer o mesmo. Confira como foram as partidas.
Roma 3-1 Lugodorets
Diante de quase 61 mil torcedores, o time comandado por José Mourinho não decepcionou o Olímpico. Apesar das fortes emoções, a Roma venceu o Ludogorets de virada e se classificou para a próxima fase da Liga Europa graças a um show de Zaniolo, que entrou no segundo tempo, e uma doppietta de Pellegrini, impecável a partir da marca da cal.
O primeiro tempo foi quase todo da Roma. Aos 16 minutos, El Shaarawy cruzou e Ibañez, de cabeça, por pouco não abriu o placar. Em seguida, Matic arriscou de média distância e o goleiro Padt encaixou. O capitão Pellegrini ainda tentou duas finalizações de fora da área, mas não teve sucesso.
O Ludogorets só foi causar o seu maior susto aos 37 minutos, quando Tekpetey arrancou e arriscou de fora da área, fazendo a bola passar muito perto do gol. A oportunidade animou os búlgaros, que levaram perigo com o brasileiro Cauly e, aos 42, abriram o placar com um compatriota: Rick, que engrenou uma corrida em alta velocidade e anotou com uma bomba de média distância, sem chances para Rui Patrício.
Mourinho voltou do intervalo com três substituições que mudaram a cara do jogo: Volpato, Cristante e Zaniolo nas vagas de Camara, Karsdorp e Belotti. Com apenas 10 minutos de bola rolando, Ibañez cruzou, Abraham ajeitou de peito e Zaniolo sofreu penalidade. Pellegrini cobrou bem e deixou tudo igual. O próprio camisa 22 viria a receber em profundidade e ser derrubado novamente na área, com um tranco de Verdon. O capitão romanista voltou à marca do pênalti e converteu outra vez, virando o jogo.
Após a virada giallorossa, os times trocaram chances. Até que, aos 77 minutos, a Roma levou um grande susto. Aproveitando sobra de bola, Nonato, que já havia balançado as redes no jogo de ida, marcou o gol que seria de empate. No entanto, o VAR recomendou revisão do lance por falta de Rick em Ibañez e o tento foi anulado. Já na reta final da partida, Zaniolo arrancou do meio-campo, passou por três adversários e tocou sutilmente para fechar o placar – o caixão do Ludogorets foi lacrado pouco depois, com a expulsão do zagueiro Verdon. Com o resultado e o segundo lugar garantido no Grupo C, atrás do Betis, a Loba jogará a fase de 16 avos de final da Liga Europa com um rival proveniente da Champions League.
Feyenoord 1-0 Lazio
A Lazio foi até a Holanda visitar o Feyenoord e necessitava apenas de um empate para seguir adiante na Europa League. Porém, a equipe de Maurizio Sarri perdeu e terminou na terceira posição do acirradíssimo Grupo F: todos os times concluíram esta fase da competição empatados em 8 pontos. Enquanto os holandeses e os dinamarqueses do Midtjylland avançaram, os laziali foram relegados para a Conference League devido ao saldo de gols. O Sturm Graz acabou eliminado.
O jogo mal havia começado no De Kuip e Felipe Anderson, após passe de Basic, chutou no ângulo, para a defesa de Bijlow. Pouco depois, os papéis se inverteram e foi o croata que arriscou de fora da área, mas sem sucesso. Aos 21 minutos, o brasileiro voltou a ser garçom e Cancellieri acabou finalizando para fora.
Após algumas chances trocadas na segunda metade da primeira etapa, o jogo foi para o intervalo sem gols. O Feyenoord acabou voltando melhor do descanso e Igor Paixão assustou Provedel. E a recompensa pela pressão veio aos 64 minutos: após lançamento entre Marusic e Patric, Giménez se aproveitou de um pastelão protagonizado pelos defensores e pelo arqueiro para sair trombando e marcar.
Sete minutos depois, Kökçü chutou de fora da área e acertou em cheio a trave. O Feyenoord ainda levou perigo com Hancko, de cabeça, enquanto a Lazio não conseguia reagir e ser efetiva nos momentos finais e pagou o preço por isso. Já nos descontos, a equipe de Sarri ainda viu o argentino Romero ser expulso, após receber segundo cartão amarelo. A partir de fevereiro, os celestes terão de se contentar com a Liga Conferência.