Finalmente a Serie A está de volta! Após o retorno de algumas das principais ligas da Europa, nesta quarta, 4 de janeiro, será a vez de o Campeonato Italiano retomar suas atividades após a pausa para a Copa do Mundo, vencida por Di María, Paredes, Dybala e Martínez, que atuam por clubes da competição. A 16ª rodada será disputada inteiramente na quarta-feira, com jogos a partir das 8h30, no horário de Brasília. Entre as pelejas da semana, o destaque fica por conta do duelo entre Inter e Napoli.
Durante a pausa aconteceu de tudo. Por exemplo, enquanto a Juventus viu todo seu conselho administrativo pedir demissão, a Salernitana se reforçou com o goleiro Ochoa – que passaremos a ver toda semana, e não mais de quatro em quatro anos – e Caputo retornou ao Empoli, onde já foi artilheiro. Nos amistosos para manutenção do condicionamento físico, a Velha Senhora e a Inter não sofreram nenhuma derrota, ao passo que o Milan perdeu três de seus quatro compromissos. Por fim, mas não menos importante, infelizmente o esporte teve grandes perdas, como a de Sinisa Mihajlovic e a de Mario Sconcerti, renomado jornalista e ex-dirigente da Fiorentina. Ambos devem receber homenagens, tal qual Pelé, o Rei do Futebol.
Pela segunda vez na história a Serie A será retomada após um longo intervalo no meio de uma temporada: se, entre 2022 e 2023, o campeonato ficou parado por quase dois meses em virtude da Copa do Mundo, em 2020 a interrupção, por causa da pandemia de covid-19, ultrapassou os 100 dias. Essa situação insólita pode provocar reviravoltas na tabela e será interessante observar como os times se comportarão no retorno, que certamente será um momento-chave na campanha de todos eles. Os competidores precisarão voltar rapidamente ao ritmo normal de jogo e evitar passos em falso, que poderão custar caro para a obtenção de seus objetivos. Confira a prévia da rodada.
O jogão
Quarta, 4/1, 16h45
Inter x Napoli
O Napoli está invicto, tem uma sequência de 11 vitórias e conserva oito pontos de vantagem sobre o Milan, segundo colocado, mas já voltará encarando uma pedreira: a Inter de Simone Inzaghi. Só que, até agora, o retrospecto da Beneamata contra os times da parte alta da Serie A é bastante ruim, visto que perdeu para Juventus, Milan, Roma, Lazio e Udinese. Os nerazzurri esperam deixar isso para trás após o triunfo sobre a Atalanta, na última rodada, e têm a chance de demonstrarem sua força contra o líder da competição.
Inter e Napoli costumam jogar em ritmos diferentes: a equipe nerazzurra é a que mais fez gols durante os primeiros 15 minutos de jogo (seis ao todo), enquanto o time partenopeo foi o que anotou mais vezes no último sextante das partidas (10). Na atual edição da Serie A, a Beneamata ainda não empatou nenhum compromisso e tem em seu retrospecto 10 vitórias e cinco derrotas, sendo que apenas um de seus tropeços ocorreu dentro de casa, contra a Roma. A formação napolitana, porém, é a melhor visitante, sendo a única participante do campeonato ainda invicta longe de seus domínios.
Prováveis escalações
Inter: Onana; Skriniar, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Mkhitaryan, Çalhanoglu, Dimarco; Dzeko, Lukaku.
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Kim, Juan Jesus, Mário Rui; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Politano, Osimhen, Kvaratskhelia.
Fique de olho
Quarta, 4/1, 8h30
Salernitana x Milan
Ocupando a confortável 12ª posição, a Salernitana parece capaz de se manter bem distante da zona de rebaixamento. No entanto, a equipe campana vem de três jogos sem vitórias e, no intuito de voltar a conquistar os três pontos, irá receber o Milan com uma novidade em campo: o goleiro Ochoa. Contando com certo protagonismo no mercado de transferências desde a contratação de jogadores como Ribéry e Éderson, na temporada passada, em 2022-23 a agremiação grená fechou com o mexicano, em fim de vínculo com o América, e estaria interessada no meia Isco, que está sem clube após rescindir com o Sevilla.
Pela Serie A, Salernitana e Milan se enfrentaram apenas seis vezes e a equipe de Salerno só se sagrou vencedora numa oportunidade, em 1948. Para bater a adversária sulista, o Diavolo precisará se impor e jogar melhor do que nos amistosos que realizou durante a pausa, nos quais somou derrotas para Arsenal, Liverpool e PSV Eindhoven. A formação rossonera venceu seis de seus últimos oito confrontos no Italiano, porém as duas partidas que não acabaram em triunfos foram justamente as duas mais recentes fora de casa – queda para o Torino e empate com a Cremonese.
Quarta, 4/1, 14h30
Cremonese x Juventus
Dentre as equipes da Serie A, a Juventus foi provavelmente a que viveu mais intensamente a pausa para a Copa do Mundo. Afinal, na noite do dia 28 de novembro, viu todos os membros de seu conselho de administração, dentre eles o presidente Andrea Agnelli, pedirem demissão – principalmente por causa das investigações por fraude em transferências de jogadores, que têm a Velha Senhora como foco. Já sob nova gestão, o técnico Massimiliano Allegri tem a missão de manter a serenidade do elenco e dar sequência ao bom momento em campo: em crescente, a Velha Senhora soma seis vitórias consecutivas pelo campeonato e ocupa o terceiro lugar na tabela.
Já a Cremonese é a única equipe da Serie A que ainda não conquistou uma vitória. Com sete empates e oito derrotas, apesar de algumas boas atuações, a formação grigiorossa tentará se livrar do jejum em grande estilo, contra a maior campeã da competição. A tarefa não vai ser fácil: nas 14 ocasiões em que encontrou a Juventus no torneio, jamais venceu. Também será difícil passar pela defesa da Velha Senhora, que é a melhor do campeonato, com apenas sete gols sofridos. A última vez que foi vazada foi há seis jogos, em seu tropeço mais recente, para o Milan.
Demais jogos
Quarta, 4/1, 8h30
Sassuolo x Sampdoria
Quarta, 4/1, 10h30
Spezia x Atalanta
Torino x Verona
Quarta, 4/1, 12h30
Lecce x Lazio
Roma x Bologna
Quarta, 4/1, 14h30
Fiorentina x Monza
Quarta, 4/1, 16h45
Udinese x Empoli


